O final de semana do Brasileiro foi de verão em pleno
inverno curitibano, com um domingo realmente quente para nossos padrões
climáticos.
As atividades começaram cedo na pista da Fazenda Thalia
com os pilotos da GT e 1/10 nitro iniciando os preparativos para as tomadas de
tempo da 1/10 e semi finais da GT. As
oito horas a pista foi aberta e o barulho dos motores começou e só silenciariam
no final da tarde com a premiação dos vencedores.
Nas tomadas de
tempo no sábado Leandro Campos dominou os cinco heats seguido sempre por Heitor
Nogueira e no outro grupo o domínio foi de Paolo Morganti seguido por Luckyan
Quintino. O piloto convidado Paolo Morganti foi direto para a Final e não
precisou disputar as Semi Finais.
O programa para o dia previa muita emoção para os
dezesseis pilotos, com duas semi finais
que classificariam oito pilotos para a Final, quatro pilotos de cada uma e uma
repescagem entre os oito pilotos que não se classificaram, disputando as
últimas três vagas para a Final.
Semi
Finais
As semi finais começaram as dez horas com os pilotos da
Semi B que largaram na seguinte ordem: Luckyan Quintino, Synnuhê Ramos, Cleyton
Viana, Rodrigo Koehler, Carlos Dalcol, Robson Limonte, William Maeda e Bruno
Rocha (que com problemas no carro não largou).
Cleyton Viana largou na frente e não largou a ponta até o final dos
vinte minutos de prova. Luckyan Quintino
estava na perseguição do Cleyton até que na décima volta seu carro quebrou e a
prova acabou para ele. Daí para a frente
foi uma batalha entre os pilotos do Paraná – Synnuhê Ramos, Rodrigo Koehler e
Carlos Dalcol para ficarem entre os quatro classificados para a Final da GT. A classificação da Semi B ficou assim:
As onze e trinta horas foi dada a largada para a Semi
A com o grid formado por Leandro Campos, Heitor Nogueira, Giancarlo Tudisco,
Márcio Zsiga, Paulo Martins, Djalma Mendes, Francisco Magno e Marcos Silva. Leandro Campos largou na pole seguido de
Heitor Nogueira e Marcio Zsiga. Marcos
Silva que largou na última posição, ao final da primeira volta já era o quarto
colocado. Leandro continuava firme na
frente e Marcos Silva já era o terceiro colocado na segunda volta e estava
determinado a levar a Semi A. Na
vigésima terceira volta Marcos Silva assume a segunda colocação que era do
Heitor Nogueira e continua na perseguição do Leandro Campos que estava duas
voltas a frente. Na volta 48 Leandro é
obrigado a entrar no box e perde as duas voltas de vantagem para Marcos, que assume
a liderança a sete voltas do final. A
Classificação da Semi A ficou assim:
Repescagem
A prova dos
desesperados começou as quatorze e vinte horas com oito pilotos jogando suas
últimas cartas para conquistar as derradeiras três vagas para a grande
final. O grid da repescagem ficou assim:
Djalma Mendes, Márcio Zsiga, Paulo Martins, Robson Limonte, William Maeda,
Francisco Magno, Luckyan Quintino e Bruno Rocha (que pediu tempo e ainda assim
não conseguiu concertar seu carro e perdeu a repescagem). Foi uma prova tensa pois era a última chance
de alguém alcançar a chance de disputar a grande final. Luckyan Quintino era o que tinha tudo para
estar mais nervoso que os demais pois dominou, juntamente com Paolo Morganti,
as tomadas de tempo. Mas durante a prova
conduziu seu carro de forma segura e quem quase teve um colapso nervoso foi seu
mecânico e “paitrocinador” Alexandre Quintino.
Luckyan largou em sétimo e já na primeira volta era o segundo colocado e
assumiu a ponta a partir da quinta volta, não largando mais até a bandeirada
final. William Maeda vinha muito bem em
terceiro lugar quando na volta seis, em um acidente de corrida, seu carro
quebrou obrigando-o a ir para o Box e retornando na sétima posição e apesar de
todos os esforços acabou na quinta posição.
Outra disputa bonita ficou entre Djalma e Marcio Zsiga que se revezaram
na segunda e terceira posição. Francisco
Magno acabou em quarto lugar a uma volta do terceiro e talvez tenha sido quem
mais lamentou ter acabado em quarto lugar.
A classificação da Repescagem ficou assim:
A grande Final
Semi finais concluídas,
repescagem finalizada, só restava esperar pela grande final que iniciou-se por
volta das dezesseis horas com quarenta e cinco minutos de muita disputa e
emoção. Os pilotos e seus carros prontos
para a grande final:
O grid de largada ficou
assim:
Na primeira volta
Leandro Campos assumiu a ponta seguido de perto, mas perto mesmo, por Paolo
Morganti e ambos estavam tão rápido que logo abriram uma grande vantagem para
os demais participantes. A partir da décima terceira volta os dois já tinham
uma volta de vantagem sobre o terceiro colocado. Esta disputa entre os dois continuou até a
volta 20 quando Paolo reassumiu a ponta e não largou mais, apesar da
perseguição constante do Leandro Campos.
Luckyan Quintino que largou na décima posição, ao fim da primeira volta
já era o quinto colocado e durante a prova foi galgando posições até terminar
em terceiro lugar, a sete voltas do segundo e cinco voltas a frente do quarto
colocado, Giancarlo Tudisco. Os quatro
primeiros fizeram uma prova quase sem problemas mas, a partir do quinto
colocado todos tiveram algum tipo de problema com o carro, especialmente Heitor
Nogueira com 72 voltas, Rodrigo Koehler com 68 voltas e Marcos Silva com apenas
37 voltas encerraram suas participações neste Brasileiro 2015. Após uma prova disputadíssima entre todos os
pilotos, a vitória ficou com Paolo Morganti e o resultado da Final foi o
seguinte:
Os carros que
terminaram a final:
A Premiação
Para efeitos do
Campeonato Brasileiro 1/8 GT o campeão foi Leandro Campos com Luckyan Quintino
em segundo lugar, Giancarlo Tudisco em terceiro, Djalma Mendes em quarto e
Synnuhê Ramos em quinto lugar. Paolo
Morganti, como piloto convidado, disputou mas não levou o troféu de Campeão mas
não saiu de mãos vazias e ganhou um troféu pela brilhante participação.
Synnuhê Ramos recebe do presidente da Sociedade Thalia o troféu de quinto colocado no Brasileiro GT. |
Djalma Mendes recebe o troféu de quarto colocado no Brasileiro GT |
Giancarlo Tudisco recebe o troféu de terceiro colocado no Brasileiro GT |
Luckyan Quintino recebe o troféu de Vice Campeão do Brasileiro GT |
Leandro Campos recebe o troféu de Campeão do Brasileiro GT 2015 |
O pódio do Brasileiro 1/8 GT 2015! |
F O T O S
Paolo Morganti, ao centro de boné, piloto oficial Serpent e os demais pilotos com equipamento Serpent. |
Kenedi Quequi da TMK Promoções filmando o evento com Drone. |
Anderson Nicoforenko, cronometrista, e Guilherme Hiekis, fiscal |
Pódio da 1/10 Nitro - Otávio Langowski em primeiro, Edson Lima em segundo e Flavio Tamashiro em terceiro. |
Fotos de Gilca Costa, Luiz Francisco Lima e Kenedi Quequi.
facebook.com/campeonatogt
3 comentários:
Parabéns pela matéria , se sempre houvesse coberturas responsaveis nos eventos em nossas pista, desta forma que realizaram, acredito que o esporte seria muito mais valorizado e principalmente atrairia cada vez mais participantes.....
Obrigado pelo comentário e continuarei me dedicando a divulgação de nosso hobby e categoria. Um abraço.
Excelente reportagem. Precisamos disso nos demais eventos no Brasil.
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