terça-feira, 24 de novembro de 2015

Chegaram ao fim os campeonatos da 1/8 GT e 1/10 Nitro! Synnuhê Ramos e Edson Lima são os campeões 2015.


























São Pedro continuou não ajudando a prática do automodelismo!  Tempo nublado e chuviscos que atrasaram as provas e cancelou a segunda bateria da 1/10 Nitro.  Mas mesmo assim tivemos um número recorde de pilotos na 1/10 Nitro: 12 pilotos inscritos, sendo 4 pilotos vindos de Santa Catarina.  Na GT apenas 3 pilotos participaram e tivemos a estreia, na pista da CAAR, do piloto Roberto Oliveira, que acabou fazendo a pole na tomada de tempo.

1/8 GT

A tomada de tempo da GT foi por volta das 11:40 horas e o estreante Roberto Oliveira ficou com a pole, seguido de Carlos Dalcol e Synnuhê Ramos.



Como só haviam 3 pilotos inscrito ficou decidido que só seria corrida uma bateria de 25 minutos e nesta bateria Synnuhê Ramos mostrou porque é o campeão: já na primeira volta assumiu a liderança e não largou mais até a bandeirada final e terminando 3 voltas na frente do segundo colocado.  A disputa do segundo lugar ficou entre Dalcol e Roberto com vantagem para Roberto que só perdeu a segunda colocação na volta 75 por problemas no carro e assim Carlos Dalcol levou o troféu de segundo colocado da etapa e do campeonato.


Nesta última etapa da GT estava em disputa o terceiro lugar do campeonato entre Carlos Dalcol e Djalma Mendes, visto que Synnuhê Ramos já era o campeão de 2015 e Marcos Silva estaria garantido no segundo lugar.  Mas eis que Marcos Silva não participou desta última etapa e Carlos Dalcol ficou com o vice campeonato, com Marcos Silva em terceiro e Djalma Mendes em quarto lugar.
















1/10 Nitro

Na 1/10 um grid de fazer inveja com 12 pilotos disputando a última etapa com a participação dos pilotos de Santa Catarina, Renato Amaral, Diogo Maia, Renato Camargo e Alan..

Na tomada de tempo a surpresa ficou por conta da pole de Willian Capitelli.  Surpresa pelo fato que ele tem se dedicado a categoria EP e neste ano só havia disputado a 1ª etapa da Nitro. Em segundo ficou Edson Lima e em terceiro Chico Lima.  Otávio Langowski que disputava o campeonato com Edson Lima ficou com a quarta colocação na classificatória.  A tomada de tempo ficou assim:
 
 

A chuva também atrapalhou a 1/10 e só foi possível realizar uma bateria pois durante a segunda bateria a chuva interrompeu por duas vezes, obrigando o cancelamento da bateria.

Willian Capitelli largou na ponta e manteve-se na frente até a 27ª volta quando cedeu a posição para Edson Lima e Rodrigo Veiga.  Na 34ª volta conseguiu a segunda posição de Rodrigo Veiga e partiu para buscar Edson Lima que seguia na ponta.  Quase no final da bateria, na volta 84, Capitelli assumiu a liderança e não largou mais com Edson Lima em segundo, Rodrigo Veiga em terceiro e Chico Lima em quarto.  Otávio Langowski com problemas mecânicos terminou em 11º lugar mas não perdeu sua posição de vice campeão 2015.  A disputa do terceiro lugar no campeonato, que estava empatada entre Rodrigo Veiga e Chico Lima, foi vencida pelo Rodrigo, ficando 1 ponto a frente do Chico Lima na classificação final do campeonato.

A bateria ficou assim:
  
A classificação final do Campeonato 1/10 Nitro ficou assim:























Parabéns aos campeões Synnuhê Ramos na GT e Edson Lima na 1/10 Nitro!

FOTOS





Roberto Oliveira, terceiro colocado na GT

Carlos Dalcol, segundo colocado na GT

Synnuhê Ramos recebe o troféu de campeão da etapa da GT e volta mais rápida

O pódio da GT

Rodrigo Veiga recebe o troféu de terceiro colocado na etapa da 1/10

Edson Lima recebe o troféu de segundo colocado na 1/10

Willian Capitelli recebeu os troféus de campeão da etapa da 1/10 e de volta mais rápida

O pódio da 1/10 Nitro

 




























Um vídeo feito pelo Diogo Maia de alguns momentos da GT:


Fotos de Chico Lima e Roberto Oliveira

www.facebook.com/campeonatogt




quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O ano de 2015 está acabando! Última etapa dos Campeonatos da 1/8 GT e 1/10 Nitro na pista da CAAR!

 


Neste domingo, 22/11, se São Pedro ajudar, teremos a realização das últimas etapas dos campeonatos da 1/8 GT e 1/10 Nitro.

Na GT, na realidade, já temos o campeão e o vice campeão decididos, Synnuhê Ramos e Marcos Silva, respectivamente e estará em disputa apenas o terceiro lugar entre Carlos Dalcol e Djalma Mendes.

Na 1/10 Nitro ainda há esperanças para Otávio Langowski tirar o título de campeão do Edson Lima.  O campeão só será conhecido no final da corrida e a disputa pelo terceiro lugar será entra Chico Lima e Rodrigo Veiga, ambos empatados em pontos e pelos critérios de desempate Chico Lima está na frente.  Será uma corrida emocionante com quatro pilotos disputando posições no final do campeonato.

Esperamos a presença de pilotos GT para prestigiarem esta última etapa do calendário pois só voltaremos a ter provas na CAAR no próximo ano.

Preparem seus carros

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Estatuto do Idoso Automodelista, ou será do Automodelista Idoso?

Foto de Maurício Arruda Jr



No dia 1º de outubro passado foi comemorado o Dia Internacional do Idoso e em todas as comemorações, leis e estatutos, achei falta de um estatuto que protegesse o idoso em nosso meio automodelista.  Assim sendo tive a ideia de criar um Estatuto do Idoso Automodelista para apreciação de todos.

Estatuto do Idoso Automodelista

 Artigo I.                  Para efeitos do presente estatuto será considerado idoso automodelista todo praticante do hobby que venha a completar 55 anos durante o ano em curso.
Artigo II.                Todo idoso automodelista deverá ser tratado com o máximo respeito e será considerado ato desrespeitoso chamar um idoso automodelista de “velho”, “véio” ou outro termo que se refira a idade provecta do idoso.  Exceção a esta regra somente se o idoso chamar-se “Gonzaga”.

(a)     Punição: pedido de desculpas formal ao idoso auomodelista.

Artigo III.              O idoso automodelista terá prioridade na escolha da bancada de trabalho, assim como da posição no giral durante uma competição.
  • Seção 3.01          Em caso de mais de um idoso automodelista a preferência será baseada na idade real de cada um, tendo o mais velho prioridade de escolha e assim por diante.
  • Seção 3.02          Caso as bancadas ou o giral já estejam ocupados o automodelista mais novo deverá ceder seu lugar para o mais idoso dos automodelistas e assim sucessivamente.
(a)     Punição: a infração a estas disposições será punida com a perda do direito de usar uma bancada durante o período de um mês, a contar da data da ocorrência.

Artigo IV.              O idoso automodelista só pagará meia mensalidade em associações bem como metade do valor da taxa de inscrição em provas de campeonato e copas.

(a)     Punição: a Associação ou promotores que não cumpram com esta determinação serão punidos com a isenção de mensalidade ou taxa de inscrição pelo período de um ano, em favor do idoso automodelista prejudicado.

Artigo V.               Durante as competições deverão ser adotadas as seguintes medidas com relação aos idosos automodelistas:
  • Seção 5.01          Os idosos automodelistas participarão de tomadas de tempo entre eles, sem a participação de jovens automodelistas.
  • Seção 5.02          Os idosos automodelistas serão posicionados a frente dos demais participantes no grid de largada e será computado no sistema de cronometragem uma vantagem de quatro voltas para cada idoso.
  • Seção 5.03          Qualquer colisão com um carro de idoso será punida com uma passagem pelos boxes, exceto se a colisão for entre idosos, nestes casos serão aplicadas as regras normais de colisão.
  • Seção 5.04          Um idoso não será punido em caso de colisão na traseira (totó) de um automodelo pilotado por um jovem, pois pressupõe-se que os reflexos do idoso automodelista já não são os mesmos.
  • Seção 5.05          Em caso de colisão com um piloto jovem, o idoso não precisará aguardar ou ceder a posição baseado no princípio de que o jovem é mais rápido e poderá recuperar na pista a sua posição.
Artigo VI.              Este estatuto entra em vigor as 24 horas do dia da posse do primeiro idoso automodelista eleito presidente da Associação.

Brasília, 12 de novembro de 2015

É claro que o texto acima é uma brincadeira pois nosso hobby congrega participantes de todas as idades, credos e raças.  Mas também é uma crítica à mania dos governantes e legisladores de criarem textos legais para as situações mais estapafúrdias deste país.  Precisamos de menos leis e mais governo.
 

 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Próximo domingo, 15/11, teremos a Copa Joinville 1/8 GT na pista do Parque de Exposições Expoville. Esperemos que esta vez São Pedro não compareça!

 




























Se São Pedro ajudar teremos finalmente a realização da Copa Joinville 1/8 GT, cancelada devido a chuva, na pista da bela cidade de Joinville - SC e, como vimos no mês de outubro, já temos um piloto da cidade participando desta bela prova.  O piloto Anderson não conseguiu correr em Joinville mas participou da 7ª etapa do Campeonato Paranaense 1/8 GT realizado na pista da Fazenda Thalia (Balsa Nova - PR). 

Será um evento da 1/10 nitro, EP e 1/8 GT pois estará sendo disputada também mais uma etapa do Campeonato Catarinense de 1/10 - Nitro e EP.

Como já dissemos, esta será a segunda Copa Joinville 1/8 GT sendo que a primeira foi realizada no dia 02/09/2012 e teve a presença de cinco pilotos: Bráulio Jr, Carlos Dalcol, Djalma Mendes, Luiz Gustavo Moura e Jackson Martins.  Esta copa foi vencida pelo Bráulio com o Dalcol em segundo e Djalma em terceiro.

Uma outra curiosidade: em novembro de 2012 foi disputado nesta pista o primeiro Sul Brasileiro de 1/8 GT e o campeão foi o Bráulio Caprine Jr, Carlos Dalcol foi o vice campeão e Luiz Francisco Andrade Lima o terceiro colocado.

O pódio do Sul Brasileiro (da esq. para a dir.) - Bráulio - Campeão, Dalcol - Vice Campeão e Chico Lima - terceiro colocado.


Vamos preparar os carros, reviver as emoções das provas disputadas em 2012 e quem sabe trazer a taça da segunda Copa Joinville 1/8 GT.