Num sábado de sol e temperatura agradável, onze pilotos compareceram para disputar a 2ª etapa do Campeonato Paranaense 1/8 GT. Como sempre um ambiente super descontraído, com muita camaradagem e belas disputas na pista.
Já na chegada deu para curtir o visual renovado da pista com suas zebras, faixas, marcação de box e entrada dos boxes todos repintados e tinindo de novo. Obra dos companheiros Guto Moraes, Alexandre e Luckyan Quintino, Djalma Mendes e Jorge Montoro, que compraram o material e dedicaram a sexta-feira para realizar todo o trabalho. Nosso parabéns a eles por esta iniciativa e isso demonstra que muito mais que um clube ou associação somos um grupo de hobbistas interessados no progresso do hobby e da nossa categoria.
Na tomada de tempo Gustavo Lagos largou e ficou na pole até a 9ª volta quando teve problemas e abandonou a tomada. Já Luckyan largou em 5º e na quinta volta já estava em segundo e com o abandono do Gustavo Lagos abocanhou a pole. Aí ele fez a barba! Bráulio com problemas só deu 3 voltas e Marcos Silva nem chegou a participar da classificatória.
Nesta etapa tivemos duas estreias: Marcos Silva, retornando do Equador onde participou da Copa Mitad del Mundo, e Gustavo Lagos que estreou como piloto da equipe Hotestantes-MK Fuel. O caranguejo não vai parar por falta de combustível!
As 14:00 horas tivemos a largada da primeira bateria e Marcos Silva largou na ponta, seguido de Luckyan e Guto Moraes. Enquanto o carro do Marcos aguentou estas posições se mantiveram. Na 13ª volta Marcos foi para os boxes para arrumar o carro e a disputa ficou acirrada entre Luckyan, Djalma, Guto Moraes e Chico Lima. Começou a haver um revezamento na liderança entre Luckyan e Djalma, seguidos de perto pelo Chico Lima e Guto Moraes. Dois pilotos da equipe Caranguejo, Bráulio e Gustavo Lagos não tiveram sorte neste sábado. Foi um dia para ser esquecido! Guga terminou em 6º e Bráulio ficou com a 10ª colocação, algo inédito neste ano. No final da bateria Luckyan cruza em primeiro, seguido de Djalma e Chico Lima, prevalecendo o piloto que menos errou. Já nesta primeira bateria quase todos os pilotos fizeram voltas mais rápidas do que na classificatória e três deles chegaram na casa dos 20 segundos por volta. Aqui Luckyan fez o cabelo!
As 15:30 horas foi dada a largada para a segunda bateria com Luckyan largando na frente e Marcos Silva na perseguição. Na quinta volta o Marcos assume a liderança, seguido de Luckyan, Djalma e Gustavo Lagos. Mas o dia não estava para Djalma ou Guga - na volta 29 Guga quebrou e na volta 30 foi a vez de estourar o motor do Djalma. A partir daí Chico Lima assumiu a 3ª posição com uma certa vantagem do Dalcol em 4º lugar. Marcos Silva fez a volta mais rápida do dia com 20.297 e não foi só ele que chegou na casa dos 20: Djalma fez 20.687 e Luckyan chegou aos 20.757. Bráulio nem largou para a segunda bateria e Jorge Montoro só deu uma volta que somada as 11 que conseguiu andar na primeira bateria igualou a quantidade de voltas da sua classificatória. Haja azar!
Houve um momento da segunda bateria que deu para perceber que o Luckyan sabe planejar sua corrida e isto é um fator determinante para o sucesso de um piloto. Ele estava em primeiro, já perto do final da bateria, e Marcos Silva vinha com a "faca nos dentes" para disputar a liderança. O que fez o Luckyan? Não opôs resistência e deixou Marcos passar, pois com o 1º lugar da primeira bateria não seria ameaçado pelo Marcos e mantendo-se em segundo seria o campeão. Será que ele pensou tudo isso? Ou será que foi orientado no box antes da corrida? De qualquer maneira foi uma ótima estratégia e que o levou a vitória na etapa.
A segunda bateria terminou com Marcos Silva em primeiro, Luckyan em segundo e Chico Lima em terceiro, duas voltas atrás dos lideres.
Com a soma dos resultados das baterias o campeão da etapa foi Luckyan Quintino, o vice campeão foi Chico Lima e o terceiro colocado foi Carlos Dalcol, representando os Caranguejos.
Vamos preparar os carros para a 3ª etapa em 10 de agosto juntamente com a 4ª etapa do Campeonato Paranaense 1/10 nitro.
A nota triste é que a categoria 1/8 Protótipo acabou! Nesta etapa nenhum competidor apareceu na Thalia. Uma categoria que começou com o entusiasmo dos praticantes acabou pela falta de entusiasmo dos praticantes.
Seguem as fotos da etapa:
Gustavo Lagos (Hotestantes-MK Fuel) |
Bráulio Junior |
Guto Moraes e Luckyan Quintino |
Luckyan Quintino, Alexandre Quintino e Marcel Silva da Alpha RC |
Jorge Montoro antes dos problemas com o carro. |
Dalcol recebe a medalha de 3º colocado de Marcel Silva da Alpha RC |
Dalcol e Marcel |
Chico Lima, piloto Hotestantes-MK Fuel, recebe a medalha de 2º colocado de Marcel Silva da Alpha RC |
Chico Lima e Marcel Silva |
Luckyan recebe a medalha de Campeão da etapa das mãos de Marcel Silva da Alpha RC |
Chico, Marcel, Luckyan, Alexandre e Dalcol |
O Pódio da etapa! |
Chico Lima curtindo sua medalha! |
O descanso dos guerreiros! |
Equipe Hotestantes-MK Fuel: Luiz Carlos e os pilotos Lucas Lima, Chico Lima e Gustavo Lagos. |