quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Papo de Mecânico - Trava Roscas

Uma das coisas que não podem faltar em nossa caixa de ferramentas é um fraco de trava roscas. O trava roscas é uma substância com aparência de óleo mas que exerce a função de travar parafusos e porcas.

O uso do trava roscas é recomendado principalmente quando temos a inserção de parafusos em peças de metal (metal contra metal) pois, com a vibração natural dos carros e motores, eles podem se soltar ou afrouxar.  Um frasco de um bom trava roscas pode ser adquirido em qualquer loja de ferragens e escolha os de pega fraca a média, que são suficientes para nosso hobby.  Um parafuso com trava roscas, depois de seco, cria uma película entre a parede do parafuso e seu berço metálico mantendo a coesão dos dois.  Por isso não devemos escolher trava roscas de pega muito forte pois pode tornar impossível a extração do parafuso ou porca, principalmente devido ao pequeno tamanho dos mesmos.

A aplicação do trava roscas deve ser feito preferencialmente com a ponta dos dedos ou seja, deposite uma gota na sua bancada de trabalho e umedeça o dedo indicador e polegar.  Pegue o parafuso e vá girando a rosca entre os dois dedos. Esse procedimento evita a aplicação do produto em excesso e que escorra por toda a peça, podendo manchá-la ou trava-la completamente, e também distribuindo o produto uniformemente por toda a rosca.



Nenhum comentário: