No último domingo, 18/02, tivemos a realização da 1ª etapa da Nitro Cup, evento conjunto da AJARC e CAAR, na pista da Fazenda Thalia. Como este verão está muito chuvoso, a prova da 1/10 GP teve apenas cinco pilotos inscritos e a surpresa foi a presença de nove pilotos na 1/8 Pró. A direção de prova ficou a cargo do Gabriel Brito, automodelista de longa data e Campeão Brasileiro, e a cronometragem com o trabalho sempre competente do Anderson Nicoforenko.
1/10 GP
A tomada de tempo de 10 minutos iniciou por volta das 10:50 horas com os pilotos largando dos boxes para tentar a melhor volta. Na 1/10 GP o que vale é a melhor volta e não o maior número de voltas nos dez minutos de duração da tomada de tempo. Quanto melhor o piloto menos voltas ele terá que dar na tomada. Com isso o grid de largada ficou assim: Rafael Careca na pole, Fernando Almeida em segundo, Otávio Langowski em terceiro, Chico Lima em quarto e Renato Amaral em quinto.
Por decisão da direção de prova a corrida foi reiniciada tão logo a pista apresentou condições e o tempo decorrido até a interrupção foi computado. Assim os carros largaram dos boxes por chamada nominal para completarem os 25 minutos da bateria. Rafael Careca manteve a primeira posição até a volta 15 quando por problemas foi obrigado a abandonar a prova. Em segundo vinha Fernando Almeida que também teve problemas nesta volta e caiu para a quarta posição. Chico Lima que largou em quarto e estava em terceiro, graças a um "enrosco" (normal de corrida) do Otávio Langowski e Renato Amaral assumiu a ponta e não largou mais. Daí para a frente assistimos a uma perseguição implacável do Otávio Langowski ao Chico Lima, que soube manter a calma e não errar. Otávio, muito rápido, chegava perto mas pilotando no limite os erros são inevitáveis e era obrigado a começar tudo de novo. A vitória do Chico Lima foi graças a uma pilotagem segura, sem erros pois não tinha o carro mais rápido, e a uma estratégia de box que fez com que sua última entrada fosse a cinco minutos do final e todos os outros pilotos tiveram que fazer um splash and go com poucos minutos do fim. Parabéns ao Chico Lima, Otávio Langowski e Renato Amaral por esta bela prova.
Não tivemos a realização da segunda bateria pois a chuva apertou e assim o resultado desta bateria ficou valendo como resultado da etapa com Chico Lima como vencedor, Otávio Langowski em segundo e Renato Amaral em terceiro.
1/8 Pró
Dez pilotos inscritos, nove disputando a primeira etapa, formam um grid respeitável em qualquer canto do país para a categoria Fórmula 1 do automodelismo.
A tomada de tempo de quatro minutos e maior número de voltas para determinar o grid de largada foi disputada duas vezes, pois na primeira disputa o sensor do Gilney Kiddy não marcou e por decisão conjunta foi disputada novamente. Após terminada a tomada de tempo William Capitelli ficou com a pole, seguido de Diogo Silva e Gilney Kiddy.
A partir daí Kiddy começou a recuperação e na volta 47 assumiu a terceira posição que era do Helton. Na volta 57 o Rafael Careca com problemas foi para o box, Diogo herda a ponta seguido de Kiddy e Helton. Este posicionamento segue até a volta 111 quando Kiddy ultrapassa Diogo, reassumindo a ponta e não largando mais, apesar da perseguição ferrenha do Diogo Silva que vendeu caro a posição. A prova terminou assim:
Segundo Flávio Salinet, no site fsmodelsportmz.com, "na 1/8 existe a possibilidade de termos um grid de até 12 ou 13 pilotos, se todos que possuem o chassis desta escala, participarem das próximas etapas. A princípio eram 3 etapas mas a corrida foi tão animadora que os pilotos estão cogitando fazer 1 etapa a cada 2 meses e aumentar assim de 3 para 5 etapas durante o ano".
Um grande retorno da 1/8 Pró e parabéns aos pilotos Kiddy vencedor da etapa, Diogo Silva segundo colocado e Helton Casa na terceira posição.
Renascimento e Morte de categorias
Nesta primeira etapa da Nitro Cup assistimos ao renascimento da categoria 1/8 Pró com 10 pilotos inscritos e a morte da categoria 1/8 GT que não teve nenhum piloto inscrito.
A 1/8 GT criada para permitir competição com menores custos que a 1/10 e 1/8 Pró acabou sucumbindo aos lançamentos de novos modelos a preços elevados, motores caros, a disputa entre grupos e a desorganização da categoria.
Uma pena que tenha acabado, já que praticamente iniciamos esta categoria no país e tínhamos campeonatos animados e disputas fantásticas. Uma categoria em franco crescimento no Brasil e no mundo, mas morta em nossas terras. Esperamos que possa renascer como aconteceu com a 1/8 Pró e pilotos como Helton Casa e Rafael Careca, que estrearam na 1/8 Pró, possam voltar para "casa".
Parabéns a todos os participantes e nos vemos na próxima etapa na pista da CAAR em 10 de junho.
FOTOS
Diretor de prova, Gabriel Brito, fazendo a vistoria dos carros |
Renato Amaral recebendo o troféu de Terceiro colocado na 1/10 |
Otávio Langowski recebendo o troféu de Segundo colocado na 1/10 |
Chico Lima recebendo o troféu de Campeão da etapa na 1/10 |
O pódio da 1/10 |
Helton Casa recebendo o troféu de Terceiro colocado na 1/8 Pró |
Diogo Silva recebendo o troféu de Segundo colocado na 1/8 Pró |
Gilney Kiddy recebendo o troféu de Campeão da etapa na 1/8 Pró |
O pódio da 1/8 Pró |