O piloto Helton Luis Casa com a sua GOPRO presa na cabeça gravou em vídeo as duas baterias da Copa Joinville, realizada em 14/02, e da 1ª etapa do Campeonato Paranaense 1/8 GT realizado em 06/03, na pista da CAAR.
Peguem a pipoca, assistam aos vídeos e divirtam-se com os pegas das provas!
O domingo estava agradável com sol e calor. Na pista da CAAR cinco pilotos da GT e onze pilotos da 1/10 nitro, sendo três pilotos e seus mecânicos da vizinha cidade de Joinville - SC.
1/8 GT
As atividades começaram cedo e as onze horas foi realizada a tomada de tempo com quatro pilotos, visto que Marcos Silva não conseguiu participar da tomada de tempo. A boa nova para a categoria foi a volta do piloto Djalma Mendes que ficou afastado das pistas quase 2015 inteiro. Após cinco minutos de prova o piloto Roberto de Oliveira ficou com a pole, seguido de Helton Luiz Casa e o reestreante Djalma Mendes.
Na primeira bateria já deu para perceber que a disputa seria ferrenha entre Marcos Silva, Synnuhê Ramos e Roberto de Oliveira. Marcos assumiu a liderança já na primeira volta, seguido de Djalma, Synnuhê, Roberto e Helton. Synnuhê com o carro bem acertado e muito rápido na pilotagem perseguiu Marcos até conseguir ultrapassa-lo e assumir a ponta na volta 11. Mas não durou muito pois na volta 24 foi obrigado a parar no box e Roberto Oliveira assumiu a ponta seguido de Marcos Silva. Com uma pilotagem segura e com poucos erros Roberto não largou mais a ponta e resistiu bravamente aos ataques do Synnuhê. A bateria acabou com Roberto em primeiro, Synnuhê em segundo e Helton, correndo por fora, em terceiro.
Na segunda bateria Roberto manteve a primeira posição seguido de Helton, Marcos, Djalma e Synnuhê. Synnuhê na sexta volta já estava em segundo e nos proporcionou momentos de pura adrenalina na disputa com Roberto. Era patente o melhor desempenho do carro do Synnuhê mas ultrapassar o Roberto não foi fácil, pois ele defendia muito bem as curvas. Mas, água mole em pedra dura tanto bate que até fura, na volta 17 Roberto é ultrapassado e Synnuhê assume a ponta. Esta liderança termina na volta 68 quando é obrigado a entrar no box para reparos e Roberto assume novamente a ponta e não a larga até o final. Marcos Silva é um piloto rápido mas o equipamento não tem ajudado e Djalma Mendes também penou com seu carro na reestreia. Com os problemas do Synnuhê quem se deu bem foi o Helton que chegou em segundo na bateria.
Apurados os resultados individuais a classificação da etapa ficou assim:
E o Campeonato 1/8 GT está assim:
Parabéns ao Roberto pela conquista desta primeira etapa e esperamos que na próxima etapa já tenhamos o retorno do Dalcol, Luke e que venha o pessoal de Joinville!
Este ano o calendário está interessante com provas na CAAR e Thalia e também com a realização de uma Copa Paraná-Santa Catarina, com uma etapa na CAAR e outra em Joinville na pista da AJARC.
1/10 Nitro
A primeira etapa contou com a presença excepcional de 11 pilotos, sendo três deles da cidade de Joinville, sem computarmos o piloto Emir Melhem que voltou a residir em Curitiba.
Na tomada de tempo de 10 minutos a pole ficou com Otávio Langowski, seguido de Edson Lima e Rodrigo Veiga. Lembramos que o critério na 1/10 é a volta mais rápida e não a quantidade de voltas nos 10 minutos.
Na primeira bateria Otavio Langowski largou na frente seguido por Edson Lima, Marcio Cichela e Rodrigo Veiga. Edson Lima perseguiu Otávio até a volta 22 quando assumiu a ponta e não largou mais. A disputa com Otávio permaneceu até a volta 42 quando com problemas no carro Otávio ficou 10 voltas no box e perdeu a segunda posição para Marcio Cichela. Ao término dos 25 minutos Edson Lima estava 4 voltas a frente de Cichela e a 7 voltas do Rodrigo Veiga. A bateria terminou assim:
Na segunda bateria, a partir da volta 9, o duelo entre Edson Lima e Otávio Langowski se restabeleceu com Edson em primeiro e Otávio em segundo. E repetindo a primeira bateria, mas invertendo a posição, na volta 33 Otávio ultrapassa Edson e assume a ponta e a mantendo até o final. Edson Lima perseguiu Otávio e garantiu o segundo lugar, provavelmente como uma decisão estratégica, pois com a vitória na primeira bateria e a sexta colocação do Otávio, ele só não poderia perder a segunda posição para garantir o troféu da primeira etapa do campeonato. A segunda bateria terminou assim:
Computados os resultados das duas baterias a 1ª etapa do campeonato ficou assim:
E o campeonato da 1/10 está assim:
Parabéns ao Edson Lima por esta vitória na 1ª etapa e a todos os participantes, tanto da GT como da 1/10, que abrilhantaram este evento da CAAR.
O piloto Helton Luiz Casa fez um vídeo da segunda bateria da GT onde dá para acompanhar todas as belas disputas entre os líderes da etapa. Assistam
FOTOS
Piloto Helton Luiz Casa
Pilotos Helton e Diogo Maia
Mecânico Maurício Arruda Jr e o piloto Rodrigo Veiga da 1/10
Kenedi Quequi em selfie
Piloto Djalma Mendes
Luiz e Marcos Silva da Alpha RC e Helton
Maurício Arruda Jr e o seu piloto Synnuhê Ramos
Synnuhê Ramos recebe o troféu de terceiro colocado na GT
Helton Luiz Casa recebe o troféu de segundo colocado na GT
Roberto de Oliveira recebe o troféu de campeão da etapa na GT
Synnuhê Ramos recebe o troféu pela volta mais rápida na GT
O pódio da GT
Otávio Langowski recebe o troféu de terceiro colocado na 1/10
Marcio Cichella recebe o troféu de segundo colocado na 1/10
Edson Lima recebe o troféu de campeão da etapa na 1/10
Edson Lima recebe o troféu pela volta mais rápida na 1/10
O pódio da 1/10
Fotos de Chico Lima, Luiz Gustavo, Helton Luis Casa e Kenedi Quequi.