terça-feira, 31 de março de 2015
Rodrigo Koehler divulgando o hobby e a CAAR!
Nosso companheiro e piloto GT, Rodrigo Koehler, enviou uma foto tirada durante o Sulbrasileiro, realizado na pista da CAAR em 2013, para a seção Foto do Dia do jornal Gazeta do Povo e publicada na edição de sábado, 28 de março.
O texto abaixo da foto diz o seguinte: "O mundo das competições de automodelismo entrou na vida de Rodrigo Koehler, 34 anos, em 2010, quando atuou como mecânico para um amigo durante um certame. O que era hobby, até então, virou participação efetiva. Em 2013, o administrador de empresas participou do evento Sulbrasileiro da Curitiba Associação de Automodelismo Radiocontrolado (CAAR) e conseguiu o título de vice-campeão na categoria GT escala 1/8. Não parou mais. Na foto, a equipe que leva o esporte a sério."
No rodapé da seção estão os endereços da CAAR e deste blog, para informação dos leitores.
Parabéns ao Rodrigo por esta iniciativa.
sexta-feira, 27 de março de 2015
A situação financeira do país está atingindo nosso hobby? Pelo menos na nitro, parece que sim!
Em 2011, com o incentivo do Marcel Silva e Marcos Silva (proprietários da Alpha RC), tivemos o primeiro campeonato da categoria GT em Curitiba e na pista da CAAR. Para uma categoria iniciante tivemos grids excelentes de até nove pilotos.
Em 2012 mudamos para a pista da Fazenda Thalia por proibição da GT na CAAR devido ao barulho e foi o melhor ano da categoria com grids sempre cheios.
Em 2013, ainda na pista da Thalia, foram repetidos os grids cheios e chegamos a ter 14 pilotos em uma etapa mas observamos uma diminuição na presença de convidados e mecânicos, obrigando-nos a alterar o regulamento para fazer frente a falta de mecânicos e gandulas.
Em 2014 voltamos para a pista da CAAR com a adoção de filtros INS BOX e pipas homologadas que reduziram o barulho dos carros mas sofremos uma cisão em nosso grupo com alguns pilotos desistindo de disputar o campeonato na CAAR e outros simplesmente abandonando o hobby. Mas também notamos a falta de nossos companheiros de Paranaguá, cidade a 100 km de Curitiba, que não compareceram em todas as provas devido ao peso financeiro dos deslocamentos somados as despesas normais das provas. Nossos grids foram, até certo ponto, regulares com uma média de seis pilotos ao longo do ano, inclusive com a presença, em algumas etapas, de pilotos de Chapecó - SC, a cerca de 500 Km de Curitiba.
Nestes anos, 2012 a 2014, realizamos três provas ou copas antes do início de cada campeonato e os grids eram um pouco menores do que os observados durante as etapas do campeonato e estas provas serviam como preparação para as disputas do campeonato.
Agora em 2015 tínhamos programada apenas a Copa Verão antes do início do campeonato e fomos obrigados a cancela-la pela falta de pilotos interessados em participar e na primeira etapa do Campeonato só tivemos cinco pilotos inscritos, apesar da boa nova do retorno do Luke Quintino e Synnuhê Ramos.
Através de conversas e da minha própria situação, além da alta do dólar, percebe-se que os praticantes do hobby nitro estão em contenção de despesas e não vejo uma perspectiva de melhora a curto prazo e isso, pelo que observei, repete-se na APPA onde a segunda etapa do campeonato só teve três pilotos inscritos. Em Brasília, durante 2014, só foram realizada duas etapas do campeonato e com apenas cinco pilotos participantes nas duas etapas.
Esta crise, se por um lado é ruim para a Nitro, mostra-se boa para os praticantes e fans do elétrico. Os grids da Super Stock e Clássicos na CAAR só tem crescido e o mesmo percebemos na APPA nas categorias EP Blink, Clássicos e F1.
Qual o futuro da GT? E das demais categorias Nitro? Estamos fadados a passar por 2015 com grids com poucos pilotos? Tenho certeza de que esta crise irá passar mas irá causar muitos estragos nos hobbistas e competidores Nitro.
Espero que na segunda etapa do Campeonato possamos contar com a volta do Rodrigo Koehler, Francis Soppa, Vinícius Bráz, Carlos Dalcol, Bráulio Junior, Luiz Antonio Tiepolo e Nélio Smolareck; isso só para citar os que participaram em 2014.
O panorama não é bonito mas vamos dar um jeito de torna-lo melhor.
segunda-feira, 23 de março de 2015
São Pedro não ajudou! Só conseguimos completar a tomada de tempo! Na 1/10 Nitro nem isso!
Um dos grids mais fracos desde que iniciamos a categoria 1/8 GT em Curitiba, lá pelo ano de 2011: apenas cinco pilotos. Talvez os demais ficaram assustados com a chuva que já caía no sábado e tenham resolvido ficar em casa no domingo, o que não os culpo visto a chuva que caiu no domingo e só deu uma trégua para que pudéssemos fazer a tomada de tempo e que acabou valendo para a premiação da etapa.
O domingo começou nublado e quando cheguei na pista por volta das 10:00 horas o pessoal estava treinando a todo vapor na pista mas, por volta das 11:00 horas começou a chover forte e ficamos no aguardo de melhoras até por volta das 12:00 horas. A chuva parou e o pessoal foi para a pista com rodos, vassouras e sopradores para tentar deixar a pista em condições de corrermos.
Quando a pista começou a secar entrei com meu GT para brincar e experimentar as condições de corrida. Logo fui seguido por outros pilotos e a cada volta o tempo foi baixando e a pista começou a apresentar condições de corrida com pilotos virando na casa de 17 alto.
Por volta das 13:00 horas foi dada a largada para a tomada de tempo classificatória de cinco minutos com os pilotos Djalma Mendes, Marcos Silva, Luckyan Quintino, Synnuhê Ramos e Luiz Gustavo. O Synnuhê com o carro preparado pelo Mauricio Arruda Jr, assumiu a ponta e só a perdeu em duas voltas para o estreante na CAAR, Luke Quintino. Ambos foram seguidos de perto pelo Djalma Mendes estreando seu IGT8. Fechando a tomada de tempo ficou Luiz Gustavo em quarto e Marcos Silva, que não chegou a largar por problemas no motor, ficou com o quinto lugar. Apesar da pista lisa e não açucarada os tempos foram muito bons com o Synnuhê marcando a pole com 16,623, seguido de Luke com 16,781 e Djalma com 16,977. Até eu consegui baixar dos 20 segundos e fiz a melhor volta com 18,471 e posso dizer que meu carro estava bom, como a muito tempo não o sentia.
Após nossa tomada de tempo iniciou-se a classificatória da 1/10 Nitro com oito pilotos inscritos. Já no início deu para perceber que os 1/10 com pneus de espuma não estavam conseguindo ficar na pista, muitas rodadas e os tempos quase iguais aos da GT, pois a pista não foi açucarada visto que seria difícil que secasse. Mas com menos da metade dos 10 minutos da tomada de tempo a chuva voltou obrigando o diretor de prova a cancelar a classificatória e como a chuva não parou mais, a etapa da 1/10 Nitro foi cancelada.
Com a tomada de tempo da GT concluída ficaram valendo as posições conseguidas e a 1ª etapa do Campeonato Paranaense 1/8 GT ficou com Synnuhê Ramos em primeiro e com a melhor volta, Luckyan Quintino em segundo, Djalma Mendes em terceiro, Luiz Gustavo em quarto e Marcos Silva em quinto.
Esperamos um grid melhor para a 2ª etapa em 26 de abril na pista da Fazenda Thalia. Preparem seus carros!
FOTOS
Djalma Mendes, Alexandre Quintino, Luke Quintino e Marcos Silva (Alpha RC) |
Bate papo descontraído. |
Marcos Silva e Rodrigo Koehler, Campeão 2014. |
Alexandre e Marcos Silva |
Luke e seu General Lee |
Alexandre Quintino posando de mecânico. |
Djalma Mendes e Marcio Sanita, mecânico do Luke e piloto bissexto |
Synnuhê Ramos e seu filho recebem o troféu de Campeão da etapa de Crys Borges, presidente da CAAR |
Luckyan Quintino recebe o troféu de segundo colocado |
Djalma Mendes recebe o troféu de terceiro colocado |
Synnuhê recebe o troféu pela volta mais rápida. |
O pódio da GT |
Synnuhê Ramos e Djalma Mendes foram contemplados em sorteio com um jogo de pneus GT ofertados pela Alpha RC |
quarta-feira, 18 de março de 2015
Domingo, 22 de março, o retorno do Filho Pródigo? O bicampeão Luke Quintino retornará as disputas do Paranaense 1/8 GT?
segunda-feira, 9 de março de 2015
Etapa dos Campeonatos da GT e 1/10 Nitro transferida para o domingo, 22 de março!
O movimento popular Fora Dilma marcou para o próximo domingo, 15 de março, uma manifestação nacional contra o governo da Presidente Dilma. Assim sendo a CAAR, consultando e atendendo a pedido dos pilotos, decidiu pela transferência da data das etapas dos Campeonatos Paranaense 1/8 GT e do Paranaense 1/10 Nitro que seria realizada no próximo final de semana, 15 de março, para o final de semana seguinte, 22 de março.
Desta forma, pilotos e familiares que assim desejarem, poderão vestir seus narizes de palhaço e protestar democrática e pacificamente contra o Governo Federal.
Nos vemos em 22 de março e boa passeata.
Assinar:
Postagens (Atom)