domingo, 25 de março de 2012

1ª etapa da Copa Alpha realizada com sucesso!


Num sábado de sol, contrariando todas as previsões do tempo, foi realizada a 1ª etapa da Copa Alpha RallyGame/GT na renovada pista da Fazenda Thalia. A Copa Alpha é mais uma etapa da preparação das equipes e pilotos para o Brasileiro de RallyGame/GT que será realizado nesta pista em maio.

Cheguei na pista por volta das 14:30 horas e encontrei pilotos e mecânicos com a mão na massa concertando seus carros. O Gustavo Lagos teve que trocar o diferencial dianteiro do carro, que travou (moeu!) durante a primeira bateria, tirando-o da disputa. Marcel, da equipe Alpha, mexendo em algo no carro do Marcos (o que não é novidade!). Braulio acertando o carro. Maurício tendo que atender e resolver problemas dos carros do Felipe, Djalma e Ramos. Nogueira acertando seu Serpent. Marcio Sanita regulando o carro do Luck e Dalcol acertando seu carro.

Não assisti a primeira bateria mas a segunda foi muito boa, bem disputada, com pegas muito bons e com conclusões interessantes.

Os 45 minutos de duração desgastaram demais os carros. Dos 9 participantes só 3 concluiram a prova sem interrupções. Sendo que os carros devem ser preparados para provas de resistência e não para maior velocidade.

Com o andamento da prova deu para perceber a evolução de alguns pilotos e seus carros.

Gustavo Lagos demonstrou o grande piloto que é, largando em 8º e logo assumindo a ponta para não deixa-la mais até ser traido por seu carro aos 36 minutos. Mostrou que a constância e a perícia na pilotagem compensam a menor velocidade que seu carro tinha em relação a outros competidores.

Marcos Silva continua um piloto muito rápido, com uma técnica de pilotagem fantástica, mas continua tendo problemas com seus motores que apagam e obrigam a retornos ao box para acerto.

O Marcel precisa acertar o ponto entre desempenho e durabilidade dos motores, o que é difícil pois precisa atender a demanda da pilotagem agressiva do Marcos.

O Marcos, além do motor apagar na pista, foi tirado da disputa pela perda de uma peça da suspensão do DM1.

Heitor Nogueira estreou o Serpent em terras paranenses e deu para sentir que se trata de um carro muito bom. Estava bem acertado e rápido. Fazia as curvas com firmeza aparentando ser muito fácil de pilotar. Nogueira bateu o recorde da pista e era candidato a levar a prova quando teve uma quebra de biela, abandonando a bateria.

Felipe Kaviski fez uma prova impecável e foi o grande campeão da etapa, vencendo as duas baterias. Largou na ponta, queimou a largada, foi penalizado com um stop and go e enquanto Guga esteve na pista ele o acompanhou com regularidade e segurança. Diferente do Felipe que assisti na última etapa da Copa Curitiba quando tentava ser rápido, agressivo e acabou cometendo erros e batendo. Se ele ouvir os conselhos do Maurício, seu "coacher" e mecânico, terá condições de fazer um bonito papel no Brasileiro e, desde já, é um sério candidato a levar o Campeonato Paranaense para casa.

Synnuhê Ramos confirmou que é um piloto vencedor, ficando com o segundo lugar da prova, da etapa e repetindo sua colocação na última etapa da Copa Curitiba. Apresenta-se como uns dos postulantes ao título paranaense.

Djalma Mendes ficou com o terceiro lugar da prova e da etapa e mostrou que está melhorando a cada prova. Vai dar trabalho no Paranaense.

Carlos Dalcol estreou na pista da Fazenda Thalia com um 2º lugar na primeira bateria. Mas na 2ª bateria brigou o tempo todo com seu carro, que no final estava só com tração traseira.

Bráulio Junior não foi feliz novamente com seu carro e não conseguiu o desempenho e a constância necessária em uma disputa. Melhor sorte na próxima.

Luck não conseguiu acertar o equipamento para terminar a prova, apesar dos esforços do Marcio Sanita. Está aprendendo e tem coragem para chegar um dia ao pódio.

Mas os grandes vencedores fomos nós, praticantes do automodelismo, pela disputa na pista e pela camaradagem nos boxes. Outro vencedor foi o preparador Maurício que levou seus 3 pupilos ao pódio. Parabéns ao Maurício, Felipe, Ramos e Djalma pela conquista da etapa!

2 comentários:

Anônimo disse...

seu luis excelente reportagem fico triste pois nas outras etapas todos teceram comentarios parabenizando o que nao tenho visto desta vez

infelismente estamos e somos seres Humanos mas parabens a todos pelo bonito evento


Djalma

Anônimo disse...

PARABÉNS A TODOS OS VENCEDORES DESTA ETAPA!
Como disse antes, pena não poder assistir ao vivo cada corrida mas enfim, estou sempre na torcida.
Um dia eu apareço por aí.
Djalma,Felipe,Mauricio e Ramos, MOSTREM SUA FORÇA!