COMBUSTIVEIS GLOW E SEUS SEGREDOS –Parte 1
Este é um item que não se presta muita atenção, sendo, na minha opinião, o autêntico sangue de nossos carros, responsável por momentos agradáveis, desfrutados sozinhos ou em grupos, para andar ou competir com nosso auto-modelo.
Para o presente caso, dizemos que o combustível fornece o hidrocarboneto necessário para a transformação da energia química em trabalho, o combustível é o sangue que move o nosso motor de dois tempos, mas não deixa de ser apenas uma mistura de diferentes componentes: metanol, nitrometano e óleos sintéticos.
Existe por aí a idéia equivocada de que o melhor é fazermos nosso próprio combustível. A economia é irrisória para as pequenas quantidades que podemos fazer. Cada um é livre para fazer seu combustível, mas a minha recomendação é que temos no mercado uma gama muito boa de combustíveis, de procedência garantida e preços variados, basta acharmos aquele que atende ao nosso bolso e nossas exigências (competição, diversão, etc.). Tendo em vista que em qualidade cumprem o prometido e evitam que manuseemos componentes altamente tóxicos, voláteis e inflamáveis com todos os riscos envolvidos, inclusive legais, pois temos que ter autorização para a armazenagem e manuseio desses componentes.
Para automodelos são usadas bases de poliglicóides solúveis em metanol ou óleo de rícino de primeira prensagem (os mais puros). São utilizados também aditivos para reduzir a corrosão e estabilizadores para conservação e durabilidade do combustível. Agora nós estamos começando a ter uma idéia da importância do combustível e devido a seus componentes, termos cautela no seu manuseio.
Abaixo uma descrição dos componentes químicos:
METANOL (fórmula química CH ³ OH): Este é um álcool metílico, ou seja, álcool de madeira e tem a maior proporção na mistura e é o catalisador que mantém o filamento da vela de ignição aceso. Extremamente volátil temos que nos precaver para não inalar seus vapores, altamente inflamável e tóxico se ingerido pode causar a morte. No seu manuseio devem ser usadas luvas. A sua queima gera uma chama azul quase imperceptível e o seu manuseio deve ser feito com cuidado.
No princípio o Metanol era obtido a partir da destilação seca de madeira, atualmente sua produção é a partir da oxidação catalítica do metano sob pressão.
NITROMETANO (fórmula química CH ³ NO ²): É menos inflamável que o metanol, o oxigênio de sua fórmula faz com que sua mistura com o metanol melhore sua combustão e melhore o desempenho do motor, aumentando a taxa de compressão sem produzir detonação, o que significa mais potência com menor capacidade cúbica (cc). Ele tem um valor calórico específico de vaporização muito alto, ou seja, absorve o calor do seu ambiente, reduzindo assim a temperatura da câmara de combustão, evitando o perigo de detonação. Isto é, atua como refrigerante e combustível. Não acredite que usando uma taxa maior de nitro conseguirá um motor mais frio, para isso é importante uma boa carburação (ar, combustível e óleo).
ÓLEO: Sua função é óbvia, lubrificar. Sua qualidade leva a uma maior longevidade do nosso precioso motor. Os álcoois, e não se esqueça, o nosso combustível tem uma quantidade significativa, têm um baixo peso molecular, ou seja, tem afinidades com a água, e podem causar problemas de oxidação em partes vitais do motor. A importância de um bom óleo em nossa mistura, por seus aditivos anticorrosão e estabilizadores, é deixar poucos resíduos sobre as velas de ignição e partes do motor. Os óleos de RICINO (óleo de mamona ou CASTOR OIL em inglês) suportam melhor a temperatura sem queimar, sendo uma vantagem se você deixa a mistura (ar, combustível) muito pobre, carburação fina (rica) em contrapartida deixa mais resíduos (carvão).
Extraído de matéria escrita por KOLDO LOPEZMatéria traduzida de CochesRc.com – Combustibles Glow y Sus Secretos – www.cochesrc.com/content/122-articulos-y-guias/251-combustibles-glow-secretos.html
Tradução e adaptação: Luiz Gustavo Moura
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