No último domingo de outubro, 30/10, foi realizada na pista da CAAR em Curitiba, a 6ª etapa dos Campeonatos Paranaense de 1/8 GT e 1/10 GP. Participaram da etapa seis pilotos da GT e oito pilotos na 1/10 GP, um bom grid em ambas categorias considerando-se os grids das demais etapas.
GT
A primeira tomada de tempo foi da GT e o Marcos Silva não conseguiu largar a tempo, o Alexandre Hirata teve problemas com o seu sensor AMB e posteriormente descobriu que o problema foi de contato pois o cabo estava muito curto. Desta forma o Marcos terminou em 6º, o Hirata em 5º, Claudio Gruber em 4º, Carlos Dalcol em 3º e travaram um duelo acirrado o Helton e Roberto. Terminou com o Helton conquistando a pole.
A primeira bateria terminou com Alexandre Hirata como vencedor, fazendo a volta mais rápida desta bateria, e um duelo emocionante entre Helton e Roberto pela segunda colocação. O Helton foi o vencedor do duelo com Roberto em 3º, Claudio Gruber em 4º, Carlos Dalcol em 5º e Marcos Silva abandonou a prova quase aos três minutos. Apesar disso o carro do Marcos parecia estar bem equilibrado e que ia incomodar, mas não correspondeu e abandonou a bateria.
Na segunda bateria o Alexandre largou bem e assumiu a ponta e Marcos Silva largando em último
foi galgando posições e acabou ameaçando Alexandre a prova inteira. Helton e Roberto duelaram pela terceira posição, vencido pelo Helton. Carlos Dalcol, apesar de abandonar a prova faltando dois minutos para o final, ficou com o 5º e Claudio Gruber com o 6º lugar. Esta segunda bateria foi muito emocionante pois o Marcos e Alexandre se alternavam na liderança e nos cinco últimos minutos travaram um duelo intenso até que o Alexandre bateu na entrada da reta e foi parar dentro dos boxes, o motor apagou e ele acabou chegando uma volta atras do Marcos Silva, ganhador da bateria. Marcos Silva andando forte e rápido acabou fazendo a volta mais rápida da etapa com 15,028.
Com estes resultados a classificação da etapa ficou assim:
O Campeonato 1/8 GT ficou assim:
Conclusão: após esta última etapa e só restando a realização no próximo dia 20/11, na pista da Fazenda Thalia, de uma das etapas canceladas, o virtual campeão é Roberto Oliveira, digo virtual pois ainda não está 100% garantido. Ocorrendo a realização da etapa reserva dia 20/11, mesmo que ele não participe mas pague a inscrição, só não será campeão se o Helton Luis Casa fizer a pole e ganhar a etapa. Neste caso ambos ficarão com 195 pontos mas o Helton ganharia pelos critérios de desempate (pontuação total). Participando da etapa reserva, o Roberto será campeão mesmo ficando com o segundo lugar, ultrapassando o Helton na pontuação total.
Esperamos uma grande disputa pelo título de 2016 da 1/8 GT no próximo dia 20 de novembro na Fazenda Thalia.
1/10 GP
Por problemas no sistema de cronometragem foi necessário fazer uma nova largada para a tomada de tempo da 1/10 e tivemos um duelo emocionante entre Otávio Langowski e Marcio Cichella que volta a volta trocavam de posição mas a pole acabou ficando com Otávio. Em 3º ficou Guilherme Melo, em 4º ficou Edson Lima, seguido de André Franchi, Rodrigo Veiga, Chico Lima e Renato Amaral.
Na primeira bateria tivemos uma disputa acirrada entre Márcio Cichella e Edson Lima, com vantagem para o Cichella que venceu a bateria. Otávio Langowski chegou a disputar com Edson Lima no começo da prova mas acabou em terceiro. Rodrigo Veiga chegou em quarto, Renato Amaral em quinto, Chico Lima em sexto, Guilherme Melo em sétimo e André Franchi, que abandonou aos cinco minutos de prova, terminou em oitavo.
Na segunda bateria, o André, que tinha abandonado na bateria anterior, largou na ponta e manteve durante boa parte da prova. Surpresa foi o Márcio Cichella que venceu a primeira e largou por último nesta bateria e com três voltas já estava na segunda posição e aproximando-se do André, tornando a disputa entre os dois acirrada. Quando um errava, logo o outro também errava. Na terceira abastecida o Cichella entrou primeiro e errou a entrado do box e o André errou a saída do box, batendo e soltando o link da direção, abandonando a prova e ficando na sétima posição. Otávio Langowski com uma boa estratégia de box, fazendo um abastecimento a menos, chegou em segundo. Edson Lima chegou em terceiro, Chico Lima em quarto, Guilherme Melo em quinto, Renato Amaral em sexto, André Franchi em sétimo e Rodrigo Veiga em oitavo.
Com estes resultados a classificação da etapa ficou assim:
O Campeonato 1/10 GP ficou assim:
Conclusão: mesmo faltando ainda a realização da etapa reserva no dia 20/11, o piloto Márcio Cichella já é o campeão paranaense 1/10 GP por antecipação, pois não pode ser alcançado em pontuação, mesmo não participando da etapa reserva, apenas pagando a inscrição.
Parabéns ao campeão Márcio Cichella!
Texto elaborado a partir de relato de Anderson Nicoforenco.
FOTOS
O piloto Carlos Roberto Dalcol |
O diretor de prova Clarel Castilhos e ao fundo o cronometrista Anderson Nicoforenco |
O mecânico Wagner Hirata e "paitrocinador" do piloto Alexandre Hirata. |
O piloto Claudio Gruber e seu mecânico Kenedi Quequi |
Roberto Oliveira recebe o troféu pela Terceira colocação na GT |
Helton Luis Casa recebe o troféu pela Segunda colocação na GT |
Alexandre Hirata recebe o troféu de Campeão da etapa da GT |
O Pódio da GT! |
Marcos Silva recebe o troféu pela Volta mais Rápida na GT |
Edson Lima recebe o troféu pela Terceira colocação na 1/10 GP |
Otávio Langowski recebe o troféu pela Segunda colocação na 1/10 GP |
Márcio Cichella recebe o troféu de Campeão da etapa da 1/10 GP |
O Pódio da 1/10 GP |
Fotos de Luiz Francisco Andrade Lima
facebook.com/campeonatogt
Nenhum comentário:
Postar um comentário