sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Fatores a levar em conta na compra de um carro radio controlado




Neste artigo vamos tratar de explicar os fatores mais importantes que devemos considerar na hora de estudarmos a compra de um modelo radio controlado.


1. - ORÇAMENTO
:


Em primeiro lugar será importante fixar o orçamento que queremos gastar, ou ter uma ideia faixa de gastos que estamos dispostos a fazer na hora de comprar nosso carro. Este ponto pode marcar diretamente que modelos podemos excluir, e quais são os que podemos estudar mais a fundo, com o objetivo de eleger o que mais nos convém.
Tomando por base o fator orçamento podemos ter as seguintes faixas de escolha, cada uma representando uma faixa maior de gastos:
1 – carros de brinquedo para crianças ou modelos básicos de Rc RTR de escalas pequenas e para uso em interiores.
2 – carros de iniciação RTR em escalas 1/18, 1/16 e inclusive 1/10 com motores elétricos.
3 – carros de iniciação RTR com motores mais potentes.
4 – aqui já temos uma gama maior de opções para escolher modelos de diferentes escalas, mais completos, com mais opcionais, mais simples... Chegando inclusive a modelos de competição, com o detalhe que estes modelos só são vendidos desmontados (kits), e em partes (chassis, motor, eletrônica, radio...) com o que o orçamento, dependendo da escala, pode chegar às alturas!
 
Como podemos ver, existe uma ampla variedade de opções para todos os bolsos e como conselho para alguém que quer começar com os carros Rc recomendamos:
- o item 1 se o brinquedo é para uma criança de menos de 10 anos.
- Se o modelo é para um adolescente ou um adulto pode-se começar pelas opções do item 2 que oferece carros de rc que correm bastante e que vem montados (fáceis de usar). Se quisermos um modelo com motor à combustão teremos que subir um pouco nosso gasto e comprar algum carro de iniciação RTR descritos no item 3.

Igualmente importante é o gasto posterior na manutenção do carro, cada vez que queiramos rodar.  Em alguns modelos o custo de manutenção é muito reduzido e em outros pode ser bem elevado, assim, além do preço inicial do modelo, devemos optar por aquele que se adeque da melhor maneira as nossas expectativas (no tipo de combustível, se é elétrico, se é escala 1/8, se é escala 1/5,...) e sobre tudo em função de se o queremos usar em competições ou unicamente para, de vez em quando, passar um tempo se divertindo com os amigos.


2. - DE QUANTO TEMPO DISPONHO PARA DEDICAR AO HOBBY



Este ponto é importante e pode inclinar a balança para algum tipo de modelo. Por exemplo, se procuramos um hobby para disfrutar e dispomos de tempo suficiente, poderemos fazer acertos e aperfeiçoamentos ao nosso modelo, não nos importará que requeira uma manutenção maior, já que é parte do hobby desmontar algumas partes para poder engraxar, limpar, modificar regulagens, etc.

Mas se, ao contrário, dispomos de pouco tempo, o ideal é optar por um modelo que seja o mais simples possível quanto ao aspecto manutenção, é dizer que podemos disfrutar brincando com ele, mas, uma vez acabado de andar, não nos exija tempo para guarda-lo e tornar a usa-lo no próximo dia. O ideal, e como mais disfrutaremos e aprenderemos, é realizando toda a manutenção, desmontando, montando, fazendo pequenos ajustes,... mas muitas vezes o trabalho, a família, ou as obrigações pessoais de cada um podem fazer que isto não seja factível.

Neste último caso devemos optar pelos veículos que exijam a menor manutenção possível.


3. - LOCALIZAÇÃO - ONDE MORO? - EM QUE LOCAL VOU ANDAR COM O CARRO?

Pode parecer pouco importante, mas agora vamos ver porque incluímos entre os fatores que devemos considerar na hora de fazer nossa escolha.

Um ponto importante é se é um lugar onde só faz bom tempo ou onde é habitual que chova bastante. Se chover de maneira frequente talvez não nos interesse correr um carro para uso ao ar livre e sim focar em um que se possa andar em interiores, já que os carros não se dão de todo bem com a água, e não é recomendável andar na chuva, ao menos quando se é novato, já que há bastante risco de estragar o carro.

Outro ponto é se tem alguma pista de Rc próxima (verificar se é de asfalto (on road) ou todo terreno (off road)).  Desta maneira teremos um ponto de concentração de aficionados do Rc, que podem nos auxiliar para andar ou simplesmente para compartilhar o hobby. Normalmente as pistas são gerenciadas por clubes ou associações e exigem uma pequena mensalidade para podermos desfrutar das instalações ou participar de corridas. Recomendamos comprar aquele tipo de carro mais comum no local, já que desta maneira teremos companhia para correr ou apenas para andar com nosso carro.

Igualmente, também é importante se onde vamos andar com o carro, é uma área asfaltada, se é uma área de terra ou se é em interiores, quer dizer, a extensão que vamos rodar, o tipo de solo/piso que teremos. Em função da resposta a cada uma destas perguntas deveremos nos inclinar para um modelo maior (a partir de 1/10) para exteriores ou um menor (1/16 para baixo) se é para interiores, uma versão de pista (on road) se vamos rodar em asfalto bom, ou versão de todo terreno (off road) ou mista (rally) para terreno sem asfalto ou asfalto ruim.

4.- QUE CONHECIMENTOS DEVO TER PARA PODER MANEJA-LO? E SUA MANUTENÇÃO É FÁCIL?


Este é um ponto importante, sobre tudo se estamos pensando em um carro para uma criança, já que muitos dos modelos necessitam de manutenção.

Se for para crianças é melhor que tenha manutenção quase nula, como os carros mais básicos de Rc, já que não dispõem de rolamentos e as partes móveis vem bastante protegidas contra golpes.

Para os modelos básicos RTR é mais simples a manutenção dos carros elétricos frente aos de combustão. Na questão de afinação só tem algumas regulagens básicas (amortecedores, altura, etc.) o que facilita a afinação e não se perde tempo demais em regulagens para obter um desempenho um pouco melhor.

Para os modelos de competição, tanto os elétricos como os a combustão exigem uma manutenção exaustiva com o fim de ter o carro pronto para a próxima corrida. Igualmente estes modelos de competição exigem mais conhecimentos técnicos de afinação para sermos capazes de extrair o máximo do carro.



5.- É MELHOR MONTAR UM “CARRO DE REVISTA” OU COMPRA-LO EM UMA LOJA?


De tempos em tempos as editoras como Planeta, Salvat e outras lançam coleções de carros de controle remoto com um slogan como este:

 “Construa seu próprio carro no seu ritmo”

Em cada edição das revistas acompanham partes do carro para que montemos pouco a pouco e com instruções e ilustrações coloridas sobre a montagem.

Bem, o problema é que o preço final da coleção vai ser muito superior (e muito mesmo) ao preço do modelo em uma loja (física ou online), com a vantagem de que podemos ter o carro em nossas mãos na mesma hora. No caso dos kits (modelos de competição) que são para montar, trazem instruções de montagem por módulos similares as guias das revistas, ainda que com menos texto mas perfeitamente explicado e desenhado.

Nossa conclusão é que as coleções são próprias para miniaturas estáticas, modelismo, etc, mas para radio controle cremos que o melhor é adquirirmos em uma loja.

Traduzido e adaptado por Luiz Gustavo de CochesRc (www.cochesrc.com).

Nenhum comentário: