domingo, 17 de março de 2013

Copa Outono 2013 realizada! Prá que servem as Copas?


























A Copa Outono foi realizada em um sábado com céu carregado e expectativa de muita chuva.  E eis que São Pedro nos enganou, pois apesar da "cara" feia não tivemos chuva e as provas transcorreram com pista quase seca.  Haviam alguns pontos onde a pista estava úmida mas não chegava a atrapalhar.  A não ser quando eu caía no buraco do S, depois da curva do retão, e atirava um "monte" de água para a pista.  É como eu sempre digo: minha função na pista é dificultar a vida dos outros pilotos! 

Prá que servem as Copas?  Esta pergunta ficou martelando minha cabeça e cheguei a algumas conclusões:
1 - servem para acertarmos os carros para o Campeonato Paranaense;
2 - servem para treinarmos para o Campeonato Paranaense;
3 - servem para nos divertirmos antes do Campeonato Paranaense;
Mas principalmente e com regularidade assombrosa,
4 - servem para o GUSTAVO LAGOS ganhar as COPAS!!!

A Comissão de Corridas deveria ter impugnado mais esta vitória do representante da equipe Caranguejo, pois ele pilotou descalço!  Isto é ilegal, cadê a segurança da pilotagem?

Brincadeiras a parte foi mais um passeio do Guga que mostrou que se a velha caranga Kyosho GT não o deixar na mão, é muito difícil derrota-lo nas pistas.  Largou a primeira bateria em último e terminou em primeiro lugar com 5 voltas a frente do segundo colocado. Largando em primeiro na segunda bateria foi um passeio na pista e terminou só 3 voltas a frente do segundo colocado.  Parabéns ao Guga por mais esta vitória.

Nosso velho problema nas provas da GT é a falta de mecânicos e, consequentemente, também de gandulas. Este problema nos fez tentar uma nova forma de largada da categoria e que, após a tentativa não muito boa da primeira bateria, foi aprovada por todos na segunda bateria.  Fizemos a largada lançada, como na Indy, e a forma que deu certo foi a largada dos boxes um a um, fila indiana e só poderiam ultrapassar após passar o sensor no início da reta.  Foi boa a experiência e será adotada sempre que não tivermos mecânicos suficientes para colocar os carros na pista para a largada tipo Le Mans.

O Marcelo Sendeski que largou na pole na primeira bateria não deu sorte com o carro e acabou terminando a copa nas últimas colocações.  Tivemos alguns destaques nesta copa:
1 - as estréias muito boas do Lucas Lima da Hotestantes e do Jorge Montoro que ficou em 5º na primeira bateria, mas não participou da segunda pois tinha compromisso inadiável.
2 - 0 desempenho do Marcel Silva, da Alpha RC, que foi rápido e constante, largando junto com o Guga em último na primeira bateria e terminando em 4º lugar e terminando a segunda bateria em 2º lugar.
3 - a participação do Márcio Sanita, que parece estar começando a gostar de participar de corridas, pois terminou a Copa em 2º lugar, empatado com o Marcel em pontos e desempatando pela melhor posição obtida na classificação.

O Márcio e o Nélio tiveram alguns diálogos interessantes, pois estavam próximos no girau, um deles o Márcio pedia ao Nélio:
- Abre, abre, Nélio. Deixa eu passar!
- Márcio, eu estou do outro lado da pista! Respondeu o Nélio pois haviam dois carros amarelos.  Em outro diálogo o Nélio perguntou ao Márcio:
- Este carro que está na minha frente é você ou o Luiz Gustavo? Esta confusão é fácil de explicar pois eu comprei a bolha do GT2 do Márcio e a pintura é idêntica a bolha usada pelo Márcio.

Quero aproveitar a oportunidade para enaltecer o trabalho dos poucos mecânicos que deram conta de 11 carros para abastecimento, colocação na pista, gandular e faze-los funcionar quando tinham problemas na pista.  O Leo Sendeski, irmão do Marcelo, fez box para 3 carros e quando ao término de cada bateria ele estava derretendo, literalmente, de tanto suor.  Não posso esquecer também do Alexandre Quintino, do Luiz Carlos Lima e outros que não me recordo o nome.  O que ficou patente foi o espírito de colaboração destes companheiros de box que ajudavam a todos não importando que piloto era.  Se um carro precisava de apoio na pista, o mecânico que percebesse o problema corria para buscar o carro e entregava ao responsável.  Na hora do abastecimento, um ajudava o outro num exemplo de esportividade e fairplay.

A classificação final da Copa Outono foi a seguinte:

1º - Campeão - Gustavo Lagos com 26 pontos
2º - Vice Campeão - Marcio Sanita com 22 pontos e melhor posição na classificatória
3º - 3º colocado - Marcel Silva com 22 pontos
4º - Luckyan Quintino com 17 pontos
5º - Djalma Mendes com 14 pontos
6º - Lucas Lima com 14 pontos
7º - Nélio Smolareck com 14 pontos
8º - Chico Lima com 13 pontos
9º - Jorge Montoro com 12 pontos
10º - Marcelo Sendeski com 11 pontos
11º - Luiz Gustavo com 11 pontos 

O resultado de tudo isso foi um sábado de muita diversão, camaradagem, disputas na pista e três vitoriosos: Gustavo Lagos campeão da Copa Outono, Márcio Sanita Vice Campeão e Marcel Silva foi o 3º colocado nesta edição da Copa Outono.  Vamos aguardar ansiosos pela Copa Integração no dia 13 de abril, num evento com 1/10 combustão e 1/8 Protótipo.

Curtam as fotos!

Márcio Sanita-2º lugar    Gustavo Lagos-Campeão    Marcel Silva-3º lugar

Nélio e Marcel
Léo Sendesky, o super mecânico!
Alexandre Quintino, o repouso do mecânico!

























Gustavo Lagos, o Guga, e sua Carangaijo voadora!
 A equipe Hotestantes - Luiz Carlos, Luiz Francisco e Lucas Lima
Luiz Gustavo e Marcel Silva
Resultado da 1ª bateria
Resultado da 2ª bateria

Nenhum comentário: