terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Como Medir a Temperatura do Motor GLOW







Os motores geralmente quebram em 
razão da temperatura, então como 
fazer a correta medição da temperatura?
A temperatura é medida apontando-se
o termômetro para a vela de ignição, 
porque é a leitura mais real que podemos 
obter, em razão de que estaremos medin-
do o local mais próximo da câmara de 
combustão e com menor dissipação do 
calor. A lateral do motor ou o cabeçote são 
preparados para resfriar rapidamente o 
motor, transferindo o calor para o 
ambiente através das aletas de 
refrigeração, então, se estiver ventando 
ou se estiver um clima frio, a medição poderá ser alterada muito rapidamente, fazendo-se uma leitura errônea. 

A vela, por estar acima da espoleta, que podemos dizer 
que é a tampa da câmara de Combustão, e estar em 
contato direto com a explosão do combustível, faz dela 
o ponto ideal de leitura. 

Outra leitura que pode ocorrer diferença é a realizada 
no cilindro, pois essa já estará dissipada e a leitura 
irá falhar, mostrando uma temperatura abaixo da real 
e o seu motor poderá, nesta altura, já estar derretendo!!! 

Os manuais de termômetros também indicam como ponto de medição o orifício maior 
do cabeçote, onde se encontra a vela. Assim como na figura ao lado, extraída do manual 
da DURATRAX.

Emissividade

Emissividade é a capacidade do 
material de absorver e liberar energia 
ao ambiente na forma de calor.
A emissividade deve ser próxima a 
do “Corpo Negro” que na física 
significa que o material tem emissão 
de calor perfeita, apresentando medida 
1,0 ou se preferir, 100%.

A emissividade é sempre avaliada por 
um valor numérico. Diferentes tipos de 
materiais têm diferentes valores de
emissividade. 

A emissividade de um objeto depende 
da sua condição de superfície, sendo 
qual o tipo de material, temperatura em condição ambiente e comprimento de onda da 
temperatura na medição. Ajustar a temperatura do infravermelho, calibrando o termômetro 
para compensar os valores de emissividade de diferentes objetos, é a chave para obter 
leituras de temperatura precisas.

Em geral, um objeto com calor perfeito, com características de dissipação tem um valor de 
emissividade de 1,00 (pense nisso como dizendo 100%) - este é o Valor de emissividade 
máximo absoluto possível. Assim, quanto maior a emissividade de um objeto, melhor o 
Termômetro FlashPoint será capaz de fazer uma leitura sem quaisquer ajustes. Sendo menor 
a emissividade dos objetos, mais imprecisas serão as leituras. A definição de emissividade 
pode ser necessária.

O valor absoluto de menor emissividade possível é 0,01. 
Em geral, é melhor não alterar as definições de 
Emissividade do Termômetro FlashPoint se você não 
estiver confortável em fazer isso. O valor de emissividade 
padrão de fábrica dos Termômetros FlashPoint é 0,95, 
exibido como "95E" que fornecerá medições de 
temperatura precisas para a maioria absoluta de Materiais. 
Muitos metais, especialmente aqueles com superfícies muito brilhantes ou lisas têm valores 
de emissividade que variam muito em valor. Por exemplo, a emissividade de metais 
brilhantes como o cobre pode ser extremamente baixa.

Se você mediu a temperatura usando um medidor de temperatura 
infravermelho, a leitura pode ser MUITO menor do que a 
Temperatura medida com um termômetro que faz contato físico com
o cobre. Isto é porque o valor de emissividade do cobre é 
extremamente baixo, em 0,05. Ajustando a emissividade do 
Termômetro FlashPoint para um valor de materiais com muito baixa 
emissividade, esses valores podem ser desejáveis ​​para obter as 
medições de temperatura apenas para esses materiais específicos. 
Além disso, se a temperatura ambiente aquecida é significativamente 
mais quente que a temperatura dos materiais em medição, então, 
pode ser desejável alterar o valor de emissividade do Termômetro 
FlashPoint.

Os materiais mais comuns são:

1) Alumínio: Polido (motores de modelos padrão ou RTR, não anodizados) = Emissividade a 
“21E”.
2) Alumínio: Anodizado (para modelos com motor Profissional Anodizados) = A emissividade 
em “77E”.
3) Batery Packs e a maioria dos materiais = Deixe padrão “95E”. à INDICADO

Com o seu termômetro regulado para emissividade 95E, não deixe seu motor passar de 120°C, 
que é a temperatura ideal de funcionamento, independente da região onde esteja.

Matéria extraída do blog DFBolhas por Marco Daher

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