terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como foi a 4ª Etapa do Campeonato!

Foi um evento fantástico para os amantes e praticantes do hobby!  Dia de sol, boxes lotados, carros na pista e motores roncando!  É tudo que podíamos pedir aos céus, exceto, é claro, a vitória!
Antes das 09:00 da manhã já era difícil achar espaço nos boxes, mas, graças às excelentes instalações da CAAR, ninguém ficou sem lugar para preparar seu carro.
Inscrições feitas, ficamos com um grid de 7 carros e sentimos a ausência de Alexandre Hirata e Edison Gomez, que não participaram por motivos alheios e que ocupavam as primeiras posições do campeonato.
A tomada de tempo foi iniciada um pouco depois das 10:00 horas e a pista ainda estava um pouco escorregadia no final do “S”.  Tínhamos que correr como pró e entrar na curva do “S” como RTR!  Após muita disputa e todos dando o máximo de si terminou com Marcos Silva na pole e o Márcio Sanita em 7º porque seu sensor não marcou as voltas.  Por que estou citando esse “probleminha”?   Logo vocês vão ficar sabendo.
Entre a tomada de tempo e o início do primeiro hit ocorreram as tomadas de tempo da categoria 1/10 pró e light, onde os pilotos da RallyGame/GT2 auxiliaram na gandulagem.
Por volta da 13:30 horas foi dada a largada para o nosso primeiro hit e o piloto Luiz Gustavo (eu) foi punido com um “stop and GO” por queimar a largada.  Durante a prova ocorreram algumas disputas sensacionais e só lembro com algum detalhe de uma, envolvendo o meu carro e o do Marcos Silva.  Entrei no retão e o Marcos veio para me ultrapassar, pois ele estava em primeiro e eu não tenho a mínima idéia da minha posição naquela hora, ao chegar próximo ao curvão eu desviei para a direita, segundo o Marcos, batemos e fomos parar no barranco.  Os dois carros terminaram o retão capotando lado a lado. Por sorte nada aconteceu com os carros e a corrida do Marcos não foi prejudicada.  Mas atire a primeira pedra quem nunca deu uma “fechada” básica em alguém!
O hit terminou com o Marcos em primeiro, Márcio Sanita correndo com uma Alpha R4 em segundo e Carlos Dalcol em terceiro.
Entre este hit e o segundo foi realizada a final da 1/10 Light e os pilotos da GT2 e Pró ajudaram na gandulagem.
O segundo hit foi iniciado por volta das 15:00 horas e as disputas também foram emocionantes.  No meu caso foi frustrante pois meu carro não andava, se arrastava pela pista e não adiantava afinar ou engordar, encerrei minha participação com 16 voltas em 14 minutos.  Mas a emoção ficou por conta dos “pegas” entre o Marcos e o Márcio durante toda a prova.  No final o carro do Marcos teve um probleminha que o obrigou a parar no Box e começar uma perseguição ao Márcio.  Não deu tempo para alcançá-lo e o Márcio terminou a prova em primeiro, o Francis em segundo e o Marcos na terceira colocação com 1 volta atrás.
A grande surpresa desta etapa foi a participação do Márcio Sanita que “não gosta de correr” (imaginem se gostasse!) com a nova bolha da Alpha RC, a R4, que mostrou que veio prá ficar e ganhar provas.  Esta foi a estréia da R4 em competições e ela promete, além de bonita foi aprovada na pista.
Na divulgação dos resultados a Diretoria de Prova enganou-se na interpretação do regulamento, o que não foi percebido por nenhum presente, e inverteu a premiação do primeiro e segundo lugar.
A classificação, correta, após os dois hits ficou com Márcio Sanita em primeiro, Marcos Silva em segundo e Francis Soppa em terceiro.  O piloto Francis está em sua segunda participação em provas do campeonato e já abocanhou um 3º lugar! Parabéns!
Durante o evento aconteceu um fato que merece nosso relato e nosso aplauso.  O piloto Francis estava gandulando durante a final da 1/10 pró e ao retornar ao seu posto, durante a prova, errou o “golpe de vista” e foi atropelado pelo carro do Hamilton Neto, que liderava a prova.  Com o choque nada aconteceu com o Francis mas quebrou a suspensão do carro do Neto e acabou a corrida para ele.  Era o retorno do Neto a uma prova do 1/10 Pró neste ano!  Mas o seu preparador e presidente da Dino Racing, a maior equipe de rc do Brasil, Hamilton Jr, num gesto de esportividade e de fair play, entregou uma camiseta da Dino Racing ao Francis como sinal de que não existiam rancores pelo acontecido.  Mas, e sempre existe um “mas”, o Hamilton perde um amigo mas não perde uma piada, entregou também um rolinho de papel higiênico para o Francis limpar a “besteira”!  Foi a final da premiação com um toque de humor e companheirismo que só enaltece nosso esporte e nossa associação.



O campeonato permanece equilibrado e ainda indefinido.  Alexandre Hirata e Edison Gomez que eram 1º e 2º até a 3ª etapa caíram para a 5ª e 6ª posição e a liderança agora é do Marcos Silva e em 2º o Bráulio Jr, que só marcou 2 pontos nos hits.
Agradecemos a recepção do pessoal da 1/10 Pró e Light e do presidente da CAAR, Nilton Ohta que já deixou as portas abertas para outras etapas em conjunto.
E vamos preparar os carros para a próxima etapa!  

Seguem fotos do evento:
Pódium da RallyGame/GT2






Largada do 1º hit

Largada do 1º hit



Largada do 2º hit

Carro do Marcos Silva

Carro do Carlos R. Dalcol

carros dos pilotos Marcos Silva e Luiz Gustavo

Carro vencedor - Alpha R4 do Marcio Sanita

carro do Francis Soppa



carro do Luiz Gustavo



3º colocado - Francis Soppa

3º colocado - Francis Soppa


1º colocado - Márcio Sanita


2º colocado - Marcos Silva

o podium completo

Rodrigo Koehler ganhador da bolha R4 ofertada pela Alpha RC e blog GT2Parana




os carros participantes - só faltou o do Bráulio Junior

os carros participantes - só faltou o do Bráulio Junior



Fotos by Nilton Ohta e Luiz Gustavo
Texto: Luiz Gustavo

2 comentários:

Francis Soppa disse...

Parabéns pela matéria! Foi mais um show do pessoal da categoria! Até dia 18 se DEUS quiser!!

GUGA disse...

BOA MOÇADA !!!! PARABENS A TODOS QUE PARTICIPARAM E PROMOVERAM MAIS ESSA CORRIDA !!!! SHOW !!!