Um dos fatores mais importantes no acerto de um carro é o correto setup dos diferenciais. Abaixo reproduzo um artigo do site MyRcBox.com, escrito por Sylvain Lafrance. Apesar do artigo tratar muito sobre automodelos off road, espero que aproveitem.
O ajuste dos diferenciais de um RC é muito importante. Aqui está um guia para ajudá-lo a entender como
configurar seus diffs e como eles funcionam.
Como funcionam os diffs:
Os diferenciais, ou diffs, são parte de todos os automodelos e seus
projetos variam ligeiramente de um veículo para outro. No entanto,
sua ação e configuração ainda são iguais. O diff do centro, existente
em modelos off road e alguns modelos da 1/8 GT, é o mais importante
porque transfere energia para os diffs dianteiros e traseiros. Os diffs
dianteiros e traseiros recebem a energia do diff central e distribuem a
energia para as rodas esquerda e direita.
Diffs também são muito importantes quando o veículo está fazendo
curvas. Ao curvar, as rodas exteriores rodam mais rapidamente do que
as rodas internas. Sem os diffs dianteiros e traseiros, ambas as rodas
estarão girando na mesma velocidade, tornando as curvas mais difíceis
e aumentando dramaticamente o raio de giro.
A maioria dos diffs são compostos por quatro engrenagens de velocidade e
dois pinos cruzados
Compreendendo o que acontece:
Basicamente, o diff transfere poder para um dos seus eixos de tração.
Por design, o eixo mais fácil de girar (com menor resistência ou tração) receberá
a potência. Isso também significa que a roda ou o eixo com menos tração
receberá a maior parte da potência. É aí que os óleos de diferenciais são
importantes. Você pode comparar a ação do diff a um raio. O raio encontra a
rota mais curta para atingir o chão. No nosso caso, a energia gerada pelo motor
irá encontrar (através dos diffs) a rota mais curta (e mais fácil) para girar as
rodas.
Os diferenciais podem ser preenchidos com diferentes pesos de óleo de silicone.
Dependendo do fabricante, o peso (viscosidade do óleo) varia de 1000wt a
100 000wt. Quanto maior for o número, maior será a viscosidade, ou mais
espesso, o óleo. Alguns veículos RTR vêm com diffs preenchidos com graxa.
A graxa é equivalente a óleo de 1000wt. O óleo de diff "bloqueia" ou "retarda" a
ação do diff. Um diff cheio com óleo de silicone de 1000wt irá girar mais livremente
e transferirá energia para as rodas "mais frouxo", mais rápido do que um diff
preenchido com óleo de 50 000 wt. Isso fará com que a roda interna da curva
receba mais energia que a roda externa, mantendo a tração e facilitando fazer a
curva sem perder tração. Se não houvesse um diferencial, ambas as rodas
empurrariam o carro para fora da curva, seguindo a tendência de seguir em linha
reta.
Alguns fabricantes lançaram diferentes tipos de
diferenciais. No oposto do diff convencional, o diferencial Torsen transfere a
potência para a roda que tem mais tração. Losi lançou recentemente o SmartDiff,
um sistema que "bloqueia" o diferencial ao acelerar e "libera"
o diferencial quando desacelera ou freia. O Xray também oferece um diferencial
semelhante chamado Active Diff.
Nota importante: porque a ação diff é tudo sobre a
tração, certifique-se de ter os pneus certos para a superfície da sua pista
antes de experimentar seus diffs.
O diferencial
central:
Ao
acelerar, o peso é transferido para a parte traseira do veículo. As rodas
traseiras ganham mais peso e, por consequência, mais tração do que as rodas
dianteiras. O diff do centro transferirá a maior parte do seu poder para as
rodas dianteiras, porque elas são mais fáceis de girar e farão os pneus
dianteiros balonar. Esta reação também é chamada, descarga de dif. Para evitar
esta situação, o óleo do diff do centro mais espesso será o caminho a seguir.
Mas ir com um fluido mais espesso não interromperá completamente a descarga do
diff durante uma aceleração forte. A ideia por trás do ajuste do diff do centro
é descobrir qual espessura de óleo lhe dará a melhor aceleração ao redor da
pista sem prejudicar a performance.
É fácil reconhecer o diff central com sua
grande engrenagem
O óleo de silicone escolhido deve ser suficientemente fino para transferir mais energia para a frente do que na traseira, ao acelerar. Por quê? Porque você precisa de suas rodas dianteiras para ter mais poder para ajudar o seu carrinho a sair das curvas e manter-se reto sob a aceleração. O óleo também deve ser fino o suficiente para não enviar muita energia para as rodas traseiras, o que fará o seu carro escapar ao sair das curvas porque a traseira derrapará e perderá a tração. Uma densidade básica do óleo do diff central para buggies é 7000wt e para truggies 10 000wt. Um fluido mais grosso no diff do centro fará suas rodas traseiras empurrar o carrinho enquanto o fluido mais fino fará as rodas da frente puxar o buggy. Para obter o melhor do seu diff do centro, não exagere na aceleração. Vá progressivamente com o acelerador, isso evitará a perda de tração.
O diferencial dianteiro:
A mudança da densidade do óleo do diff dianteiro afeta diretamente a dirigibilidade
e a força da direção. Um óleo mais fino permitirá uma entrada de curva mais
agressiva e boa potência na saída. Por outro lado, usando um óleo mais espesso
fará com que a entrada de curva seja menos agressiva, com menor velocidade na
curva, mas com ganho na saída da curva. Isto se deve ao fato de que a roda
interna gira mais devagar do que a roda externa. Óleo de diff mais fino "libera"
a ação do diff e torna mais fácil para o diff gerenciar seus dois eixos (rodas)
em diferentes velocidades.
Veja o que acontece quando você acelera forte enquanto as rodas
dianteiras dirigem para a esquerda ou para a direita. A roda interna obterá o
máximo do poder e balançará. O óleo de diff mais grosso "retardará" o efeito de balão
da roda interna dianteira. Um boa densidade é 5000wt para um buggy e 7000wt
para um truggy.
O diferencial traseiro:
O diferencial traseiro é o mais fácil de acertar. Deve ser ajustado para
ser "livre" o suficiente para não diminuir as curvas, mas também deve
ser apertado o suficiente para evitar que a roda interna perca tração. A baixa
velocidade ou sem aceleração, um diferencial traseiro com óleo muito espesso
diminuirá a dirigibilidade, porque é mais difícil para o diff rodar a roda
interna a uma velocidade diferente da roda externa. Um óleo muito denso também
fará o veículo escapar ao sair da curva. Um bom óleo é 3000wt para buggies e
truggies.
Ao virar. as rodas internas
rodam mais lentamente do que as rodas exteriores. O peso é transferido para as
rodas exteriores.
Se você quiser mais direção na entrada de curvas, use:
§ Óleo mais fino
no diff dianteiro
§ Óleo mais
fino no diff traseiro
Se você quiser mais direção na saída de curvas, use:
§ Óleo mais
grosso no diferencial dianteiro
§ Óleo mais
grosso no diferencial traseiro
Se quiser mais tração para a frente, use:
§ Óleo do
diff central mais grosso
Para melhor controle nos saltos, use:
§ Óleo do
diff dianteiro mais fino
§ Óleo do
diff central mais fino
Iniciando o setup dos diffs para buggy:
§ Frente:
5000wt
§ Central:
7000wt
§ Traseiro:
3000wt
Iniciando o setup dos diffs para truggy:
§ Frente:
7000wt
§ Central: 10.000wt
§ Traseiro:
3000wt
Quanto óleo colocar nos diffs?
Se você colocar muito óleo no seu diferencial, ele acabará vazando. Para
se certificar de que os seus diffs estão preenchidos de forma adequada,
primeiro começe enchendo até a metade e, em seguida, gire as engrenagens do
diff para garantir que o líquido flua dentro das engrenagens. Quando o fluido
entrou no interior das engrenagens, preencha o diff até que o óleo atinja cerca
de 1mm do topo.
Conclusão:
Não há um setup perfeito. Uma configuração
aumentará a tração dianteira; outra aumentará a dirigibilidade enquanto diminuirá
a velocidade ao sair das curvas.
Pode precisar de muitos testes antes de chegar a um
setup ou configuração que funcione bem para você. Leve seu tempo e faça o setup
de um diff por vez. Comece com o diff central, seguido pela frente e pelo
traseiro. O mais difícil é entender o que os diffs fazem e como eles reagem às
mudanças. Uma vez que você se familiarizar, a configuração do Diffs não terá
segredo para você.
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