segunda-feira, 13 de maio de 2013

Djalma Mendes levou a medalha da Copa das Mães! Uma das corridas mais disputadas dos últimos tempos!


Os pilotos da Copa das Mães



Foi uma das provas mais emocionantes de que já participei ou assisti!  Até a última volta não dava para saber quem seria o vencedor.

O dia estava ótimo, com sol, o que animava ainda mais os pilotos, mas a pista estava muito ruim, escorregadia apesar dos 15 Kg de açúcar despejados nela.

Grid como sempre cheio, 13 pilotos, e ainda com as ausências do Nélio, Carlinhos, Márcio Sanita (que estava lá com carro e tudo, mas ficou fazendo box) e Marcos (que não correu pois tinha um casamento).  Os 13 pilotos foram divididos em duas tomadas de tempo para determinar as posições de largada nas semi-finais.  Após algumas confabulações foi decidido fazer as duas baterias com os 13 pilotos, como já havíamos feito em outra ocasião.

A primeira bateria largou próximo das 15:00 horas com Gustavo Lagos, sempre ele, na pole position.  Com a falta de mecânicos para levar os carros para o grid foi decidido uma largada em movimento com carro madrinha, tipo Fórmula Indy.  O Márcio Sanita pilotou seu carro como madrinha e tivemos uma largada emocionante mas com um acidente espetacular que tirou o Luckyan Quintino da prova.  Seu carro subiu na mureta, decolou e bateu com o fundo num dos canos da cerca dos boxes, fazendo que seu chassis ficasse em "L".  Largada emocionante e para surpresa de todos o Gustavo Lagos errou na quarta volta e o Bráulio assumiu a liderança e o que se assistiu dai em diante foi uma aula de pilotagem dos dois parnanguaras.  Bráulio, de volta a GT após uma tentativa na Protótipo, pilotava sem erros e rápido e o Gustavo Lagos não conseguia chegar até que o carro do Bráulio ficou sem bateria e na volta 55, oito voltas antes do final, Gustavo Lagos assumiu a ponta e o Bráulio arrastou-se até o final, mas manteve o segundo lugar pois o Dalcol estava seis voltas atrás. A primeira bateria foi da equipe Caranguejo com Gustavo Lagos, Bráulio e Dalcol.

Antes do início da segunda bateria três pilotos apresentaram reclamação pois seus sensores não marcaram as voltas - Chico Lima, Lucas Lima e Guto Moraes.  Após uma análise do diretor de prova ficou determinado que o problema foi no sistema e por consenso ficou decidido que a primeira bateria não seria considerada e que o vencedor da segunda bateria seria o ganhador da Copa das Mães.

A segunda bateria largou as 16:00 repetindo as posições de largada da primeira bateria, mas desta vez as coisas não foram bem para Bráulio e Gustavo Lagos.  Bráulio com problemas no carro largou com 10 voltas de atraso e Gustavo Lagos liderou com tranquilidade a maior parte da prova até que sua bateria soltou e ainda terminou a prova em quarto lugar, uma volta atrás do líder. Enquanto o Guga liderou a prova a batalha a ser acompanhada era entre Djalma, Guto e Dalcol pela segunda colocação.  Após o problema com o Guga esta foi a batalha pela liderança até o final com o revezamento entre Djalma e Guto na primeira posição, acompanhados de perto pelo Dalcol que só esperava um erro de qualquer um deles para assumir a ponta. A prova estava tão emocionante que eu que gandulava no miolo, acompanhava a prova e não percebi que o carro do Djalma, que estava na liderança, havia saído da pista quase ao meu lado.  E não adiantaram os gritos desesperados do Djalma pois a minha atenção estava nas disputas.  Se não fosse o Tikao correr da sua posição na outra curva, o carro do Djalma estaria lá até hoje! Neste momento o Guto assumiu a frente, seguido do Dalcol e Djalma caiu para a terceira posição.  Mas os deuses das pistas estavam com o Djalma e Guto e Dalcol erraram e possibilitaram a recuperação da ponta, que não largou até o final, resistindo bravamente ao ataque do Guto.  Bráulio terminou em sétimo a apenas 5 voltas atrás do lider, uma bela recuperação.  Enfim uma prova espetacular com a vitória merecida do Djalma seguido do Guto Moraes e Carlos Dalcol.

Depois da bateria fui conversar com o Djalma e ele estava quase sem voz.  Perguntei como ele ficou sem voz e ele respondeu:  "De tanto gritar com um gandula que não via meu carro ao seu lado!". Só posso dizer em minha defesa que os culpados foram os pilotos que fizeram uma prova muito emocionante e que não deixava o público "desgrudar os olhos" das disputas na pista.

Parabéns a todos pelo belo espetáculo e pelo sábado de muita diversão propiciado a todos os pilotos. A nota destoante foi a presença de apenas dois pilotos na 1/8 Protótipo, Márcio Cichella e Tikao de Paranaguá, que não puderam correr. 

Não consegui tirar fotos pois acabou a bateria do meu celular e nos próximos dias estaremos postando as fotos e vídeo feitos pelo pessoal do Guto Moraes.

Vamos nos preparar pois em Junho começa o Campeonato Paranaense 1/8 GT e Protótipo.

 Pilotos inscritos e divididos por tomada de tempo
 Tomada de tempo para a Final B (que não aconteceu)
Tomada de tempo para a Final A (que não aconteceu)
 Resultado da primeira bateria
Resultado da segunda bateria e da Copa das Mães

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Djalma,Campeão!
Você merece!
Todo aquele que se dedica com afinco ao que faz, tem sua recompensa.
E que venha a próxima!
Abraço
Rubinho Freitas

Anônimo disse...

Parabéns a dona Darcy, que ganhou uma medalha do filho Campeão!
Ah! Parabéns a você também Djalma
pela bela conquista.
Gcosta