Este é o regulamento do campeonato aprovado em reunião de 10/12/2011 com a presença dos pilotos Marcos Silva, Marcel Silva, Djalma Mendes, Juliano e Felipe Kaviski, Rodrigo Koehler, Marcos Vinícius, Carlos Dalcol, Francis Soppa e Luiz Gustavo.
Campeonato Paranaense 2012
Categoria 1/8 Rally Game / GT
Regulamento
Técnico e de Prova
Versão 1.1 / 2012
A
organização do Campeonato Paranaense 2012 – Categoria 1/8 Rally Game/GT adota
como principio básico a igualdade competitiva, privilegiando sempre o melhor
piloto e não o melhor equipamento, promovendo o hobby e o bem estar social dos
participantes.
As
hipóteses não previstas neste regulamento serão decididas pelo Diretor de
Prova. Os adendos serão regulamentados pelos membros da Comissão de Corridas,
que tem por integrantes os Srs. Marcel Silva, Marcos Silva e Francis Soppa.
Os membros
da Comissão ficam encarregados de preparar adendos sobre situações não
previstas no Regulamento 2012. O Diretor de Prova terá total autonomia para
modificar o cronograma se julgar necessário para o bom andamento do evento.
Também procuramos esclarecer aqui os itens a serem vistoriados, nos colocando à
disposição para eventuais dúvidas. Esperamos que com esse regulamento todos
possam ter as mesmas condições de competitividade.
1
– INTRODUÇÃO
O Campeonato
Paranaense 2012 na Categoria 1/8 Rally Game/GT será realizado em 06 Etapas
durante o ano de 2012. Cada participante somará pontos a cada etapa e ao final
do Campeonato, será declarado Campeão Paranaense 1/8 Rally Game / GT o
participante que somar mais pontos durante toda a temporada.
Haverá
o descarte do pior resultado entre as 06 etapas do Campeonato Paranaense. Para
a etapa poder ser descartada o piloto deverá ter feito a inscrição. Só será
considerado inscrito o piloto que tiver efetuado o pagamento da taxa de
inscrição.
2 – CIRCUITOS e DATAS
O Campeonato Paranaense 2012 terá início a partir do mês de maio nas
datas e locais abaixo relacionados:
1ª
Prova: 20/05
- pista da Thalia
2ª
Prova: 24/06
- pista da Caar
3ª
Prova: 22/07
- pista da Thalia
4ª
Prova: 19/08
- pista da Caar
5ª
Prova: 16/09
- pista da Thalia
6ª
Prova: 28/10
- pista da Caar
3
– REGULAMENTAÇÃO DAS CORRIDAS
3.1 –
Horários das Atividades
3.2 – As
atividades dos pilotos/mecânicos só poderão iniciar-se a partir das 08:00h e
poderão estender-se, no máximo, até às 18:00 h.
3.3 –
Cronograma de prova para até 12 pilotos:
Tomada de
Tempo – 11:20 às 11:30 a.m
1º Heat –
14:25 hs – HEAT 1A (Duração da Prova = 25 min. + 5 min.Warm Up)
2° Heat –
16:20 hs – HEAT 2A (Duração da Prova = 25 min. + 5 min Warm Up)
3.4 –
Cronograma de prova para até 24 pilotos:
1ª Tomada de
Tempo – 11:20 às 11:30 a.m
2ª Tomada de
Tempo – 11:35 às 11:45 a.m
1º Heat –
13:25 hs – SEMIFINAL B (Duração da Prova = 25 min. + 5 min Warm Up)
2º Heat –
14:25 hs – SEMIFINAL A (Duração da Prova = 25 min. + 5 min Warm Up)
3° Heat –
16:20 hs – SUPER FINAL (Duração da Prova = 25 min. + 5 min Warm Up)
3.5 – Tomada de tempo:
Até 12
pilotos: A tomada de tempo terá duração de 5 minutos, com largada lançada
nominalmente dos boxes pelo diretor de prova, cada piloto terá seus 5 minutos
contados a partir da primeira passagem pela linha do sensor. A partir daí,
estará aberta a contagem de 5 minutos para o piloto, valendo o maior número de
voltas.
Para mais de
12 pilotos, serão necessários 2 tomadas de tempo, com a duração de 5 minutos
para cada tomada e mesmos critérios. As tomadas de tempo serão dividas pela
quantidade de pilotos inscritos.
Ex. Para uma
prova com 16 pilotos inscritos, as tomadas serão dividas em 2 tomadas de tempo,
com 8 pilotos em cada tomada, valendo a ordem de inscrição para a divisão.
Neste exemplo, da 1ª à 8ª inscrição, largariam na 1ª tomada de tempo, para a 2ª
tomada de tempo, largariam os pilotos da 9ª à 16ª inscrição.
3.6 – Até 12
pilotos: 2 heats sem descarte. Os pilotos classificam-se para o primeiro heat
na ordem exata do melhor tempo obtido na tomada de tempo. A ordem de largada
para o segundo heat obedecerá a ordem de chegada do heat anterior.
3.7
– SE A ETAPA FOR REALIZADA EM CONJUNTO COM OUTRA CATEGORIA, 1/10 ELÉTRICO OU
COMBUSTÃO, SERÁ OBRIGATÓRIO QUE OS PILOTOS ATUEM COMO RECOLOCADORES (GANDULAS)
PARA A OUTRA CATEGORIA OU NOMEAR ALGUÉM PARA FAZER ISSO EM SEU LUGAR. O DIRETOR
DE PROVA IRÁ DESIGNAR EM QUAL HEAT/TOMADA/OU FINAL CADA PILOTO DEVERÁ EXERCER
TAL FUNÇÃO.
3.8 – Até 24 pilotos: O formato de corrida contará
com Semi finais e finais.
As semi finais terão duração de 25 minutos. Com 2 heats A (até 12 pilotos)
+ 2 heats B (até 12 pilotos) sem descarte para ambos
os grupos.
A distribuição dos pilotos para os grupos será feita
de acordo com os tempos obtidos na tomada de tempo. Exemplo:
1º colocado na tomada – 1º lugar no grid SEMIFINAL A
2º colocado na tomada – 1º lugar no grid SEMIFINAL B
3º colocado na tomada – 2º lugar no grid SEMIFINAL A
4º colocado na tomada – 2º lugar no grid SEMIFINAL B
5º colocado na tomada – 3º lugar no grid SEMIFINAL A
6º colocado na tomada – 3º lugar no grid SEMIFINAL B
7º colocado na tomada – 4º lugar no grid SEMIFINAL A
8º colocado na tomada – 4º lugar no grid SEMIFINAL B
9º colocado na tomada – 5º lugar no grid SEMIFINAL A
(...) E assim sucessivamente.
3.9 - Para
o acesso a SUPER FINAL:
- Classificam-se
os cinco (5) primeiros colocados de cada semifinal, e mais dois outros pilotos
por índice técnico (2 pilotos mais bem classificados entre as duas provas semi finais),
valendo o melhor tempo total de sua semifinal, independente da colocação.
A SUPER
FINAL contará com 12 pilotos participantes, a prova terá duração de 25 minutos.
3.10 – Cada piloto é responsável pelo seu
sensor, carro e equipamento. É permitido a presença de até 2 mecânicos por
carro embaixo do giral.
4
– PONTUAÇÃO:
PARA ATÉ 12 PILOTOS
PONTUAÇÃO POR HEATS (BATERIAS)
4.1 – Cada piloto receberá uma pontuação em cada
bateria final, com valor inicial igual ao número de pilotos e decrescente
dependendo do número de participantes de cada bateria.
Exemplo 12
pilotos:
1º – 12
pontos
2º –
11pontos
3º – 10
pontos
4º – 09
pontos
:
:
12º - 01 ponto
4.2 – Ao término de cada heat, será feita a
soma dos pontos obtidos de cada piloto nos heats, gerando sua pontuação total
da corrida, determinando assim as posições finais da etapa. Em caso de empate
na pontuação geral do dia, os critérios de desempate serão na ordem:
1. Melhor
colocação na Tomada de Tempo
2. Volta
mais rápida, valendo a volta mais rápida de qualquer heat.
4.3 – Tempo das Provas - 25 minutos
PARA
ATÉ 24 PILOTOS
4.4 – A pontuação final será atribuída
conforme a classificação final da etapa:
5
– PROCEDIMENTOS DE CORRIDA
5.1 – Largada nas tomadas de tempo, o Diretor de
Prova irá autorizar a largada de cada piloto nominalmente dos boxes. A prova
terá duração de 5 minutos, com início dos 5 minutos cronometrados à partir do
momento que o piloto passar pela primeira vez na linha do sensor, que se
encontra próximo a cabine de cronometragem.
5.2 – Nos demais heats, o Diretor de Prova fará
uma contagem regressiva iniciada em 5 e ao chegar em 1 os pilotos aguardarão o
"start" do Diretor de Prova para largar. Os carros largarão da pista,
na formação do grid tipo Le Mans.
6–
SOLICITAÇÕES DE TEMPO
6.1- Não será permitida a solicitação de
tempo por nenhum piloto em nenhum heat, a única exceção será no caso de houver
mais de 12 pilotos participantes do evento, no HEAT FINAL poderá ser solicitado
apenas um pedido de tempo de 10 minutos, para reparo de equipamento.
Durante este período a pista ficará fechada.
6.2- Este tempo extra deverá ser solicitado até 3
minutos antes do alinhamento dos carros no grid de largada. O Diretor de Prova
informará aos pilotos o término do prazo para a solicitação de tempo, e a
partir deste momento, os carros que não conseguirem alinhar no grid, deverão
largar dos boxes após a autorização do Fiscal de Pista.
6.3 - O piloto que fizer a solicitação deverá
largar na última posição do grid e o seu lugar ficará vago. Na impossibilidade,
deverá largar do seu box, após a autorização do diretor de prova.
7
– TÉRMINO DO HEAT E TOMADA DE TEMPO
7.1 – A direção de prova poderá efetuar uma
vistoria técnica a qualquer carro durante o dia todo. Seja em tomadas de tempo
ou heats. Todos os carros devem aguardar a liberação pelo diretor de prova ou
inspetor técnico. O piloto que retirar o carro antes do tempo determinado será
desclassificado do heat. Todos os pilotos que tiverem seus carros vistoriados
podem acompanhar a vistoria técnica.
8
– PONTUAÇÃO
8.1 – Será atribuída a seguinte pontuação aos
pilotos participantes:
8.2 – Pole Position = 1 ponto extra
8.3 – Pontos para posições finais da corrida:
1º
lugar = 50 pts
2º
lugar = 48 pts
3º
lugar = 46 pts
4º
lugar = 45 pts
5º
lugar = 44 pts
6º
lugar = 43 pts
7º lugar = 42 pts
8º lugar = 41 pts
9º lugar = 40 pts
10º lugar = 39 pts
11º lugar = seguindo a diferença de 01
ponto.
8.4 – DC = DESCLASSIFICAÇÃO: O piloto que for
punido com a desclassificação da etapa é
consequentemente
eliminado da prova, perdendo os pontos adquiridos na etapa.
8.5 – Piloto inscrito e não participante receberá
a pontuação equivalente à posição logo abaixo do ultimo colocado da prova. (em
caso de 02 ou mais pilotos inscritos e não participantes da prova, estes
receberão a mesma pontuação).
8.6 – No caso de empate entre pilotos no
resultado final do campeonato, o critério de desempate será, pela ordem:
1.
Pontuação total
2.
Maior quantidade de Vitórias
3.
Maior quantidade de Poles conquistadas.
4.
Confronto direto dos resultados.
5.
Persistindo o empate, será dividida a mesma colocação.
9
– INSCRIÇÕES
9.1 – No momento da inscrição no campeonato, cada
piloto receberá dois (02) jogos de números de registro que deverá ser utilizado
durante todo o evento . Este número, com fundo branco e o digito em preto,
deverá ser fixado no para-brisa dianteiro do carro e nos vidros laterais
traseiros. Se houver a possibilidade, o piloto poderá escolher seu número.
9.2 – No momento de registro, todos os pilotos
devem preencher o formulário e termo de responsabilidade.
10
– VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO:
10.1 - Categoria 1/8 Rally Game / GT
Taxa de
Inscrição por etapa para sócios: R$ 60,00
Taxa de
Inscrição por etapa para não sócios: R$ 80,00
Para
os pilotos que desejarem participar das provas na Categoria 1/8 Rally Game/GT E
na Categoria 1/10 EP Cat. Super Stock, os valores serão :
Taxa de
Inscrição por etapa para sócios: R$ 90,00 (Inscrição válida para as 2 categorias)
Taxa de
Inscrição por etapa para não sócios: R$ 130,00 (Inscrição válida para as
2 categorias)
11
– POSIÇÕES NO PALANQUE
11.1 – Os pilotos serão chamados pelo diretor de
prova e devem se posicionar no palanque de acordo com a ordem de largada. O
pole escolhe sua posição por primeiro e assim por diante até todos estarem
posicionados.
12
– FREQUÊNCIAS DE RADIO
12.1 – Cada
piloto deverá ter, obrigatoriamente, duas frequências diferentes para a
inscrição. Exceto rádios 2.4GHz.
12.2 – Em
caso da ocorrência de frequências iguais durante as tomadas de tempo, o Diretor
de prova deverá chamar os pilotos e propor a troca de frequência dentro do
espírito esportivo. Caso não ocorra a troca, haverá a retenção dos rádios pelo
diretor de provas.
12.3 – Nos
heats a preferência absoluta é do piloto que estiver mais bem classificado no
campeonato não cabendo recurso.
12.4 – É
permitido o uso do equipamento DSM de modulação de frequência (2.4GHz). *No
caso de troca de frequência a direção de prova concederá 10 minutos para o
piloto realizar a
troca.
12.5 – É
proibido a permanência de pilotos e mecânicos na torre de cronometragem durante
toda a prova
13
– SENSORES
13.1 – Os sensores utilizados serão de total
responsabilidade dos pilotos. Portanto é solicitado ao piloto que faça a
correta instalação do sensor no carro e que zele pela conservação e limpeza do
mesmo.
14
– REGISTROS E VISTORIA TÉCNICA
Será
realizada vistoria técnica no inicio das atividades e após cada heat para
verificar se os carros se encontram dentro do regulamento.
14.1 – Todos os pilotos deverão fazer o
registro do seu carro, rádio e número de sensor.
14.2 – É responsabilidade de o piloto ter seu
carro dentro das especificações técnicas do Campeonato.
14.3 – Caberá somente ao piloto participante
solicitar ao Diretor de Prova vistoria técnica suplementar de qualquer carro.
Para isso, deverá proceder da seguinte forma:
14.4 – Pagar uma taxa no valor da inscrição da prova.
14.5 – Estar participando da prova.
14.7 – Preencher formulário próprio.
14.8 – Caso não seja procedente a reclamação,
o piloto solicitante arcará com os custos da vistoria em favor do dono do carro
vistoriado. (Ex: inutilização de qualquer peça, pneu, roda, motor ou acessório
do carro para que a vistoria seja procedida).
14.9 – Caso seja procedente a reclamação, o
Diretor de Prova desclassificará o piloto envolvido da etapa, de acordo com a
gravidade do fato, e o requerente não arcará com qualquer custo da vistoria,
tendo o valor pago pela taxa de vistoria reembolsada.
14.10 – A presença dos envolvidos durante a
solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
14.11 – A direção de prova também poderá
realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer
significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível,
com as mesmas consequências anteriormente descritas.
14.12 – Cada piloto poderá apenas utilizar
um único carro, não é permitido trocar de carro e nem de chassis durante a
prova. O piloto pode trocar peças como correias, bandejas entre outras
excluindo o chassis do carro.
15
– CHUVA
Caso ocorra
chuva antes do início do evento, os pilotos deverão preparar seus automodelos
para disputarem os Heats. A categoria 1/8 Rally Game/GT não possui limitações
para se disputar eventos em pista molhada. Em situações de Chuva, a prova irá
prosseguir normalmente, uma prova é considerada completa desde que tenham sido
realizadas as tomadas de tempo. A posição geral da Etapa será então a mesma
obtida nas Tomadas de
Tempo.
15.1 – A prova irá ocorrer com pista molhada,
apenas em caso de chuva torrencial, com muitas poças na pista e/ou condições
extremas de pilotagens a prova será cancelada e/ou prorrogada.
15.2 – Deverá ser aguardado o horário limite de
11:00hs para cessar a chuva torrencial e dar continuidade à competição.
15.3 – Persistindo a chuva torrencial, a
Organização poderá cancelar a prova e verificará a possibilidade de se marcar
nova data para a realização da etapa.
15.4 – Caso ocorra chuva durante a competição.
15.5 – Caberá ao Diretor de Prova a
observância dos princípios de igualdade de condições para todos os pilotos e a
decisão de interromper a corrida.
15.6 – Chuva nas tomadas de tempo:
15.7 – No caso de interrupção de uma tomada
de tempo em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se
interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições.
15.8 – No caso da impossibilidade de se
realizar os heats, será considerado como resultado final, a classificação das
tomadas de tempo.
15.9 - Chuva nos Heats:
15.10 – No caso de interrupção de um heat em
virtude de chuva torrencial, todos os tempos da mesma bateria que se
interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições.
Aguardar 60 minutos e se houver condições, reiniciar a corrida com o mesmo
"grid" anterior.
15.11 – Se após 60 minutos não tiver condições
para continuar, a prova será encerrada.
15.12- Em caso de chuvas torrenciais após 1
heat ou mais serem realizados considera-se o resultado final da etapa a soma
total da pontuação obtida nos heats já realizados.
16-
PANES NO SISTEMA DE CRONOMETRAGEM
16.1 – Serão
adotados os mesmos procedimentos para o caso de chuva (item 15). Caberá à
Organização da Prova a decisão final.
17
– PENALIZAÇÕES
17.1 – Serão aplicadas, pelo Diretor de Prova, aos
pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do regulamento.
17.2 – Salvo as penalizações previstas que não
cabem recurso, as demais caberão recurso, em formulário próprio, dirigido à
Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa.
As
penalizações serão divididas em:
17.3 – Advertência Verbal: o Diretor de Prova
comunicará a penalização da seguinte forma:
Piloto XXXX,
você esta sendo advertido verbalmente por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria
de penalização os casos em que não há interferência na performance dos pilotos
adversários, como:
a)
obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido;
b)
tocar um carro adversário de maneira brusca, sem que o mesmo perca sua posição;
17.4 – Stop and Go: o Diretor de Prova comunicará
a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, "Stop and Go", você
esta sendo penalizado por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização
os casos que interfiram na performance dos pilotos adversários, ou em faltas
consideradas graves, como:
a)
piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;
b)
usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe);
c)
tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do
outro piloto;
d)
ao receber 02 advertências verbais no mesmo dia da corrida;
e)
falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar
prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos;
f)
queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);
g)
Parar os carros com os pés;
h)
Realizar reparos na pista;
i)
Pilotar de forma que interfira no resultado da corrida. Espera deliberada por outro
carro será considerado como delito grave e resultará em imediata desclassificação.
j)
O não cumprimento de realizar a função de gandula em sua vez. (Se não houver
gandulas disponibilizados pela CAAR).
17.5 – Desclassificação
17.5.1 – Deixar de
apresentar o veículo quando solicitado para a vistoria após as tomada de tempo
e Heats.
17.5.2 – Receber 03 “stop
and go” na mesma etapa;
17.5.3 – Estar com o carro
fora das Especificações Técnicas.
17.5.4 – Insistir em
manter o carro com algum problema técnico (Ex.: pneu rasgado ou descolado, pipa
mal conectada, algo que interfira na estabilidade do carro, etc) na pista,
colocando em risco a posição dos pilotos adversários.
17.5.5 – Não pagamento da
taxa de inscrição da etapa;
17.5.6 – Nos casos de
agressões verbais descontroladas;
17.5.7 – Nos casos de
condutas irregulares intencionais e atitude antiesportiva durante a etapa;
17.5.8 – Passar o sensor
na antena de captação do sinal. Visando se beneficiar , de má fé , durante a
competição.
17.6 – Suspensão
por 1 etapa ou perda da mesma caso seja a última:
17.6.1 – Nos casos de
fraude intencional do regulamento (ex: troca de carro ou chassis, troca de
pilotos durante o evento)
17.6.2 – Na segunda
desclassificação durante a temporada;
17.7 –
Eliminação do Campeonato
17.7.1 – Nos casos de
agressões físicas.
18
– COMO CUMPRIR O STOP AND GO
18.1 – O piloto deve entrar pela pista de rolagem
dos boxes, parar completamente o carro no Box na área de penalização
pré-definida e retornar pela área do Box até a pista novamente após liberação
do diretor de prova.
18.2 – O piloto penalizado terá três voltas para
cumprir o Stop and Go.
18.3 – Caso falte menos de três voltas para o
término da prova, e o piloto não cumpriu sua penalização, o piloto terá
diminuído 1 volta de seu total de voltas completadas até o momento, sem direito
a recurso.
18.4 – Durante o Stop and Go, ninguém poderá fazer
nenhum reparo no carro.
19
– PONTUAÇÃO SOB PENALIDADE
Os pilotos
desclassificados não pontuarão nas respectivas provas.
20
– PROTESTO
20.1 – Somente será aceito o protesto por escrito
e com o formulário apropriado e encaminhado em mãos ao diretor de prova.
20.2 – Prazos para encaminhamento do protesto: 10
minutos após o término do heat em questão.
20.3 – Todo protesto será respondido por
escrito.
21
– CANCELAMENTO DE PROVA.
No caso de
uma etapa ser cancelada, a organização verificará a possibilidade de se marcar
nova data para a realização da etapa anteriormente cancelada.
22
– PREMIAÇÃO
A cada etapa
serão premiados os 3 primeiros colocados.
No final do
Campeonato, os 6 primeiros de cada categoria serão premiados.
23
– ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
23.1 – CHASSI
Permitido
qualquer chassi 1/7 e 1/8 baseado em buggy/truggy , desde que possua eixo cardã
(Qualquer marca ou conversão de off Road será permitida) e bitola máxima de
320mm e entre eixos de 390mm.
23.2 – BOLHAS
Qualquer
bolha disponível no mercado, desde que possua formas baseadas em um carro
turismo e/ou GT, 2 ou 4 portas ,representando um carro 1/1 , não serão
permitidas bolhas tipo protótipo. A bolha deverá ser fabricada com material
flexível e deverá ser devidamente pintada. Todas as janelas deverão ser
totalmente transparentes sem qualquer pintura.
O para-choque
dianteiro deve seguir o contorno da carroceria e deve ser instalado para
minimizar danos. O para-choque deverá ser fabricado com espuma ou algum
material plástico flexível. Nenhuma parte do carro, exceto postes de fixação da
bolha, tubo de antena e saída do escape poderá sair da bolha;
23.3 – PNEUS
Apenas pneus
de borracha nacionais serão permitidos. Os pneus deverão estar respeitando o
limite de largura da bolha, não será permitida a utilização de qualquer
material para aumentar a largura da bolha de modo a acomodar pneus que estejam
desrespeitando o limite de largura da bolha. Pneus de espuma não serão
permitidos.
SÓ
SERÁ PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE 1 JOGO DE PNEU DURANTE TODA A PROVA, os pneus
escolhidos pelo competidor serão lacrados no início da prova e conferidos a
cada hit que participarem durante a prova.
23.4 – CAPACIDADE DO TANQUE
Todos os
carros poderão ter apenas um tanque de combustível, com capacidade máxima de
até 150 ml.
23.5 – EMBREAGEM
Não será
permitida a utilização de embreagens tipo centax, apenas embreagem de 2,3,4
sapatas não ajustáveis utilizada em buggys serão aceitas (Não será permitida a
utilização de embreagens Fioroni ou com funcionamento semelhante)
23.6 – MOTORES
Serão
permitidos motores de. 21 a.28, cujo preço no exterior não ultrapasse US$250,00.
Para estes motores será liberada a utilização de transmissão de 2 marchas.
Motores
acima desta especificação de preço e até US$300,00 poderão participar da competição
desde que utilizem APENAS transmissão de uma marcha.
Os preços dos motores terão por base o site da Amain Hobbies e não serão
aceitos preços de oferta. Se o motor não
constar do site da Amain deverá ser feita pesquisa em dois outros sites e o
piloto deverá apresentar a impressão da página onde conste o preço do motor
utilizado com seu preço de tabela.
Preparação
dos motores está liberada.
23.7 – PIPA
Qualquer
pipa especificada para motores. 21 até. 28 serão permitidas, desde que devidamente
aprovada por algum órgão regulamentador (EFRA ROAR, etc.) e limitadas a uma
emissão até 90 Db. Está proibido o uso
de prolongadores de pipa. Em seu lugar
deverá ser utilizado um abafador de EVA ou o anteparo para evitar que o óleo vá
para o pneu.
23.8
– FILTRO
Será
obrigatório o uso de filtro in Box em todos os automodelos.
23.9
– PESO
Todos os
modelos deverão ter no mínimo 3.600 gramas com toda eletrônica embarcada,
bolha, pneus, SEM COMBUSTÍVEL NO TANQUE.
23.9
– TRANSMISSÃO
Permitido
apenas chassis com tração 4x4 e transmissão por eixo cardã.
24
– TELEMETRIA
24.1 – Não é permitido o uso de qualquer
dispositivo eletrônico, exceto os seguintes: Dois canais do receptor que serão
usados para operar direção, acelerador e freio. Quaisquer sistemas de gravação
de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
24.2 – O uso de dispositivos de controle de
tração, suspensão ativa e quaisquer controles de direção auxiliados por
giroscópio/ sensor de força G é estritamente proibido. São permitidos somente
sensores para coleta de dados e não para ajuste da performance do carro em
movimento.
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