Os motores geralmente quebram em
razão da temperatura, então como
fazer a correta medição da temperatura?
A temperatura é medida apontando-se
o termômetro para a vela de ignição,
porque é a leitura mais real que podemos
obter, em razão de que estaremos medin-
do o local mais próximo da câmara de
combustão e com menor dissipação do
calor. A lateral do motor ou o cabeçote são
preparados para resfriar rapidamente o
motor, transferindo o calor para o
ambiente através das aletas de
refrigeração, então, se estiver ventando
ou se estiver um clima frio, a medição poderá ser alterada muito rapidamente, fazendo-se uma leitura errônea.
A vela, por estar acima da espoleta, que podemos dizer
que é a tampa da câmara de Combustão, e estar em
contato direto com a explosão do combustível, faz dela
o ponto ideal de leitura.
Outra leitura que pode ocorrer diferença é a realizada
no cilindro, pois essa já estará dissipada e a leitura
irá falhar, mostrando uma temperatura abaixo da real
e o seu motor poderá, nesta altura, já estar derretendo!!!
Os manuais de termômetros também indicam como ponto de medição o orifício maior
do cabeçote, onde se encontra a vela. Assim como na figura ao lado, extraída do manual
da DURATRAX.
Emissividade
Emissividade é a capacidade do
material de absorver e liberar energia
ao ambiente na forma de calor.
A emissividade deve ser próxima a
do “Corpo Negro” que na física
significa que o material tem emissão
de calor perfeita, apresentando medida
1,0 ou se preferir, 100%.
A emissividade é sempre avaliada por
um valor numérico. Diferentes tipos de
materiais têm diferentes valores de
emissividade.
A emissividade de um objeto depende
da sua condição de superfície, sendo
qual o tipo de material, temperatura em condição ambiente e comprimento de onda da
temperatura na medição. Ajustar a temperatura do infravermelho, calibrando o termômetro
para compensar os valores de emissividade de diferentes objetos, é a chave para obter
leituras de temperatura precisas.
Em geral, um objeto com calor perfeito, com características de dissipação tem um valor de
emissividade de 1,00 (pense nisso como dizendo 100%) - este é o Valor de emissividade
máximo absoluto possível. Assim, quanto maior a emissividade de um objeto, melhor o
Termômetro FlashPoint será capaz de fazer uma leitura sem quaisquer ajustes. Sendo menor
a emissividade dos objetos, mais imprecisas serão as leituras. A definição de emissividade
pode ser necessária.
Em geral, é melhor não alterar as definições de
Emissividade do Termômetro FlashPoint se você não
estiver confortável em fazer isso. O valor de emissividade
padrão de fábrica dos Termômetros FlashPoint é 0,95,
exibido como "95E" que fornecerá medições de
temperatura precisas para a maioria absoluta de Materiais.
Muitos metais, especialmente aqueles com superfícies muito brilhantes ou lisas têm valores
de emissividade que variam muito em valor. Por exemplo, a emissividade de metais
brilhantes como o cobre pode ser extremamente baixa.
Se você mediu a temperatura usando um medidor de temperatura
infravermelho, a leitura pode ser MUITO menor do que a
Temperatura medida com um termômetro que faz contato físico com
o cobre. Isto é porque o valor de emissividade do cobre é
extremamente baixo, em 0,05. Ajustando a emissividade do
Termômetro FlashPoint para um valor de materiais com muito baixa
emissividade, esses valores podem ser desejáveis para obter as
medições de temperatura apenas para esses materiais específicos.
Além disso, se a temperatura ambiente aquecida é significativamente
mais quente que a temperatura dos materiais em medição, então,
pode ser desejável alterar o valor de emissividade do Termômetro
FlashPoint.
Os materiais mais comuns são:
1) Alumínio: Polido (motores de modelos padrão ou RTR, não anodizados) = Emissividade a
“21E”.
2) Alumínio: Anodizado (para modelos com motor Profissional Anodizados) = A emissividade
em “77E”.
3) Batery Packs e a maioria dos materiais = Deixe padrão “95E”. à INDICADO
Com o seu termômetro regulado para emissividade 95E, não deixe seu motor passar de 120°C,
que é a temperatura ideal de funcionamento, independente da região onde esteja.
Matéria extraída do blog DFBolhas por Marco Daher
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