quarta-feira, 27 de julho de 2016

A 4ª etapa foi realizada! Frio, neblina e depois o sol apareceu, mas só conseguimos realizar uma bateria da GT! Queda de energia!






















O dia começou frio, 8ºC, e uma neblina forte que impedia a visualização da pista e muitos pilotos afirmando que "não tinha teto para pilotar", mas nos boxes a energia era total!

A 4ª etapa do Paranaense 1/8 GT contou com um grid recorde nos últimos dois anos - 12 pilotos, sendo 10 do Paraná e dois abnegados pilotos de Chapecó - SC e vizinhança que viajaram mais de 600 quilômetros para participar desta etapa.  Os heróis foram Ângelo Carlos Strassburger e Edson Jordani que vieram acompanhados de suas companheiras e mecânicas.  O grid e o congraçamento nos lembraram dos anos de ouro de 2011, 2012 e 2013 com uma média de 8 pilotos por etapa e disputas sempre acirradas.

Nesta etapa tivemos algumas estreias como Maurício Arruda Jr, Rafael Careca, Cláudio (me falta o sobrenome) e Edson Jordani.

Na 1/10 GP tivemos oito pilotos inscritos e sete para correr - o piloto Chico Lima pagou a inscrição mas não compareceu e esta etapa vale para descarte no caso dele.

1/8 GT

Depois que tivemos teto para pilotar e a pista secou, lá pelas 11:30 horas, foi realizada a tomada de tempo de cinco minutos com um novo método de largada: os carros foram liberados para o aquecimento e após os 3 minutos iniciou-se a tomada de tempo, sem que os carros retornassem aos boxes e fossem chamados para iniciar a tomada de tempo.  O grid para a primeira bateria ficou assim:

Pole position     -     Helton Luiz Casa


























Após o almoço foi dada a largada da primeira bateria as 13:45 horas, sol e temperatura agradável para um grid cheio com 12 carros.  Largada limpa e sem problemas e o que vimos na pista foi uma disputa parelha entre os quatro primeiros colocados - Roberto Oliveira, Maurício Arruda Jr, Helton Luiz Casa e Rafael Careca.  Roberto Oliveira terminou a prova com uma volta a mais do que os demais, graças a dois fatores: uma pilotagem sem erros (como os demais) e um motor econômico que lhe permitiu fazer apenas duas paradas para abastecimento enquanto os demais fizeram três paradas.

Muito boa a estreia de Maurício Arruda Jr que levou o troféu da volta mais rápida, na classificatória, abaixo dos 20s, e o troféu de segundo colocado na etapa.  Rafael Careca, outro estreante, mostrou que tem bala na agulha e disputou um lugar no pódio até o final, terminando na mesma volta que o terceiro e segundo colocados.  Djalma Mendes fez uma boa corrida, acabando em quinto lugar, com uma pane seca a menos de dois minutos do final da prova.  Estava fazendo box para o Djalma e o chamei para um "splash and go" faltando quatro minutos para o final da prova e o tanque já tinha sete minutos de corrida, ele não ouviu e com o tanque já com oito minutos e ciente disso, decidiu seguir até o final.  A decisão foi arriscada mas não o prejudicou no resultado final, pois não alcançaria o quarto colocado ou perderia a quinta colocação.

Esta etapa é para ser esquecida pelos pilotos Luckyan Quintino, Synnuhê Ramos e Marcos Silva que, com problemas nos carros, terminaram nas últimas posições.

A segunda bateria não chegou a ser realizada devido a um curto-circuito nas instalações da Fazenda Thalia, ocorrido no início do aquecimento para a primeira bateria da 1/10 GP.  O diretor de prova aguardou o tempo previsto no regulamento e como a energia não voltou declarou encerrada a etapa.

A classificação da etapa da 1/8 GT ficou assim:

  
O Campeonato Paranaense 1/8 GT ficou assim:





















1/10 GP

A etapa da 1/10 contou com oito pilotos inscritos e sete competindo.  Na tomada de tempo de 10 minutos, valia a melhor volta e não a maior quantidade de voltas como na GT e neste quesito saiu-se vencedor o piloto Márcio Cichella com 18,724, seguido de Otávio Langowski com 18,907 e Edson Lima com 19,147.

Com a queda da energia na Thalia não foi possível a realização de nenhuma bateria e com o encerramento da etapa pelo diretor de prova ficou valendo as posições dos pilotos na tomada de tempo.

O único incidente e curioso, foi a desclassificação do piloto André Franchi por problemas na bolha, o que o deixou na oitava posição, abaixo do piloto Chico Lima que só pagou a inscrição e não compareceu.

A classificação da etapa ficou assim:

 O Campeonato Paranaense 1/10 GP ficou assim:





















Para quem quiser saber os tempos da classificação veja abaixo:







































FOTOS




























Alexandre Quintino desolado tentando acertar o carro do piloto Luckyan Quintino


































O pódio da GT!

O pódio da 1/10 GP!























Fotos de Helton Luiz Casa e Kenedi Quequi.

Será que São Pedro irá ajudar? Neste domingo, 31/07, a 4ª etapa do Campeonato Paranaense 1/8 GT e 1/10 GP na pista da Fazenda Thalia.















Neste domingo, 31/07, teremos a realização da 4ª etapa do Paranaense 1/8 GT e de 1/10 GP na pista da Fazenda Thalia, uma das melhores pistas do Brasil para a categoria GT!

Esperamos que São Pedro ajude e não de o ar de sua presença neste domingo, pois já estamos no meio do ano e só conseguimos realizar uma etapa dos campeonatos da classe combustão.

Devemos ter um grid de pelo menos sete GT's competindo e são esperados outro tanto da 1/10 GP.

Preparem seus carros e vamos à luta!

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Vídeo da final do Brasileiro 1/8 GT 2016!

Vídeo gravado pelo Marcos Daher do blog DFBolhas.  Assistam mais vídeos das corridas de Brasília no canal do Marcos Daher no Youtube.

Assistam ao vídeo:



sexta-feira, 15 de julho de 2016

Brasileiro GT: Assistam em 1ª pessoa o drama do piloto Helton Luiz Casa para se manter na pista na final do Brasileiro GT!

Não tem um único piloto que não tenha passado pelo mesmo drama que nosso companheiro e cinegrafista Helton Luiz Casa, na final do Brasileiro GT em Brasília.  Mas graças a filmagem feita pelo próprio Helton, podemos assistir em 1ª pessoa ao que aconteceu e sentir o nervosismo que toma conta dos pilotos no giral.

Helton descreve o que aconteceu: "Me qualifico na sétima posição para final, carro verde, numeral 7, na primeira volta, curva 2 levo batida traseira/esquerda e na sequencia mais uma vez na curva 4, forçando e trincando a bandeja dianteira direita que por sua vez solta parafuso e entra em contato com parte interna do aro da roda impedindo que sistema de direção trabalhasse direito e assim tirando qualquer chance minha de brigar por uma posição melhor na final. Por fim retorno a pista, onde problema volta a ocorrer até aplicarmos cola e eu levo carro até final esperando a quebra de outro participante para me posicionar melhor, resultado fico na 9ª posição.".

Assistam ao vídeo do Helton:

terça-feira, 12 de julho de 2016

A 1/8 GT cresce no Brasil! É a categoria mais disputada do Campeonato Brasileiro GP de 2016!

Os 12 pilotos GT finalistas da 2ª etapa do Brasileiro GP


























Foi realizado no final de semana de 2 e 3 de julho na pista do Centro de Modelismo L2 Sul Speedway, em Brasília, a segunda etapa do Campeonato Brasileiro GP nas categorias 1/10, 1/8 e GT.

Os pilotos GT inscritos superaram em número os pilotos das demais categorias - foram 17 pilotos na GT, 9 na 1/10 light, 8 na 1/10 pró e 7 pilotos na 1/8 Pró. Os representantes de Curitiba foram Marcos Silva, Helton Luiz Casa e Roberto Oliveira, todos classificados para a final.

Na final observou-se o domínio dos quatro primeiros colocados que trocaram de posição algumas vezes no decorrer da prova.  A partir da terceira volta Felipe Chaud assumiu a ponta seguido de Giancarlo Tudisco e Igor Areal; em quarto aparecia Marcos Silva e em quinto, Roberto Oliveira. Felipe Chaud e Giancarlo Tudisco alternaram-se na ponta com predominância para Felipe e Igor e Marcos Silva também duelaram pelo pódio e Igor saiu vencedor.

Ao fim dos 40 minutos de prova a segunda etapa do Brasileiro GP, na categoria GT, terminou com Felipe Chaud campeão, Giancarlo Tudisco em segundo lugar e Igor Areal em terceiro.  Nossos companheiros tiveram uma ótima participação com Marcos Silva terminando em quarto lugar, Roberto Oliveira em quinto e Helton Luiz Casa, que por problemas mecânicos não conseguiu terminar a prova, ficou em nono lugar.

Quero ressaltar também a participação de nosso amigo de Joinville - SC, Renato Amaral, na categoria 1/10 Light conseguindo um ótimo quinto lugar nesta etapa o que lhe garantiu a terceira colocação no geral do campeonato em sua categoria.

Para a terceira etapa do Brasileiro GP, a ser realizada em outubro no Miniautódromo Zeca Elias em Americana - SP, já temos 20 pilotos inscritos na categoria GT e teremos também Synnuhê Ramos participando juntamente com Marcos Silva, Roberto Oliveira e Helton Luiz Casa.

A classificação do Brasileiro GP - Categoria GT está assim:

FOTOS:


Os pilotos Marcos Silva, "O" mecânico Carlos Dalcol e Helton Luiz Casa


O piloto 1/10 Renato Amaral e sua companheira e mecânica
O piloto Roberto Oliveira e seu mecânico Kenedi Quequi
O pessoal do Paraná - Roberto Oliveira, Carlos Dalcol, Helton Luiz Casa, Marcos Silva e Kenedi Quequi

                                         Igor Areal recebe o troféu pelo terceiro lugar                                                                                                                                                                  
                                   Giancarlo Tudisco recebe o troféu pelo segundo lugar                                                                                                                                                                            
                                    Felipe Chaud recebe o troféu de Campeão da etapa                                                                              



                                                               O pódio da GT!
























                      
Fotos de Marcos Daher (dfbolhas.blogspot.com) e Kenedi Quequi