quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O que é o Radio controle? Uma brincadeira de criança ou uma forma de competição?





Com as férias das competições e dos pilotos vamos publicar uma série de artigos sobre radio controle (RC) para esclarecer dúvidas, principalmente dos novatos ou daqueles que pretendem iniciar-se no hobby.  Estes artigos foram traduzidos e adaptados do site CochesRc (www.cochesrc.com).
Neste artigo vamos tratar de definir o que se entende por radio controle. Em primeiro lugar diremos que o radio controle é um HOBBY.

Além disso, o fato de que os modelos de controle são réplicas de modelos reais (carros, barcos, helicópteros...) o torna tremendamente emocionante para os apaixonados.  É uma maneira de poder desfrutar do mundo do motor, o ambiente das corridas, as regulagens dos carros, a afinação... Tudo isso com um orçamento reduzido, mas praticamente com as mesmas possibilidades de regulagens, sensações e emoções. O mesmo com um avião, réplica de nosso modelo favorito, seremos capazes de voar, e poder desfrutar ao ar livre de uma maneira diferente de passar o tempo livre. Simular a Fórmula 1, as motos da MotoGp... esta ao alcance de nossa mão.
 
Agora vamos esclarecer algumas dúvidas que surgem quando se ouve falar pela primeira vez de:

Carros radio controlados, Carros teledirigidos, Aviões de radio controle, Helicópteros Rc, Barcos teledirigidos, automodelismo, aeromodelismo,... e frases similares.
A primeira ideia que vem a cabeça de uma pessoa que escuta alguma destas frases pela primeira vez é que se trata de um brinquedo para crianças. E não estão de todo enganados, embora seja conveniente aprofundar um pouco mais, para poder entender este hobby.


Primeiro vamos definir do que trata a matéria do radio controle. Para dizer que um carro, barco, avião ou helicóptero é de radio controle, o conjunto deve constar dos seguintes elementos básicos:

- Transmissor ou "comando": Dispositivo que é capaz de transmitir os movimentos que fazem nossas mãos até o elemento que queremos controlar.

- Elemento a controlar (Carro, avião, barco, helicóptero,...): dispõe de um dispositivo eletrônico chamado receptor, que é capaz de captar os sinais enviados pelo transmissor e converte-los em movimentos do dito objeto, que em princípio não estarão restritos no espaço.

Para esclarecer melhor ao que nos referimos, vamos falar do Slot (que muitos conhecem pelo nome de Autorama). O Slot poderia estar no limite de se é radio controlado ou não, embora em princípio não se considere radio controlado, dado que o carro corre sobre trilhos e unicamente controlamos o acelerador. Portanto não é considerado radio controlado ainda que muito parecido.

Uma das atrações dos modelos radio-controlados em escala, é sua similaridade em muitas áreas com os modelos reais que tentam imitar, em maior ou menor grau, dependendo de cada caso individual, como veremos mais tarde.

Uma vez que tenhamos claro tudo que engloba o radio-controle, que como vemos é muito genérico, passamos a ver qual é o perfil do usuário deste tipo de objetos radio-controlados:

- Crianças (3-6 anos): no mercado existe grande variedade de brinquedos que utilizam tecnologia a radio-controle, principalmente de tamanho pequeno (15-20 cm) e com um transmissor sensível e com movimentos reduzidos.

- Adultos (experientes): Existem modelos em escala tremendamente complexos e tecnologicamente avançados, que requerem em alguns casos de conhecimentos em mecânica, física e consequentemente, perícia na hora de controla-los, que os fazem adequados exclusivamente a pessoas experimentadas. Estes modelos podem incluir sistemas de telemetria em tempo real, câmeras onboard,...

Neste artigo mostramos os dois extremos do assunto radio-controle e toda a gama de aficionados entre estes dois extremos, que podem ser crianças, adolescentes, gente jovem, adultos e inclusive aposentados e para todas existem produtos que podem se ajustar a suas necessidades, para poderem disfrutar deste maravilhoso mundo do radio-controle.
 
É importante esclarecer que os carros de iniciação vem em versões RTR (Ready To Run), que significa prontos para andar. Isto quer dizer que incluem o necessário para poder começar a rodar com o automodelo (carro+transmissor+motor/bateria), embora em alguns casos elementos como: carregador, pilhas do transmissor, baterias do carro,... podem ser opcionais apesar de chamar-se RTR: este é um ponto que devemos atentar antes de comprar nosso carro.




4 comentários:

Unknown disse...

Eu mandei um e-mail em dezembro mas ainda não veio nada, só uma pessoa aqui do blog tem e-mail no perfil então foi para ela.

Posso correr com um thunder tiger 1/10? E que categoria eu fico, pois ele é um RTR básico mesmo, parece que só da para correr com nitro no thalia.

Fico no aguardo de uma resposta.

Luiz Gustavo disse...

Kalu,
clicando na palavra e-mail do meu perfil vc pode mandar sua mensagem para mim.

Quanto a sua dúvida é o seguinte: vc pode correr/andar com um Thunder Tiger 1/10 nitro na pista da CAAR. Só está proibido lá os carros 1/8 GT ou Pró por causa do barulho que é muito maior do que os 1/10.

Quanto a participar de corridas já fica difícil pois não temos a categoria RTR, que seriam os carros "de caixa" para 1/10. Seria interessante se mais praticantes com RTR frequentassem a pista da CAAR ou Thalia para viabilizar uma categoria RTR.

A categoria RTR só tem provas em Joinville e assim mesmo com poucos participantes.

Abraços

Unknown disse...

Saquei, é que eu fiquei sabendo dessa da caar final do ano passado. Fico indignado quando rola essas frescuras com vizinhos. Não da para se ter nada, tudo é motivo de reclamação.

Eu tenho moto nitro, mas ando sozinho também. Seria interessante tentar reunir um pessoal com motos, nem que seja para fazer um campeonato mixuruca com meia dúzia de motos. Vou ver o que consigo fazer e tentar meio que fazer isso. Se eu conseguir essa meia dúzia já vai ser show e de quebra podemos ganhar mais uns 4 participantes de pessoas que acham moto legal e só não compram por achar que vão andar sozinhos.

Eu até estava vendo no Fórum aqui o pessoal falando sobre isso e comentei lá que tudo se começa por uma simples organização, basta que 1 pessoa comece a fazer algo na coragem que logo surgem outros seguidores, e é isso que eu vou tentar fazer com o motomodelismo.

Vi aqui o e-mail deu certo e obrigado mais uma vez.

Luiz Gustavo disse...

Kalu,

temos 2 participantes da CAAR que tem moto. Com vc já seriam 3. O Edson Gomes, um deles, comprou a moto nitro e ainda não sabe andar.

Sua ideia de começar uma categoria de motos é muito boa. Reuna seus conhecidos e vão andar na CAAR.

Abraços