quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sul Brasileiro realizado e o Team Carangueijo levou a taça!


Um fim de semana que prenunciava ser chuvoso surpreendeu a todos com um tempo ensolarado e um calor de 51ºC na pista!

Cheguei em Joinville no começo da tarde de sábado para participar das tomadas de tempo da GT e já encontrei nossos amigos da GT, 1/10 combustão e elétrico de Santa Catarina, São Paulo e Curitiba.  Um fato me deixou chateado: este foi o primiro Sul Brasileiro 1/8 GT e só tivemos a presença de 4 pilotos prestigiando este evento de nível nacional.  Mas isso não desvalorizou a participação deles nem tornou as disputas menos emocionantes.

O Team Carangueijo, nossos amigos de Paranaguá, dominou com facilidade as provas sendo que o Bráulio sobrou na pista e o Dalcol ajudou a valorizar a vitória dele. Bráulio venceu todas as classificatórias e as duas baterias finais e o Dalcol secundou-o, com exceção da primeira prova classificatória em que Luiz Gustavo ficou em 2º.

Outro paricipante foi Luiz Francisco Lima, Chico Lima, da equipe Hotestantes que estreou seu carro novo, um Ofna DM1 e saiu-se bem ficando com o 3º lugar apesar de ainda estar se acostumando com o carro novo e motor possante.

Eu tive dificuldades com meu carro que não estava fazendo as curvas, me obrigando a reduzir a velocidade ou abrir demais as curvas.  Depois de algumas modificações fui testar o carro e ele tinha melhorado bastante mas durante o aquecimento para a prmeira bateria da final bati de frente na mureta e entortei o chassis e o dogbone central, o que me fez desistir de largar.  Concertei o carro e voltei a pista para experimentar e para minha surpresa o carro, apesar do chassi torto, estava melhor do que antes.  Larguei para a segunda bateria da final e rapidamente consegui assumir a 3ª posição e com a queima de vela do Dalcol cheguei ao 2º lugar.  Dalcol, depois de retornar a pista na mesma volta que eu, passou a acelerar forte para me alcançar e a força do seu motor fez a diferença.  Faltando 40 segundos me alcançou e na tentativa de ultrapassar bateu na minha traseira e rodamos.  Dalcol, esportivamente, aguardou para devolver a posição mas a adrenalina foi demais e errei, ficando preso na mureta.  Dalcol continuou e terminou em segundo, eu em terceiro e Chico Lima em quarto. Posso dizer com sinceridade que esta última prova, para mim, valeu pelo final de semana independente de ganhar ou não um troféu. 

O Carlos Dalcol postou no RCMasters o seguinte relato: "É, O SUL BRASILEIRO DE GT 1/8 CONTOU COM POUCOS PARTICIPANTES E, CONFORME AS PREVISÕES, PARANAGUÁ FICOU COM AS DUAS PRIMEIRAS POSIÇÕES: BRÁULIO EM 1º , DALCOL EM 2º. LUIZ FRANCISCO LIMA EM E, INFELIZMENTE, A PESSOA QUE MAIS TRABALHOU PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO, SR. LUIZ GUSTAVO, FICOU EM 4º.
MUITO EMBORA TENHA CHOVIDO NO SÁBADO PELA MANHÃ, À TARDE SAIU SOL E A PISTA EM CONDIÇÕES, INICIARAM-SE OS TREINOS LIVRES SEGUINDO-SE OS HITS DE CLASSIFICAÇÃO.
TENHO A DIZER QUE, NO PRIMEIRO TREINO LIVRE, AINDA A TESTAR O CARRO, TIVE PANE DE BATERIA E O CARRO DISPAROU, CHEGANDO A QUEBRAR UMA MURETA. GRANDES ESTRADOS. MAS COM A COLABORAÇÃO DO BRÁULIO E OUTROS, CONSEGUI DAR UM JEITO E CONTINUAR NA PROVA, EMBORA O CARRO ESTIVESSE COM O CHASSI TORTO, COMPENSANDO AS FALHAS (O CARRO NÃO VIRAVA PARA A DIREITA). NO DOMINGO, APÓS NOVOS ACERTOU O CARRO MELHOROU, PARA O 1º HIT (tava mais ou menos virando p. a direita). FIQUEI EM SEGUNDO VÁRIAS VOLTAS ATRAS DO BRÁULIO. - PARA O 2º HIT, CONSEGUI MELHORAR O ACERTO E ACOMPANHAR O BRÁULIO, CHEGUEI A ANDAR EM PRIMEIRO, MAS UMA VELA QUEIMADA, TIROU-ME DA PRIMEIRA POSIÇÃO E SOMENTE NA ÚLTIMA VOLTA CONSEGUI ULTRAPASSAR O LUIZ GUSTAVO. ASSIM FICANDO EM 2º TAMBÉM, MAS COM SOMENTE DUAS VOLTAS DE DIFERENÇA DO BRÁULIO (QUE ESTAVA C. PROBLEMAS DE CAMBIO).
A CORRIDA FOI ÓTIMA, O COMPANHEIRISMO IDEM, NOS DIVERTIMOS MUITO E, SOMENTE SENTIMOS FALTA DOS DEMAIS COMPANHEIRO DA GT.
AGRADEÇO AO COMPANHEIRO KIDDY PELO EXCELENTE TRABALHO DE BOX, INCLUSIVE PARA PIT COM TROCA DE PNEU (DECHAPOU MAIS UM DA ALPHA).
ABRAÇOS A TODOS
DALCOL".


Tenho muito pouco a comentar sobre o desempenho do Bráulio, ele sobrou na pista e não chegou a ser realmente ameaçado pelo Dalcol.  Só durante a 2ª bateria da final ele ficou mais nervoso pois seu carro perdeu desempenho e parecia só andar em segunda marcha e neste ponto a sorte, que sempre acompanha os vencedores, ajudou pois o Dalcol teve a vela queimada e perdeu um tempo precioso para retornar a disputa pelo 1º lugar.  Terminada a prova cosntatou-se que o motor engordou sozinho durante a prova, o que fez pensar que estava correndo só com a segunda marcha.

Foi um fim de semana sensacional curtindo nosso hobby junto a companheiros fantásticos das várias categorias, onde todos se ajudaram e trocaram experiências. A categoria GT, praticamente, já se incorporou ao calendário catarinense e sempre seremos bem vindos naquela pista fantástica!

Resultados da Classificação:


Resultados das Finais:
 

 FOTOS

Chico Lima e seu mecanico, Luiz Carlos
Edson Lima, o Taxista Voador
William Capitelli

O pessoal de São Paulo - Flavio e Tinho
Fato raro - Capitelli arrumando o carro!  Cadê o Wagner?
Hamilton Neto e Otávio Langowski

Bráulio e seu 1/8 Pró




3º colocado da GT - Chico Lima
2º colocado da GT - Carlos Dalcol
Campeão da GT - Bráulio Caprine Junior

Pódium da 1/10 EP - Maikon Batista (2º), Edson Lima (1º) e Otávio Langowski (3º)

Pódium da 1/10 Pró - Flavio Tamashiro (2º), Nikolas Dias (1º) e Hamilton Neto (3º)






Um comentário:

everton disse...

parabéns aos pilotos e organizadores.