sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pista ou Todo Terreno? Qual é melhor?



Outra das perguntas frequentes na hora de comprar um carro de radio controle é esta:

Pista ou Todo Terreno (off road)? Qual é melhor?

De novo temos que dizer que não há uma melhor que a outra e sim que cada uma tem suas peculiaridades, que vamos tratar de explicar e que esperamos ajudem na decisão de qual delas escolher. Devemos deixar claro que o que define a categoria do carro é o CHASSIS e não a CARROCERIA (BOLHA). Isto quer dizer que o que fará um carro ser de off road (todo terreno) é o chassis do carro, já que podemos colocar uma bolha (carroceria) de caminhão (por exemplo) e ele continuaria sendo um carro de off road (todo terreno TT). Portanto, as carrocerias (bolhas) intercambiáveis dos automodelos nos dão grande versatilidade de podermos modificar o aspecto exterior de nosso carro, mas para mudar o comportamento do mesmo para asfalto ou pista, teremos que agir sobre o chassis, quer dizer, suspensão, regulagens, etc (caso nos permita o nosso automodelo).

PISTA
  • Só é necessário um asfalto em boas condições, liso, sem pedrinhas soltas, sem solavancos;
  • A altura do chassis ao solo é de menos de 1 cm em geral e de uns poucos mm habitualmente, pelo que qualquer imperfeição no terreno, considerando o contato da parte inferior do chassis do carro, ocasionará a perda de contato das rodas com o solo causando a perda de controle do carro.
  • As velocidades dos carros de pista são maiores que as de seus irmãos de todo terreno, podendo chegar a alcançar cifras de mais de 300 Km/h em alguns experimentos. Os carros “normais” de 1/8 Protótipo nitro ou os 1/10 elétricos de competição por exemplo, podem alcançar acima de 100 Km/h nas retas dos circuitos.
  • A vantagem de rodar em asfalto é a maior limpeza tanto do carro como do equipamento em geral (ferramentas e todos os acessórios que levamos) assim como de nós mesmos que não nos sujamos de pó e terra.
  • A semelhança com o mundo da competição de F1, DTM, Stock Car, etc devido que a afinação dos carros de radio controle, no que se refere a parte mecânica, é muito similar a dos carros normais (suspenções, diferenciais, direção, amortecedores, rodas, etc).
  • Existem versões elétricas e de gasolina (nitro) desde iniciantes até PRÓ.
  • As versões 4x4 (as mais completas) tem geralmente dois diferenciais.


TODO TERRENO

  • Podemos andar por qualquer tipo de terreno, terra, pedras, ... dando saltos, derrapando, levantando terra,... É mais espetacular que a pista.
  • Como inconveniente toda a sujeira de pó e terra no carro, acessórios que levamos e em nós mesmos. Temos que caprichar mais na hora de limpar o carro.
  • Existem versões elétricas e de nitro desde modelos de iniciação até PRÓ.
  • Nas modalidades de todo terreno (off road), o circuito ou lugar em que estamos andando geralmente muda de um dia para outro, o que torna mais divertido e pode tornar mais difícil a afinação ou setup do carro, sobretudo no que se refere a amortecedores.
  • As versões maiores (1/8) geralmente possuem três diferenciais: frontal, central e traseiro.
  • Graças a facilidade de rodar em vários tipos de terrenos são indicados para quem deseja usar as vezes em passeios com a família.
  • Apesar de poder rodar em qualquer terreno, geralmente não é recomendado para que está iniciando. Andar em terreno molhado, com lama, pode causar danos na eletrônica e para poder andar nestas condições é preciso preparar o carro para isso.
  • Não é recomendavel andar com eles no asfalto visto que por sua elevada altura do solo, a composição dos pneus/rodas, o seu comportamento não será o esperado e o desgaste de pneus, por exemplo, pode ser exagerado.  Se quer andar no asfalto convém preparar um pouco o carro para ele.


RALLY
  • Uma categoria intermediária entre a pista e o todo terreno, que nasceu como uma modificação de carros de todo terreno para pista (os rally game 1/8).
  • Depois apareceram muitos modelos de 1/10, 1/9 e 1/8 spués han aparecido muitos modelos de 1/10, 1/9 y 1/8 que se enquadram diretamente na modalidade de rally, que não deixam de ser carros para asfalto ou terra, com uma altura livre do solo maior que os de pista e que em função do modelo podem ter como base um chassis de pista modificado para TT, ou um chassis de TT modificado para pista.
  • Podem ser uma opção muito interessante para quem começa, dado que são polivalentes podendo rodar na terra, o que falta aos de pista. E se queremos rodar em asfalto o seu comportamento se assemelha muito a seus irmãos de pista, bastando um ajuste no setup (baixando a suspensão, endurecendo os amortecedores, etc).


Traduzido e adaptado por Luiz Gustavo de Coches Rc (www.cochesrc.com)

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