quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Novo formato das provas da GT! Regulamento alterado. Conheça o novo regulamento!

















Depois da 3ª etapa houveram muitas reclamações dos pilotos sobre a forma das corridas quando temos mais de 12 pilotos.  A partir daí fizemos uma consulta aos pilotos sobre como deveria ser nosso regulamento para atender aos anseios de todos.  Com uma ideia inicial proposta por nós, começaram as discussões e sugestões de alterações no regulamento.

Antes da realização da 4ª etapa reunimos os pilotos participantes para discutir e aprovar um novo regulamento, com efeito já para a própria etapa.

Assim sendo procuramos resolver alguns problemas crônicos que temos em nossas corridas e melhorar a
competitividade e participação de todos.  Os principais pontos abordados foram:

- suprir a falta de mecânicos nos boxes dividindo os pilotos participantes em dois grupos, tanto para corridas com até 12 pilotos como para corridas até 24 pilotos.  Desta forma os pilotos de um grupo fazem box para o outro grupo e gandulam as provas.
- permitir o uso de um pneu reserva para casos de danos a um pneu.
- nos casos em que tivermos até 24 pilotos nenhum será eliminado e todos participarão de duas baterias.

As alterações efetuadas no regulamento estão descritas abaixo, em vermelho:

3.3 – Tomada de tempo:
Até 12 pilotos: A tomada de tempo terá duração de 5 minutos, com largada lançada nominalmente dos boxes pelo diretor de prova, cada piloto terá seus 5 minutos contados a partir da primeira passagem pela linha do sensor. A partir daí, estará aberta a contagem de 5 minutos para o piloto, valendo o maior número de voltas. O critério de desempate será o menor tempo para completar as voltas.
Caso não tenhamos mecânicos suficientes para todos os pilotos, a Comissão de Corridas poderá determinar que a tomada de tempo seja dividida em dois grupos de pilotos, de modo a que um grupo possa fazer o atendimento de Box para o outro.

Para mais de 12 pilotos, serão necessárias duas tomadas de tempo, com a duração de 5 minutos para cada tomada e mesmos critérios. As tomadas de tempo serão dividas pela quantidade de pilotos.
3.4 – A CATEGORIA .....
3.5 – Formato de corrida:
Até 12 pilotos e caso tenhamos mecânicos suficientes, a corrida constará de duas baterias com duração de 25 minutos cada.  Ao final das duas baterias serão apurados os vencedores da etapa.
Caso não tenhamos mecânicos suficientes, a corrida constará de duas baterias para cada grupo de pilotos definido de acordo com os critérios para provas com até 24 pilotos, a seguir definida.
 Até 24 pilotos a corrida constará de duas baterias para cada grupo de pilotos.
As baterias terão duração de 25 minutos.
         A distribuição dos pilotos para os grupos será feita de acordo com os tempos obtidos na tomada de tempo. Exemplo:
1º colocado na tomada – 1º lugar no grid GRUPO A
2º colocado na tomada – 1º lugar no grid GRUPO B
3º colocado na tomada – 2º lugar no grid GRUPO A
4º colocado na tomada – 2º lugar no grid GRUPO B
5º colocado na tomada – 3º lugar no grid GRUPO A
6º colocado na tomada – 3º lugar no grid GRUPO B
7º colocado na tomada – 4º lugar no grid GRUPO A
8º colocado na tomada – 4º lugar no grid GRUPO B
9º colocado na tomada – 5º lugar no grid GRUPO A
(...) E assim sucessivamente.
3.6 – Todos os pilotos disputarão duas baterias de 25 minutos cada e ao final delas é que será conhecido o campeão da etapa.
3.7 – Cada piloto é responsável pelo seu sensor, carro e equipamento. É permitido a presença de até dois mecânicos por carro embaixo do giral.
4 – PONTUAÇÃO:
PARA ATÉ 12 PILOTOS
PONTUAÇÃO POR HEATS (BATERIAS)
4.1 – Cada piloto receberá uma pontuação em cada bateria final, com valor inicial igual ao número de pilotos e decrescente dependendo do número de participantes de cada bateria.
Exemplo 12 pilotos:
1º – 12 pontos
2º – 11pontos
3º – 10 pontos
4º – 09 pontos
:
:
12º - 01 ponto
4.2 – No caso em que os pilotos sejam divididos em dois grupos, a pontuação do heat será atribuída ao final da primeira bateria dos grupos A e B.  Ou seja, atribuem-se os pontos de 12 até 1 mesclando os resultados de cada piloto do grupo A com o grupo B.
4.3 – O mesmo será feito ao final da segunda bateria dos grupos A e B.
4.4 – A classificação final da etapa será a soma dos pontos obtidos nas duas baterias, de acordo com os critérios acima, determinando assim as posições finais da etapa.
4.5 - Em caso de empate na pontuação dos heats ou final, os critérios de desempate serão na ordem:
1. Maior número de voltas no heat  ou na soma dos heats.
2. Menor tempo para atingir o maior número de voltas
3. Melhor colocação na Tomada de Tempo
4.6 – Tempo das Provas - 25 minutos
PARA ATÉ 24 PILOTOS
4.7 – A classificação dos heats e final,  para até 24 pilotos obedecerá os mesmos critérios definidos nos itens 4.2 a 4.6 acima.
Os demais itens do regulamento da prova permanecem inalterados.
No regulamento técnico foi alterado o item que trata dos pneus ficando com a seguinte redação:
23.3 – PNEUS
Apenas pneus de borracha nacionais serão permitidos. Os pneus deverão estar respeitando o limite de largura da bolha, não será permitida a utilização de qualquer material para aumentar a largura da bolha de modo a acomodar pneus que estejam desrespeitando o limite de largura da bolha. Pneus de espuma não serão permitidos.
SÓ SERÁ PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE um JOGO DE PNEU DURANTE TODA A PROVA, os pneus escolhidos pelo competidor serão lacrados no início da prova e conferidos a cada hit que participarem durante a prova.  O piloto deverá escolher um pneu usado para ser lacrado e usado em caso de dano ou decapagem de um pneu do carro. Antes da troca a Direção de Prova deverá avaliar o pneu danificado e o reserva para autorizar ou não a troca.
Esperamos que estas modificações no regulamento melhorem ainda mais a competitividade e o prazer de competir.
Uma cópia do regulamento será encaminhada por e-mail para todos os pilotos cadastrados na GT.
Estudem o regulamento pois os fiscais da sua correta aplicação somos nós mesmos!

8 comentários:

guga disse...

acredito que este formato atende perfeitamente as necessidades que estavamos tendo e gera um resultado justo e preciso de todos os participantes ... as explicações estão bem claras e agora só nos resta acelerar os foguetes !!! show !!!

Chico Lima disse...

Perfeito !

Anônimo disse...

Tomadas de tempo deveria ser a volta mais rapida, pouparia equipamento, e ficaria mais competitivo.

Anônimo disse...

Pouparia equipamento? Desculpe, mas segundo o meu ponto de vista só haveria mais abuso do equipamento em busca da volta mais rápida, gerando um desgaste x de equipamento, o que pode de certa forma atrapalhar a corrida de tal piloto.

Luiz Gustavo disse...

Concordo com o comentário acima. Não seria poupado equipamento pois a busca da volta mais rápida levaria a erros e danos ao equipamento.

guga disse...

ai galera ... vamos acelerar e correr tranquilo ... as regras jah foram estabelecidas e escolhidas pela maioria dos pilotos presentes no dia da reunião (ultima etapa) se essa opção ( da volta mais rápida)não foi escolhida pela maioria , que assim seja feito ... deixo aki , uma sujestão para que no futuro , em alguma copinha , ou corrida clandestina rsrsrsr a gente teste esse formato , que penso eu seja muito divertido ... se gasta mais ou menos equipamento , vai da opnião pessoal de cada um ok , das ambições de cada um ... não adianta generalizar .... o que poderiamos fazer para 2014 , seria uma bonificação de 1 ponto para o piloto que virar o melhor tempo do dia ... o que acham ??... são muitos que viram voltas voadoras e queira ou não queira , sempre é bom fazer um belo tempo na pista ....abraço a todos ...
att
Guga

ps . não precisamos fazer comentários anonimos , pois esses , como jah foi falado anteriormente , não tem validade nas decisões tomadas ok ...

Luiz Gustavo disse...

Para 2014 acho que devemos estudar uma mudança na forma como pontuamos o campeonato. Hoje a diferença entre os pontos atribuidos ao 1º (50 pontos) e o 4º é de só 5 pontos. Isso faz com que basta ficar entre os 3 primeiros que vc, com grandes chances, será o campeão. Hj se perder uma etapa ou ficar no intermediário já fica muito difícil a briga pelo campeonato. Como o Guga falou podemos estudar a implantação de uma maior pontuação para os 3 primeiros e pontos extras para pole, melhor volta, mais voltas na liderança, etc. Mais ou menos como na Fórmula Indy.

GUGA disse...

seguem algumas sugestões para 2014 ... talvez alguma coisa possa ser aproveitada ....

sistema básico de pontos

50 , 45 , 41 , 39 , 38 , 37 , 36 , 35, 34 , 33 , 32 , 31 , 30 até zero

bonus

pole - 01
melhor volta "na corrida" - 01

seria um sistema que "pode" em hipótese ,gerar alguma recuperação no campeonato a quem sofrer algum problema ou obter um mau resultado durante as etapas , mas digo que nenhum sistema de pontuação irá salvar ninguém da fogueira , pois nenhum sistema de pontos supera a habilidade e competência do piloto que acelera forte a traz o carro pra casa ....rsrsrsrsrs
mais uma idéia , seria ao invés de copas no inicio do ano , poderíamos acrescentar mais 2 ou 3 etapas no calendário de 2014 , e dar 2 descartes no ano . dessa maneira teríamos mais chances de todos terem suas possibilidades aumentadas , pois mais variações aconteceriam no decorrer da competição ... entendo que com a pontuação modificada e 6 corridas no ano , o resultado não iria ser modificado substancialmente , tendo em vista uma simulação que fiz com a tabela de pontos atual ... o negócio é acelerar galera !!! esses foram os pontos que podem gerar boas mudanças na competitividade e talvez possam ajudar em alguma coisa !!! um forte abraço a todos !!! guga