Segue o regulamento para conhecimento de todos:
COPA JOINVILLE 1/8 GT
2015
Categoria 1/8 GT
Regulamento
Técnico e de Prova
Versão 1.0 / 2015
A organização da COPA JOINVILLE 1/8 GT 2015 adota como principio básico
a igualdade competitiva, privilegiando o melhor piloto e não o melhor equipamento,
promovendo o hobby e o bem estar social dos participantes.
As
hipóteses não previstas neste regulamento serão decididas pela Direção de Prova.
O Diretor de
Prova terá total autonomia para modificar o cronograma se julgar necessário
para o bom andamento do evento. Esperamos que com esse regulamento todos possam
ter as mesmas condições de competitividade
1 –
INTRODUÇÃO
A COPA
JOINVILLE 1/8 GT será realizada em 01 Etapa na pista da AJARC em Joinville - SC no dia 04 de outubro de 2015, juntamente
com a etapa do Campeonato Catarinense.
2 –
REGULAMENTAÇÕES DAS CORRIDAS
2.1 – Horários das Atividades
2.2 – As atividades dos
pilotos/mecânicos só poderão iniciar-se a partir das 08h00min e poderão
estender-se, no máximo, até às 18h00min.
2.3 – Tomada de tempo:
Serão duas tomadas de tempo de 5
minutos cada uma e o grid de largada da 1ª bateria será formado com o melhor
resultado de cada piloto nas duas tomadas de tempo.
Até 10 pilotos: A tomada de tempo terá
duração de 5 minutos, com largada lançada nominalmente em frente aos boxes pelo
diretor de prova, cada piloto terá seus 5 minutos contados a partir da primeira
passagem pela linha do sensor. A partir daí, estará aberta a contagem de 5
minutos para o piloto, valendo o maior número de voltas. O critério de desempate será o menor tempo para completar as
voltas.
Caso não
tenhamos mecânicos suficientes para todos os pilotos, a Comissão de Corridas
poderá determinar que a tomada de tempo fosse dividida em dois grupos de
pilotos, de modo a que um grupo possa fazer o atendimento de Box para o outro.
Para mais de 10 pilotos, os critérios
serão os mesmos: duas tomadas de tempo, com a duração de 5 minutos, para cada grupo
de pilotos. As tomadas de tempo serão dividas pela quantidade de pilotos.
2.4 – Formato
de corrida:
Até 10 pilotos
e caso tenhamos mecânicos suficientes, a corrida constará de duas baterias com
duração de 25 minutos cada. Ao final das
duas baterias serão apurados os vencedores da etapa.
Até 20 pilotos a corrida constará de duas baterias para cada grupo de pilotos e uma final
com os 10 pilotos melhores classificados, independente de qual GRUPO pertença.
As baterias
e a final terão duração de 25 minutos.
A distribuição dos pilotos para os
grupos será feita de acordo com os tempos obtidos na tomada de tempo. Exemplo:
1º colocado
na tomada – 1º lugar no grid GRUPO A
2º colocado
na tomada – 1º lugar no grid GRUPO B
3º colocado
na tomada – 2º lugar no grid GRUPO A
4º colocado
na tomada – 2º lugar no grid GRUPO B
5º colocado
na tomada – 3º lugar no grid GRUPO A
6º colocado
na tomada – 3º lugar no grid GRUPO B
7º colocado
na tomada – 4º lugar no grid GRUPO A
8º colocado
na tomada – 4º lugar no grid GRUPO B
9º colocado
na tomada – 5º lugar no grid GRUPO A
(...) E assim
sucessivamente.
2.6 – Todos os
pilotos disputarão duas baterias de 25 minutos cada e ao final delas é que serão
conhecidos os 10 pilotos que participarão da final.
2.7 – Cada piloto é responsável pelo
seu sensor, carro e equipamento. É permitido a presença de até UM mecânico por
carro embaixo do giral.
3 –
PONTUAÇÃO:
PARA ATÉ 10
PILOTOS
PONTUAÇÃO POR
HEATS (BATERIAS)
3.1 – Cada piloto receberá uma
pontuação em cada bateria final, com valor inicial igual ao número de pilotos e
decrescente dependendo do número de participantes de cada bateria.
Exemplo 10
pilotos:
1º – 10 pontos
2º – 09 pontos
3º – 08 pontos
4º – 07 pontos
:
:
10º - 01 ponto
3.2 – No caso
em que os pilotos sejam divididos em dois grupos, a pontuação do heat será
atribuída ao final da primeira bateria dos grupos A e B. Ou seja, atribuem-se
os pontos de 10 até 1 mesclando os resultados de cada piloto do grupo A com o
grupo B.
3.3 – O mesmo
será feito ao final da segunda bateria dos grupos A e B.
3.4 – A
classificação final da etapa será a soma dos pontos obtidos nas duas baterias,
de acordo com os critérios acima, determinando assim as posições finais da
etapa.
3.5 - Em caso
de empate na pontuação dos heats ou final, os critérios de desempate serão na
ordem:
1. Maior
número de voltas no heat ou na soma dos heats.
2. Menor tempo
para atingir o maior número de voltas
3. Melhor
colocação na Tomada de Tempo
3.6 – Tempo das Provas - 25 minutos
PARA ATÉ 20
PILOTOS
3.7 – A classificação
dos heats e final, para até 20 pilotos obedecerá aos mesmos critérios definidos
nos itens 3.2 a 3.6 acima.
4 – PROCEDIMENTOS
DE CORRIDA
4.1 – Largada nas tomadas de tempo, o
Diretor de Prova irá autorizar a largada de cada piloto nominalmente dos BOXES.
A prova terá duração de 5 minutos, com início dos 5 minutos cronometrados a
partir do momento que o piloto passar pela primeira vez na linha do sensor, que
se encontra próximo a cabine de cronometragem.
4.2 – Nos demais heats, o Diretor de
Prova fará uma contagem regressiva iniciada em cinco e ao chegar a um os
pilotos aguardarão o "start" do Diretor de Prova para largar. Os
carros largarão da pista, na formação do grid tipo LE MANS.
5–
SOLICITAÇÕES DE TEMPO
5.1- Não será permitida a
solicitação de tempo por nenhum piloto em nenhum Hit, a única exceção será no
caso de houver mais de 10 pilotos participantes do evento, no HEAT FINAL poderá
ser solicitado apenas um pedido de tempo de 10 minutos, para reparo de
equipamento. Durante este período a pista ficará fechada.
5.2- Este tempo extra deverá ser
solicitado até 3 minutos antes do alinhamento dos carros no grid de largada. O
Diretor de Prova informará aos pilotos o término do prazo para a solicitação de
tempo, e a partir deste momento, os carros que não conseguirem alinhar no grid,
deverão largar dos boxes após a autorização do Fiscal de Pista.
5.3 - O piloto que fizer a solicitação
deverá largar na última posição do grid e o seu lugar ficará vago. Na
impossibilidade, deverá largar do seu Box, após a autorização do diretor de
prova.
6 –
TÉRMINO DO HEAT E TOMADA DE TEMPO
6.1 – A direção de prova poderá efetuar
uma vistoria técnica a qualquer carro durante o dia todo. Seja em tomadas de
tempo ou heats. Todos os carros devem aguardar a liberação pelo diretor de
prova ou inspetor técnico. O piloto que retirar o carro antes do tempo
determinado será desclassificado do heat. Todos os pilotos que tiverem seus
carros vistoriados podem acompanhar a vistoria técnica.
7 –
PONTUAÇÃO
7.1 – Será atribuída a seguinte
pontuação aos pilotos participantes:
7.2 – Pole Position = 1 ponto extra
7.3 – Pontos para posições finais da
corrida: será a somatória dos pontos conquistados na primeira e segunda
bateria. Ex:
1º lugar na primeira bateria = 10 pts
5º lugar na segunda bateria = 06 pts
Pontuação final do evento = 16 pts
Se fizer a pole soma 1 pt = 17 pts
7.4 – DC = DESCLASSIFICAÇÃO: O piloto
que for punido com a desclassificação do Heat, perdendo os pontos somente do
Heat.
7.5 – No caso de empate entre pilotos
no resultado final da COPA JOINVILLE 1/8 GT 2015, o critério de desempate será,
pela ordem:
1.
Maior número de voltas no heat ou na soma dos heats.
2.
Menor tempo para atingir o maior número de voltas
3.
Melhor colocação na Tomada de Tempo
4. Persistindo o empate, será dividida
a mesma colocação.
8 –
INSCRIÇÕES
8.1 – No momento da inscrição no COPA
JOINVILLE 1/8 GT 2015, cada piloto receberá dois (02) jogos de números de
registro que deverá ser utilizado durante todo o evento. Este número, com fundo
branco e o digito em preto, deverá ser fixado no para-brisa dianteiro do carro
e nos vidros laterais traseiros. Se houver a possibilidade, o piloto poderá
escolher seu número.
9 –
POSIÇÕES NO PALANQUE
9.1 – Os pilotos serão chamados pelo
diretor de prova e devem se posicionar no palanque de acordo com a ordem de
largada. O pole escolhe sua posição por primeiro e assim por diante até todos estarem
posicionados.
10 –
FREQUÊNCIAS DE RADIO
10.1 – Cada piloto deverá ter,
obrigatoriamente, duas frequências diferentes para a inscrição. Exceto
rádios 2.4GHz.
10.2 – Em caso da ocorrência de
frequências iguais durante as tomadas de tempo, o Diretor de prova deverá
chamar os pilotos e propor a troca de frequência dentro do espírito esportivo.
Caso não ocorra a troca, haverá a retenção dos rádios pelo diretor de provas.
10.3 – Nos heats a preferência absoluta
é do piloto que estiver mais bem classificado não cabendo recurso.
10.4 – É permitido o uso do equipamento
DSM de modulação de frequência (2.4GHz). *No caso de troca de frequência a
direção de prova concederá 10 minutos para o piloto realizar a troca.
10.5 – É proibido a permanência de
pilotos e mecânicos na torre de cronometragem durante toda a prova
11 –
SENSORES
11.1 – Os sensores utilizados serão de
total responsabilidade dos pilotos. Portanto é solicitado ao piloto que faça a
correta instalação do sensor no carro e que zele pela conservação e limpeza do
mesmo.
12 –
REGISTROS E VISTORIA TÉCNICA
Será realizada uma vistoria técnica
no inicio das atividades. Após cada heat
será verificado somente o peso do carro e os pneus obrigatórios para o evento.
12.1 – Todos os pilotos deverão
fazer o registro do seu carro, rádio e número de sensor.
12.2 – É responsabilidade de o
piloto ter seu carro dentro das especificações técnicas do Campeonato.
12.3 – Caberá somente ao piloto
participante solicitar ao Diretor de Prova vistoria técnica suplementar de
qualquer carro. Para isso, deverá proceder da seguinte forma:
–
Pagar uma taxa no valor da inscrição da prova.
–
Estar participando da prova.
–
Preencher formulário próprio.
– Caso não seja procedente a
reclamação, o piloto solicitante arcará com os custos da vistoria em favor do
dono do carro vistoriado. (Ex: inutilização de qualquer peça, pneu, roda, motor
ou acessório do carro para que a vistoria seja procedida).
12.4 – Caso seja procedente a
reclamação, o Diretor de Prova desclassificará o piloto envolvido do Heat, de
acordo com a gravidade do fato, e o requerente não arcará com qualquer custo da
vistoria, tendo o valor pago pela taxa de vistoria reembolsada.
12.5 – A presença dos envolvidos
durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
12.6 – A direção de prova também
poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer
significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível,
com as mesmas consequências anteriormente descritas.
12.7 – Cada piloto poderá apenas
utilizar um único carro, não é permitido trocar de carro e nem de chassis
durante a prova. O piloto pode trocar peças como cardã, bandejas entre outras
excluindo o chassis do carro.
13 – CHUVA
Caso ocorra
chuva antes do início do evento, os pilotos deverão preparar seus automodelos
para disputarem os Hits. A categoria 1/8 GT não possui limitações para se
disputar eventos em pista molhada. Em situações de Chuva, a prova irá
prosseguir normalmente, uma prova é considerada completa desde que tenham sido
realizadas as tomadas de tempo. A posição geral da Etapa será então a mesma
obtida nas Tomadas de Tempo.
13.1 – A prova irá ocorrer com pista
molhada, mas apenas em caso de chuva torrencial, com muitas poças na pista e/ou
condições extremas de pilotagens a prova será cancelada e/ou prorrogada.
13.2 – Deverá ser aguardado o horário
limite de 11h00minhs para cessar a chuva torrencial e dar continuidade à
competição.
13.3 – Persistindo a chuva
torrencial, a Organização poderá cancelar a prova e verificará a possibilidade
de se marcar nova data para a realização da etapa.
13.4 – Caso ocorra chuva
durante a competição.
13.5 – Caberá ao Diretor de
Prova a observância dos princípios de igualdade de condições para todos os
pilotos e a decisão de interromper a corrida.
13.6 – Chuva nas tomadas de tempo: No
caso de interrupção de uma tomada de tempo em virtude da chuva, todos os tempos
da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a
igualdade de condições.
13.7 – No caso da
impossibilidade de se realizar os heats, será considerado como resultado final,
a classificação das tomadas de tempo.
13.8 - Chuva nos Heats: No caso
de interrupção de um heat em virtude de chuva torrencial, todos os tempos da
mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a
igualdade de condições. Aguardar 60 minutos e se houver condições, reiniciar a
corrida com o mesmo "grid" anterior.
13.9 – Se após 60 minutos não
tiver condições para continuar, a prova será encerrada.
13.10- Em caso de chuvas
torrenciais após um heat ou mais serem realizados considera-se o resultado
final da etapa a soma total da pontuação obtida nos heats já realizados.
14- PANES
NO SISTEMA DE CRONOMETRAGEM
14.1 – Serão adotados os mesmos
procedimentos para o caso de chuva (item 13). Caberá à Organização da Prova a
decisão final.
15 –
PENALIZAÇÕES
15.1 – Serão aplicadas, pelo Diretor de
Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do
regulamento.
15.2 – Salvo as penalizações previstas
que não cabem recurso, as demais caberão recurso, em formulário próprio,
dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa.
As
penalizações serão divididas em:
15.3 – Advertência Verbal: o Diretor de
Prova comunicará a penalização da seguinte forma:
Piloto XXXX, você esta sendo advertido
verbalmente por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos
em que não há interferência no desempenho dos pilotos adversários, como:
a) obstruir, sem insistência, a
passagem de piloto mais rápido;
b) tocar um carro adversário de
maneira brusca, sem que o mesmo perca sua posição;
15.4 – Stop and Go: o Diretor de Prova
comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, "Stop and
Go", você esta sendo penalizado por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria
de penalização os casos que interfiram no desempenho dos pilotos adversários,
ou em faltas consideradas graves, como:
a) piloto retardatário obstruir, com
insistência, a passagem de piloto mais rápido;
b) usar termos de baixo calão (tanto o
piloto quanto integrante de sua equipe);
c) tocar um carro adversário de
maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;
d) ao receber 02 advertências verbais
no mesmo dia da corrida;
e) falta de condições técnicas do
equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos
demais pilotos;
f) queima de largada (qualquer
movimentação do carro antes da autorização de largada);
g) Parar os carros com os pés;
h) Realizar reparos na pista;
i) Pilotar de forma que interfira no
resultado da corrida. Espera deliberada por outro carro será considerado como
delito grave e resultará em imediata desclassificação.
j) O não cumprimento de realizar a
função de gandula em sua vez. (Se não houver gandulas disponibilizados pela Organização).
15.5 – Desclassificação
15.5.1 – Deixar de apresentar o veículo
quando solicitado para a vistoria após as tomada de tempo e Heats.
15.5.2 – Receber 03 “stop and go” na
mesma etapa;
15.5.3 – Estar com o carro fora das
Especificações Técnicas.
15.5.4 – Insistir em manter o carro
com algum problema técnico (Ex.: pipa mal conectada, algo que interfira na
estabilidade do carro, etc.) na pista, colocando em risco a posição dos pilotos
adversários.
15.5.5 – Não pagamento da taxa de
inscrição da etapa;
15.5.6 – Nos casos de agressões
verbais descontroladas;
15.5.7 – Nos casos de condutas
irregulares intencionais e atitude antiesportiva durante a etapa;
15.5.8 – Passar o sensor na antena de
captação do sinal. Visando se beneficiar , de má fé , durante a competição.
15.6 – Eliminação da Copa
15.6.1 – Nos casos de agressões
físicas.
16 – COMO
CUMPRIR O STOP AND GO
16.1 – O piloto deve entrar pela pista
de rolagem dos boxes, parar completamente o carro no Box na área de penalização
pré-definida e retornar pela área do Box até a pista novamente após liberação
do diretor de prova.
16.2 – O piloto penalizado terá três
voltas para cumprir o Stop and Go.
16.3 – Caso falte menos de três voltas
para o término da prova, e o piloto não cumpriu sua penalização, o piloto terá
diminuído uma volta de seu total de voltas completadas até o momento, sem
direito a recurso.
16.4 – Durante o Stop and Go, ninguém
poderá fazer nenhum reparo no carro.
17 –
PONTUAÇÃO SOB PENALIDADE
O piloto perderá a pontuação do Heat.
18 –
PROTESTO
18.1 – Somente será aceito o protesto
por escrito e com o formulário apropriado e encaminhado em mãos ao diretor de
prova.
18.2 – Prazos para encaminhamento do
protesto: 10 minutos após o término do heat em questão.
18.3 – Todo protesto será
respondido por escrito.
19 –
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
19.1 – CHASSI
Permitido qualquer chassi 1/7 e 1/8
baseado em buggy/truggy , desde que possua eixo cardã (Qualquer marca ou
conversão de off Road será permitida) e bitola máxima de 310mm e entre eixos de
390mm.
19.2 – BOLHAS
Qualquer bolha disponível no mercado,
desde que possua formas baseadas em um carro turismo e/ou GT, duas ou quatro
portas ,representando um carro 1/1 , não serão permitidas bolhas tipo
protótipo. A bolha deverá ser fabricada com material flexível.
19.3 – PNEUS
Apenas pneus de borracha nacionais
serão permitidos. Os pneus deverão estar respeitando o limite de largura da
bolha, não será permitida a utilização de qualquer material para aumentar a
largura da bolha de modo a acomodar pneus que estejam desrespeitando o limite
de largura da bolha. Pneus de espuma não serão permitidos.
19.3.1
– para até 10 pilotos SÓ SERÁ PERMITIDA
A UTILIZAÇÃO DE um JOGO DE PNEU DURANTE TODA A PROVA, os pneus escolhidos pelo
competidor serão lacrados no início da prova e conferidos a cada hit que
participarem durante a prova. O piloto
deverá escolher um pneu usado para ser lacrado e usado em caso de dano ou
decapagem de um pneu do carro. Antes da troca a Direção de Prova deverá avaliar
o pneu danificado e o reserva para autorizar ou não a troca.
19.3.2 – para até 20
pilotos SERÁ PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE TRÊS JOGOS DE PNEUS DURANTE TODA A PROVA
(CLASSIFICAÇÃO, SEMI FINAL E FINAL), os pneus escolhidos pelo competidor serão
lacrados no início da prova e conferidos a cada hit que participarem durante a
prova.
19.4 – CAPACIDADE DO TANQUE
Todos os carros poderão ter apenas um
tanque de combustível, com capacidade máxima de até 150 ml.
19.5 – EMBREAGEM
Não será permitida a utilização de
embreagens tipo centax, apenas embreagem de duas, três, quatro sapatas
utilizadas em buggys serão aceitas.
19.6 – MOTORES
Serão permitidos motores de. 21 a.28,
com máximo de 5 janelas incluindo escape, cujo preço no exterior não ultrapasse
US$260,00. Para estes motores será liberada a utilização de transmissão de duas
marchas.
Motores acima desta especificação
de preço e até U$ 300,00 poderão participar da competição desde que utilizem
APENAS transmissão de uma marcha.
19.7 – PIPA
Qualquer pipa especificada para
motores. 21 até. 28 serão permitidas, desde que homologadas pela IFMAR/EFRA ou
originais de modelos RTR.
19.8 – FILTRO
Será obrigatório o uso de filtro INS
BOX.
19.9 – PESO
Todos os modelos deverão ter no mínimo
3.500 gramas com toda eletrônica embarcada, bolha, pneus, SEM COMBUSTÍVEL NO
TANQUE.
19.10 – TRANSMISSÃO
Permitido apenas chassis com tração
4x4 e transmissão por eixo cardã.
20 –
TELEMETRIA
20.1 – Não é permitido o uso de
qualquer dispositivo eletrônico, exceto os seguintes: Dois canais do receptor
que serão usados para operar direção, acelerador e freio. Quaisquer sistemas de
gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
20.2
– O uso de dispositivos de controle de tração, suspensão ativa e quaisquer
controles de direção auxiliados por giroscópio/ sensor de força G é
estritamente proibido. São permitidos somente sensores para coleta de dados e
não para ajuste do desempenho do carro em movimento.
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