Foto de Luiz Francisco Andrade Lima |
É muito difícil escrever sobre um evento, Sul Brasileiro, com tantos sub-eventos ocorrendo dentro ou nele - EP, GP, GT e Clássicos. Mas uma coisa fica fácil de escrever - sucesso! Todos que participamos ou que comparecemos na pista da CAAR temos que elogiar o grande trabalho realizado pela diretoria, Lincoln Almeida e William Capitelli, e pelos colaboradores de sempre capitaneados por Nilton Ohta, Edson Lima, Luiz Sérgio Gonzaga e outros que me foge o nome mas que ajudaram de alguma forma para o sucesso da reforma da pista em um tempo recorde. A eles também credito o sucesso do Sul Brasileiro 2013. O Lincoln, com seu jeito desbocado, escandaloso e espaçoso conseguiu atrair a atenção e trazer para o Sul Brasileiro pilotos de ponta no cenário nacional que se mesclaram em harmonia com nossos companheiros de todo final de semana da CAAR.
Não vou poder escrever sobre as categorias 1/10 200mm e EP pois como editor, fotógrafo e piloto GT, só consegui acompanhar a minha categoria. Para esta matéria contamos com fotos tiradas por mim e pelo Luiz Francisco Lima, também piloto GT, e isso gerou fotos da 1/10 200mm, EP e Clássicos, mas nenhuma foto de um GT na pista pois sempre que os GTs estavam na pista, os fotógrafos estavam pilotando!
COMO FOI A GT
O grid da GT poderia ter sido maior mas contamos com nove pilotos que propiciaram as maiores emoções para o público presente, tanto pelo tamanho dos carros como pelas disputas na pista aliado ao fato de que não corríamos na CAAR desde 2011 e alguns deles nunca tinham andado nesta pista.
A grata surpresa foi o retorno do Rodrigo Koehler com seu Kyosho GT, fã da pista da CAAR, e que só tinha participado de uma prova em 2013 e abocanhou a pole position, andando muito forte e sem erros. Na classificação foi seguido por Chico Lima e Carlos Dalcol. Marcos Silva não fez tempo por ter chegado após a tomada.
Com as posições de largada definidas largamos para o primeiro heat as 16:00 horas do sábado e deu para ver que o pessoal não estava para brincadeira. Marcos Silva veio com a faca nos dentes e logo assumiu a ponta em uma batalha com Rodrigo Koehler. Na 16ª volta Marcos colide com um retardatário e tem que parar para reparos e Rodrigo assume a ponta com Dalcol em segundo. O heat terminou com Rodrigo em primeiro com seis voltas de vantagem para Dalcol em segundo, Marcos Silva recuperando-se e terminando em terceiro. Em quarto lugar a grata surpresa do estreante em corridas Angelo Strassburger de Santa Catarina que fez uma prova consistente, sem erros e com um carro bem acertado. Os demais foram ficando pelo caminho com problemas mecânicos sendo que Chico Lima perdeu o sinal do carro no retão e quase teve perda total do carro e de um gandula! Apesar de tudo em quinto lugar ficou Lucas Lima, em sexto Djalma Mendes, sétimo ficou Luiz Gustavo, oitavo foi Chico Lima e nono ficou com Nélio.
O segundo heat estava previsto para acontecer as 13:00 horas de domingo mas por problemas no sistema só foi iniciado após as 14:00 horas. Marcos Silva já na largada assumiu a ponta e mostrou que queria o caneco do Sul Brasileiro para compensar o vice-campeonato no Sul-americano. Rodrigo Koheler seguia em segundo administrando a prova pois bastava chegar até a quarta posição que ele seria campeão. O que eles não contavam era com a minha participação na decisão do Sul Brasileiro de GT! Rodei na saída do curvão e fiquei preso na zebra, acelerei para voltar a pista e quando as rodas traseiras tocaram a zebra meu carro pulou para o meio da pista e o Marcos me pegou na lateral, colocando meu carro na contramão e fui atingido de frente pelo Rodrigo. Com o choque o carro do Rodrigo subiu e caiu de rodas para o ar e teve que ser levado para o box para concerto. Marcos continuou sem problemas e Rodrigo perdeu quatro voltas, voltando em quinto e sem tempo para recuperação. Chico Lima terminou em segundo, Angelo Strassburger em terceiro, Djalma Mendes em quarto, Luiz Gustavo em sexto, Lucas Lima em sétimo, Carlos Dalcol com problemas de perda de sinal terminou em oitavo e Nélio em nono.
Com o resultado dos dois heats o Sul Brasileiro foi vencido pelo Marcos Silva, o vice-campeão foi Rodrigo Koehler e o terceiro lugar ficou com o estreante Angelo Strassburger de Santa Catarina.
A classificação final da GT ficou assim:
BALANÇO DO SUL BRASILEIRO
A Hotestantes Brinquedos e Hobbies patrocinou a surpresa do Sul Brasileiro - a prova dos Clássicos, carros elétricos com motor "latinha" e bolhas de carros de rua, nacionais ou importados. Foi um desfile de Opala, Fusca, Maverick, F100 e outros, servindo de entrada para a excitação das competições. O vencedor foi Michel Franque com seu Opala "detonado", em segundo ficou André Damasceno com um Maverick e em terceiro nosso companheiro da Hotestantes, Luiz Carlos Lima com uma Caravan da polícia.
São Pedro abriu as torneiras em cima da CAAR e não foi possível realizar as finais da EP e da GP. Assim na 1/10 200mm o vencedor foi Alexandre Hirata seguido de Eduardo Dulac do Rio Grande do Sul e Bruno Déa de São Paulo. Na EP o vencedor foi Cesar Salvadori de São Paulo e vencedor também do Sul-americano, em segundo lugar ficou Lincoln Almeida e em terceiro Dennis Pickthall de São Paulo.
A muito tempo não presenciava um Sul Brasileiro tão concorrido e com competidores top do cenário do RC nacional. Parabéns a diretoria da CAAR que tanto se esforçou pelo sucesso deste que será lembrado como um dos melhores eventos do RC brasileiro.
Que venham as novidades para 2014!
Curtam as fotos!
Premiação da GT
Angelo Strassburger - 3º Colocado GT |
Rodrigo Koehler - 2º Colocado da GT |
Marcos Silva - Campeão da GT |
Pódio da GT |
Premiação da 1/10 200mm
Eduardo Dulac - 2º Colocado na 1/10 200mm |
Alexandre Hirata - Campeão da 1/10 200mm |
Pódio da 1/10 200mm com Bruno Déa - 3º colocado |
Premiação da 1/10 EP
Dennis Pickthall - 3º colocado na EP |
Lincoln Almeida - 2º Colocado na EP |
Cesar Salvadori - Campeão da EP |
Pódio da EP |
Imagens do Sul Brasileiro
A pista remodelada |
A seriedade do pessoal contrastando com os loucos do RC! |
O Taxista Voador! |
Carro de Cesar Salvadori |
Clássicos |
O Opala "detonado" do Michel Franque |
Clássicos alinhados. |
Bela capotagem! |
Curtam um vídeo, gravado pelo nosso amigo Flavio Salinet da FS Modelsport, de parte do segundo heat da GT:
Nenhum comentário:
Postar um comentário