sexta-feira, 27 de março de 2015

A situação financeira do país está atingindo nosso hobby? Pelo menos na nitro, parece que sim!




















Em 2011, com o incentivo do Marcel Silva e Marcos Silva (proprietários da Alpha RC), tivemos o primeiro campeonato da categoria GT em Curitiba e na pista da CAAR.  Para uma categoria iniciante tivemos grids excelentes de até nove pilotos.

Em 2012 mudamos para a pista da Fazenda Thalia por proibição da GT na CAAR devido ao barulho e foi o melhor ano da categoria com grids sempre cheios.

Em 2013, ainda na pista da Thalia, foram repetidos os grids cheios e chegamos a ter 14 pilotos em uma etapa mas observamos uma diminuição na presença de convidados e mecânicos, obrigando-nos a alterar o regulamento para fazer frente a falta de mecânicos e gandulas.

Em 2014 voltamos para a pista da CAAR com a adoção de filtros INS BOX e pipas homologadas que reduziram o barulho dos carros mas sofremos uma cisão em nosso grupo com alguns pilotos desistindo de disputar o campeonato na CAAR e outros simplesmente abandonando o hobby.  Mas também notamos a falta de nossos companheiros de Paranaguá, cidade a 100 km de Curitiba, que não compareceram em todas as provas devido ao peso financeiro dos deslocamentos somados as despesas normais das provas.  Nossos grids foram, até certo ponto, regulares com uma média de seis pilotos ao longo do ano, inclusive com a presença, em algumas etapas, de pilotos de Chapecó - SC, a cerca de 500 Km de Curitiba.

Nestes anos, 2012 a 2014, realizamos três provas ou copas antes do início de cada campeonato e os grids eram um pouco menores do que os observados durante as etapas do campeonato e estas provas serviam como preparação para as disputas do campeonato.

Agora em 2015 tínhamos programada apenas a Copa Verão antes do início do campeonato e fomos obrigados a cancela-la pela falta de pilotos interessados em participar e na primeira etapa do Campeonato só tivemos cinco pilotos inscritos, apesar da boa nova do retorno do Luke Quintino e Synnuhê Ramos.

Através de conversas e da minha própria situação, além da alta do dólar, percebe-se que os praticantes do hobby nitro estão em contenção de despesas e não vejo uma perspectiva de melhora a curto prazo e isso, pelo que observei, repete-se na APPA onde a segunda etapa do campeonato só teve três pilotos inscritos.  Em Brasília, durante 2014, só foram realizada duas etapas do campeonato e com apenas cinco pilotos participantes nas duas etapas.

Esta crise, se por um lado é ruim para a Nitro, mostra-se boa para os praticantes e fans do elétrico.  Os grids da Super Stock e Clássicos na CAAR só tem crescido e o mesmo percebemos na APPA nas categorias EP Blink, Clássicos e F1.

Qual o futuro da GT? E das demais categorias Nitro?  Estamos fadados a passar por 2015 com grids com poucos pilotos? Tenho certeza de que esta crise irá passar mas irá causar muitos estragos nos hobbistas e competidores Nitro.

Espero que na segunda etapa do Campeonato possamos contar com a volta do Rodrigo Koehler, Francis Soppa, Vinícius Bráz, Carlos Dalcol, Bráulio Junior, Luiz Antonio Tiepolo e Nélio Smolareck; isso só para citar os que participaram em 2014.

 O panorama não é bonito mas vamos dar um jeito de torna-lo melhor.



3 comentários:

Anônimo disse...

Um incentivo seria baixar o valor das inscrições da GT e Nitro 1:10, visto que as duas categorias correm no mesmo dia e já pagam o diretor de prova e troféus, da pra baixar o valor sim.

Chico Lima.

Unknown disse...

Tive o prazer de correr no final de 2014 na CAAR, no Brasil Sul, tendo a oportunidade de ver a categoria GT. Grid cheio, categoria show. Aqui no RJ a situação está invertida. As categorias EP minguando e as Nitro com um grid relativamente bom, média de 10 pilotos nas categorias PRO e Open (carros 1/10 com motores de vela standart). Parece pouco, mas sempre foi nossa realidade. Espero que está situação se reverta e que vocês possam manter a combustão viva.

Anônimo disse...

Calculando por baixo o custo de uma corrida em média é de R$ 400,00. Combustível, vela , pneu, deslocamento, alimentação, inscrição e outras despesas... Isso sem contar o tempo para revisão do carro, conseguir mecânico, peças que quebram , desgaste do motor etc... Avisei ano passado para colocarem o mínimo de corridas possíveis.. Mas não me escutaram colocaram 9 do paranaense , fora copas , brasileiros e etc.. Calculamos 5 mil para correr todas as corridas.. Fica quase impossível mesmo sem crise!!! Agora pegue peças, carro e outras despesas... Jogo próximo de R$ 10 mil por ano... Em 5 anos são R$ 50 mil reais. Acho que é muita grana até para quem tem um poder aquisitivo bom.
O elétrico está crescendo pq é muito mais barato e ponto.
Eu infelizmente não correrei todas este ano. Talvez uma ou outra por diversão. Infelizmente é uma brincadeira cara.
Abraços Francis.