terça-feira, 22 de maio de 2012

1ª Etapa do Campeonato 1/8 GT - um dia para não esquecermos!

Domingo, 20/05/2012, foi um dia para qualquer amante do automodelismo não esquecer!  Neste dia foi realizada a 1ª etapa do Campeonato Paranaense 1/8 GT 2012 e a 3ª etapa do Paranaense 1/10 200mm Nitro.  Foi mais um evento de sucesso do RC On Road paranaense reunindo as duas categorias do 1/10, light e pró, mais os aficcionados da 1/8 GT.
A pista da Fazenda Thalia "ferveu" desde cedo com a presença de 11 pilotos com seus GT's e 14 pilotos da 1/10, sendo 5 deles vindo de Santa Catarina para prestigiar nosso campeonato.
Vamos a algumas pinceladas de como foram as disputas:

1/8 GT
No grid só tivemos, realmente, um único estreante no campeonato que foi o Luckyan Quintino e que disputou as duas copas do início do ano.  O Carlos Henrique Lankowski foi quase um estreante, pois ele participou da 1ª etapa do campeonato do ano passado e esperamos que este ano participe de todas elas.  O mesmo podemos esperar do Marcio Sanita para este ano - participe de todas as etapas possíveis.

A tomada de tempo foi iniciada quase ao meio dia e o dono da pole foi Marcos Silva, seguido de Synnuhê Ramos e Carlos Henrique Lankowski, retornando a uma competição da GT. Com o 8º tempo ficou Felipe Kaviski, vencedor da Copa Alpha realizada em março nesta mesma pista.

Com este resultado dava para esperar uma disputa entre os 3 primeiros mas os Deuses das pistas não os favoreceram.  Como sempre a disputa foi acirrada e Marcos Silva cravou a melhor volta do dia com 20,839 seguido do Felipe com 20,882. A primeira bateria foi dominada pelo Felipe Kaviski, que largando em 8º e já ao final da primeira volta passava em 1º, não perdendo esta posição até o final. A segunda e terceira posições foram disputadas pelo Marcos Silva e Synnuhê Ramos até que na volta 33 o Ofna do Marcos quebrou e a luta ficou entre Ramos e Bráulio, seguidos pelo Dalcol.  A sorte estava ao lado dos parnanguaras e na volta 55 foi a vez do Ramos ter problemas, cedendo a posição para Bráulio e Dalcol ficando com o 4º lugar.

A segunda bateria foi outro passeio do Felipe, largando em 1º e não largando o osso até a bandeirada de chegada.  Desta vez seu perseguidor foi Francis Soppa que largou em 7º e assumiu a 2ª posição já na primeira volta, tendo revezado esta posição com Marcos Silva até que este parou na volta 51. A partir daí Francis assumiu a 2ª posição, Bráulio a 3ª e Carlos Henrique e Dalcol disputaram a 4ª posição, sendo que Carlos Henrique ganhou a posição na última volta.

Como previ em artigo sobre a Copa Alpha, Felipe Kaviski é um sério candidato ao título de 2012!  É o coelho a ser perseguido!

Após computados os resultados das duas baterias a classificação da etapa e do campeonato ficaram assim:


1/10 Pró e Light
Ambas categorias como sempre muito rápidas e competitivas.  O nível dos pilotos da light está muito bom e estão andando muito, dentre eles se destacam Raphael Posnik, Maurício Arruda e Emir Mellhen. Na final da light o Mauricio dominou a prova desde o início, sendo perseguido pelo Raphael Posnik e terminou a prova se "arrastando" e controlando seu adversário. Acabada a prova, além do problema mecânico, o carro do Mauricio teve um problema com a vistoria e a prova acabou com o Raphael Posnik em 1º, Emir em 2º, Rodolfo Souza em 3º e Marcio Cichella em 4º.

Na pró foi um passeio do Edson Lima, o Taxista Voador, seguido de Kiddy Silva e Nicolas Dias, de Santa Catarina. O quarto lugar ficou com Rodrigo Veiga e William Capitelli não conseguiu completar a prova.

O domingo encerrou-se com a premiação dos vencedores e a sensação de satisfação em todos que participaram.  A presença dos companheiros de Santa Catarina valorizou a etapa e esperamos a presença deles nas próximas etapas, não só na 1/10 como na 1/8 GT.

 3º colocado da GT - Carlos Roberto Dalcol
 
2º colocado da GT - Bráulio Caprice Junior

1º colocado da GT - Felipe Kaviski
Descontração na premiação!
 3º colocado 1/10 Light - Rodolfo Souza
 2º colocado 1/10 Light - Emir Melhen
 1º colocado 1/10 Light - Raphael Posnik
 4º colocado 1/10 Pró - Rodrigo Veiga
 3º colocado 1/10 Pró - Nicolas Dias
 2º colocado 1/10 Pró - Kiddy Silva
 1º colocado 1/10 Pró - Edson Lima

7 comentários:

Marcos Silva disse...

Show o evento pessoal, parabéns para todos que fizeram parte da 1ª etapa!E para a 2ª etapa esperamos mais pilotos conosco para fazer desta festa !!!

Anônimo disse...

A equipe Speedmax (SC) também parabeniza a organização pelo belo evento. E esperamos os pilotos do PR para andarem em Joinville/SC

Luiz Gustavo disse...

Ao pessoal de Joinville: que tal organizarem uma prova da categoria 1/8 GT? Nosso pessoal está ansioso para experimentar os carrões naquela pista fantástica!

Luiz Gustavo

DJALMA SHARK disse...

Dai galera o voces acham da gente efetuar todas as etapas da gt na fazenda thalia estendendo uma descida de serra ate Joinville e fazer uma prova gt em SC poderiamos nos reuniar a turma da Gt e fazer uma prova la

Dai vamos verificar acpom todos par realizarmos todas etapas no Thalia

aguardo respotas

Anônimo disse...

Só participaremos de todas as etapas do paranaense se for realizado na fazenda Thalia, sou a favor de realizarmos as demais provas na pista da fazenda, concordo em decermos até Joinville.

Um abraço,

Alexandre e Luck

Luiz Gustavo disse...

Sou a favor de fazermos uma prova em Joinville, será fantástico.
Não concordo com todas as etapas na Thalia pois aumenta muito o custo com deslocamento e entrada na pista.

É um fim de semana em que temos que fazer cerca de 220km - 110 no sábado e 110 no domingo, mais 30,00 de entrada na fazenda e 40 de alimentação. Sem contarmos inscrição de 60,00 e jogo de pneu de 60,00.
Abraços
Luiz Gustavo

Luiz Gustavo disse...

Outro detalhe que surgiu é que o calendário já está definido junto com 1/10 e vai ser difícil conseguir datas livres para a equipe de direção de prova, visto que eles fazem também o EP e o Off.