domingo, 14 de outubro de 2012

Papo de mecânico - Que fazemos em pista molhada?



Abaixo seguem algumas dicas para prepararmos nossos carros se precisarmos correr em pista molhada.  As dicas valem tanto para nossos 1/10 como para os 1/8.
Em geral:

1-Rodas apropriadas para água, o mais importante e básico se queremos que não seja impossível dirigir. Rodas mais estreitas para evitar a aquaplanagem. Temos que tentar que o carro não derrape nada e que suas reações sejam muito suaves. Assim sendo temos que usar pneus de borracha, nunca espumas.

2- Molas das suspensões mais macias na dianteira e traseira para que o carro balance mas não derrape. Por tanto deixar os amortecedores mais macios, nos amortecedores com regulagem do pistão deixa-los com mais furos. Colocar os amortecedores na posição mais vertical possível.

3-Tirar totalmente os up e down stops para que o curso da suspensão seja o maior possível.

4- Amolecer a barra estabilizadora ou retira-la.

5- Os diferenciais bem moles, com silicone bem fino (tipo 10000) para evitar que o carro derrape ao dar gás.

6- Ao fazer estas mudanças o carro terá muita entrada em curva o que será recomendável adiantar o caster.

7- Quanto ao motor recomenda-se montar uma mola macia na embreagem para evitar uma “patada” do motor na saída das curvas, evitando que ao dar gás na saída da curva o carro derrape.

8- Aumentar a divergência dianteira um pouco para tornar o carro um pouco menos arisco. Aumentar um pouco a convergência traseira.

9- Tirar freio, até que não bloqueiem as rodas.

10- Proteger a eletrônica. Colocar todos (servos, receptor, Pack, pilhas) dentro de bexigas (balões) mas a boca da bexiga não devem ser fechadas hermeticamente para permitir a entrada de ar e colocadas de tal forma que não salpique nada das rodas, e ao terminar de andar o carro deve ser bem seco e limpo.  De tempos em tempos as bexigas devem ser substituídas e revisado o receptor.

Dependendo do estado da pista aconselhamos:

Temos que diferenciar três estados da pista:

 Dilúvio universal..... muita água, poças, película de água por cima da pista.

 Úmido, sem poças nem película de água.
 
Semi-seco....é o pior tipo.  Tem zonas úmidas e outras secas. Não sabemos se ajustamos o carro para úmido ou seco.

Semi-seco:

Se a pista está assim é porque cada vez mais irá secando.  Se saiu com ajustes e rodas para úmido e a pista pouco a pouco vai secando, quando vai pelo úmido vai bem mas nos trechos secos o carro poderá capotar por um excesso de aderência. Se já sabemos que a pista irá secar o melhor é sairmos com ajustes para seco, perderemos um pouco nas zonas úmidas mas não corremos o risco de capotagem nos trechos secos.

Úmido:

No úmido é melhor correr com pneus de espuma (para 1/10) pois os de borracha agarram muito, tanto quase como em muita água, mas os de espuma permitem um deslizamento mais controlado e se souber aproveitar, além de divertir-se, conseguirá bons tempos. O problema dos pneus de borracha no úmido é que pode-se ir mais rápido que com água e buscamos o limite do carro. Ao atingirmos o limite o carro desgarra e perdemos o controle. Com espuma encontramos o limite antes mais muito mais fácil de controlar porque o deslizamento é incrivelmente progressivo.

Com os pneus de espuma colocados, ao menos dureza 30 ou 35, suspensão amolecida, tanto hidráulica como molas, estabilizadora retirada, rodas altas para que tenham deslizamento, o carro bem alto, sem down stops e que balancem bem.

Se tiver que usar espuma com muita água os pneus têm que ser baixos para que não chupem a água.

A convergência das rodas tem que ser mais aberto que o normal na frente e mais fechado que o habitual na traseira.

Atentar para uma coisa, ma água pode-se jogar com as caídas positivas, com a roda fechada em baixo, isto se faz com o fim de buscarmos um agarre melhor que não conseguimos de nenhuma outra forma, assim se não temos frente damos caída positiva e teremos mais direção.
 
No úmido as rodas podem ser largas sem problema.

O que comentamos das rodas estreitas é só para pista muito molhada e para evitar a aquaplanagem.  No úmido este risco não existe. Uma roda mais larga se comporta no úmido igual que no seco, propiciando o agarre que precisamos.

Outra dica seria atrasar todo o caster, amaciar até o possível os diferenciais e atentar que no úmido o diferencial dianteiro tem que ser bem mais duros que os traseiros. 

Traduzido e adaptado de  CochesRc, coches teledirigidos y a radiocontrol Derechos Reservados

12 comentários:

Marcos disse...

Boa Galera,

Domingo fomos até a CAAR cedo para andar, e ficamos sabendo que está proibido andar de 1/8 lá!

Alguem informações a respeito?

Obrigado

Marcos Ganz

Marcos Silva disse...

Olá Marcos , realmente qualquer carro 1/8 combustão foi proibido na CAAR, o motivo nós já haviamos comentado no início do campeonato : RECLAMAÇÃO DOS VIZINHOS . E acredito que para ano que vem esta proibição se extenda para 1/10 combustão também. a CAAR será destinado apenas para automodelos elétricos , ano que vem provavelmente iremos montar a categoria 1/8 GT Elétrico na CAAR , para assim não deixar os hobbystas que gostam de 1/8 GT porém não podem se deslocar até o thalia para andar , sem um local apropriado para utilizar seus automodelos, e hoje em dia, felizmente os 1/8 GT Brushless são incrivelmente rápidos, possuem um custo de manutenção mais baixo e requerem menos experiência em ajustes do piloto. Mas para quem gosta de barulho e fumaça, o Thalia será o local apropriado para acelerar sem temer a reclamação de algum vizinho.

Anônimo disse...

Caríssimos,
Esperem um pouco pois, em um futuro muito muito ptóximo, vai existir uma nova pista on road na região de curitiba. Assim, a CAAR e seu clima fúnebre com panelinhas e influências em mudar para elétrico (só porque os mais velhos gostam) e tal, poderá ser esquecida!

CAAR AUTOMODELISMO disse...

Olá Anonimo,
Só para esclarecimento, não há clima fúnebre na CAAR e acho que nem tão pouco panelinhas. Claro que tem pessoas com mais ou menos afinidades com outras. O 1/10 NITRO não vai parar na CAAR. Houve restrição com relação com 1/8 GT2 em função de alguns modelos que fazem muito barulho. Infelizmente quem manteve seu modelo com pipa adequada e filtro inbox acabou sendo prejudicado por isso. E o 1/8 PRO acabou entrando na dança. Portanto, infelizmente na CAAR hoje só será permitido os 1/10 NITRO e 1/10 ELÉTRICO.
Abraço,
Nilton Ohta

Anônimo disse...

É isso aí seu Marcos, não fique postando coisa que não sabe,voce ja vem falando a muito tempo que a 1/10 vai acabar...e não acabou.
Agora ficar dizendo que a CAAR vai ser só de eletrico...KKKKKKK
Agora quer fazer uma categoria de GT eletrico para andar na CAAR? a pista não era pequena pra GT seu Marcos??
Agora querem andar com estes ``trambolhos`` eletricos? que andam MUUUUUUUito mais que o combustão? na CAAR? Mais uma categoria? mais uma???? caia na real mané,e pare de iludir o povo com coisa nova...onde vai parar a GT? a galera cansou...
E o seu comentário abaixo não justifica nada, a não ser seu interesse comercial...

Anônimo disse...

Boa noite sr. anônimo(Pangaré), você deve pedir desculpas, pois é falta de educação mexer onde não é chamado e tentar quebrar algo com ideias não fundamentadas, ou seja, falar por todos seguindo apenas seus princípios, é uma tremenda falta de respeito. Portanto exijo novamente que peça desculpas a meu amigo e companheiro Marcos Silva.Porque, sr. Pangaré você está tentando encontrar pelo em ovo, e pensar duas vezes antes de falar ou escrever qualquer coisa é pouco.
Ass.:Luckyan Quintino

Anônimo disse...

A PESSOAS NESSA VIDA QUE NASCERAM PARA DAR CERTO PARA ALGUM OBJETO MAS INFELIZMENTE OUTRAS NASCERAM PARA SER ENGRAÇADAS E VOCE MEU AMIGO SE O PODEMOS CHAMAR ASSIM E ULTILIZAR DAS PALAVRAS DO LUCK SEU PANGARE O COITADO DO BICHO ESTAMOS ATE O AGREDINDO DIGAMOS ASSIM ILUMINADO PROCURA UM TANQUE PARA LAVAR SUA ROUPA E SE ENCOMODA COM SEU FOGAO E LARGA MAO DE JOGAR AREIA NO BRINQUEDO DOS OUTROS ISSO SAO COMENTERIOS DE PESSOA RECALCADA
PEÇO DESCULPAS AOS AMIGOS DO HOBBY MAS VAI A MER......

ass, djalma

Anônimo disse...

TCHÉÉ, VAMOS ACELERAR!!!!!
É O QUE IMPORTA , SE FOR 1/10 , 1/8 ON OU 1/8 GT VAMOS ACELERAR!!!!
EU PREFIRO 1/8 GT, MAS GOSTO DE ANDAR COM OS MEUS AMIGOS, E ESTAMOS TODOS OS FINAIS DE SEMANA ANDANDO.
GOSTARIA DE VER VCS ANDANDO LÁ TAMBÉM TCHÉÉ, COM 1/10 E 1/8 ON , SE VCS FOREM ANDAR 1 VEZ POR MES REALMENTE FICARÁ MAIS CARO O THALIA, POIS SERÁ R$ 50,00 POR CORRIDA, MAS QUEM ANDA TODO FINAL DE SEMANA COMO HOBISTA FICOU MAIS BARATO TCHÉÉ.
VCS DO 1/10 COMBUSTÃO E DO 1/8 ON SE FOREM SOMENTE CORRER NO THALIA PODEM VER COM A ORGANIZAÇÃO PARA ALUGAREM
COMO VCS QUEREM, POIS VCS CORREM SOMENTE NO DOMINGO, MAS SE FOREM TREINAR NO SÁBADO TERÃO QUE PAGAR OS R$ 50,00.
SÁBADO A PISTA É PARA OS ASSOCIADOS QUE ATÉ HOJE SÃO NA SUA MAIORIA DA GT, CONVIDAMOS TB O PESSOAL DA CWB, E OS AMIGOS HOBISTAS INICIANTES, SERÁ UM CENTRO DE AUTOMODELISMO E AEROMODELISMO O THALIA.
NÃO PODEMOS SER EGOISTAS, O CLUBE NECESSITA DE RENDA NO SEUS APARELHOS, A PISTA E UM DELES E O AEROMODELISMO E OUTRO.
VAMOS ANDAR NA MELHOR PISTA DE RC DO BRASIL TCHÉE!!!!!!POR APENAS R$50,00 E O MÊS QUE NÃO ANDAR NÃO PAGA, QUER MELHOR DO QUE ISTO!!!!!!!!!
BORA ANDAR TCHÉÉÉÉÉÉÉ´
CORRA QUE O BATMANN² TE PEGA

¹ TCHÉÉ- significa amigo do hobby, expressão utilizada dentro da categoria GT , criada por um amigo Galdério!!!!!!!!
²BATMANN- significa a esposa do hobbista esperando ele em casa no sábado a noite com cinta liga e toda pronta para o amor, e ele chega e fala " O BATMANN, ESQUENTA A JANTA"
ABRAÇO A TODOS
Ass.Marcel

Anônimo disse...

esse tal Dijalma,ja me disseram que não é um homem de carater,e agradeço o convite.
nao tenho 1/10 e nao gosto, ando de GT2 toda a segunda feira e pretendia correr de GT,mas visitei um treino e achei uma panela só,fofocas e risadas cretinas alem de nao ser bem recebido. O tchééé foi legal, mas nada a ver com o hobby, deve ser coisa daquele cabeludo marrento que não olha pra ninguem em volta dele.Só que o papo do batman, ofende um pouco o hobbista vc não acha? ou é de vc que estamos falando?
Adorei o pangaré!!! ja ouvi que tem um ``cavalão``lá quem sabe a gente se da bem.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não se ofendam meninas!!!

Anônimo disse...

VENHA ANDAR SIM MEU AMIGO!!!!!!
AS RISADAS SÃO CRETINAS SIM ,MAS É PORQUE A VIDA NÃO É MOLE E SE PODEMOS ANDAR DE CARRINHO E DAS RISADAS SOLTAS SEM TER QUE FICAR PENSANDO NO TRABALHO !!
VALE A MUITO AS RISADAS
UM AMIGO NOSSO FALOU E DISSE UMA FRASE!!!--- EU ANDO DE GT PARA NÃO TER QUE TOMAR ANTIDEPRESSIVO!!!!! ENTENDEUUU
VALE MUITO AS RISADAS CRETINAS PARA A NOSSA VIDA!!!!
EM TODO O GRUPO ELE SEMPRE TERÁ UMA UNIÃO ENTRE OS PARTICEPES, OS NOVOS TEM QUE SE SENTIREM BEM NO GRUPO, E NÃO O GRUPO SE MOLDAR A VONTADE DE CADA UM QUE ENTRA.
PARTICIPAR DE GRUPO É UM DESENVOLVIMENTO HUMANO, O SER HUMANO SÓ FAZ EXPERIENCIAS E VIVENCIAS EM GRUPO.
VAMOS ACELERAR O SEU GT MEU AMIGO
O DJALMA É SIM UM GRANDE HOMEM, HONESTO, PARTICIPATIVO, AMIGO, ELE FAZ O BEM SEM PEDIR NADA EM TROCA.
EU POSSO DIZER A TODOS OS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO THALIA , TODOS SERÃO BEM RECEBIDOS, MAS NÃO QUERÃO SER CARREGADOS NO COLO!!!!!
Ass-Marcel

Anônimo disse...

Prezado Sr.Pangaré, me recuso em participar opinando e principalmente respondendo comentários vindo de um ser ignorante como o senhor, pois prefiro utilizar meu precioso tempo, para uma pausa do trabalho, um cafezinho, mas o seu tipo de comentário não tem como deixar passar batido. Vamos lá, quem altera a verdade dos não merece crédito algum, dar a cara para bater e assumir o problema, trazendo para si as responsabilidades apresentando solução, são poucos que tem esta coragem, se o Marcel assumiu este papel foi em defesa da maioria que luta pelo bem e colabora para o crescimento do hobby sempre de forma sadia e com responsabilidade e acima de tudo companheirismo, se o senhor opina em um fórum como este sem ter a coragem de assumir o que escreve, na minha opinião não passa de um covarde que se esconde atrás do teclado e não merece ser tratado como um pangaré pois sendo assim estamos ofendendo um animal indefeso digno de atenção.
Parabéns Marcel pela atitude, não se preocupe com estes tipos de comentários, não vale a pena.

Atenciosamente,
Alexandre Quintino.

Anônimo disse...

De tudo que tenho acompanhado nao posso deixar de dar minha opiniao, ja os chamei de moleques de calças curtas por ver brigando Homens que tem coragem de se reunir para brincar de uma forma tao Especial.Hoje retorno a escrever para pedir que o Bom Humor,Alegria e tamanho empenho para a pratica deste Hobby nao fique ofuscado por pessoas que como disse o Djalma, ainda nao descobriram qual e o seu lugar neste mundo.Julgar pessoas(Djalma) pelo que se ouviu dizer...Bem,O VENTO SOPRA ONDE QUER POREM, NAO SEJAMOS COMO A PALHA QUE POR ELE E LEVADA.Estes ja se colocaram de fora, creio que nao merecem mesmo estar ao lado de voces e muito menos respostas, ignorar e o melhor remedio. Corram,brinquem,deem risadas uns dos outros, riam juntos,apoiem se porque nada melhor do que SER e SER FELIZ...GCosta