Esta é uma das primeiras perguntas que se faz todo mundo que concluiu que gosta de carros de controle remoto e começa a procurar qual vai comprar.
Primeiro temos que explicar que o termo “carro a gasolina” no Rc se associa a ter um motor de combustão interna. O combustível em geral é uma mistura de metanol, nitrometano e óleo, que para simplificar chamamos de nitro. Em alguns carros, como os 1/5, o combustível é mesmo a gasolina misturada com óleo.
Vamos tratar neste artigo exclusivamente nos prós e contras de cada um destes sistemas, ainda que faremos algumas pontuações que ajudem a decidir da melhor maneira possível, visto que como em todo hobby, existe uma grande variedade dentro dos modelos elétricos ou de gasolina, desde modelos básicos e simples para iniciantes, até modelos complexos de competição. Por isso vamos esclarecer os pontos que diferenciam ambas as motorizações.
Vamos realizar a análise de uma maneira esquematizada:
1.- ELÉTRICO
VANTAGENS:
- Correm muito: nos últimos anos com o desenvolvimento de baterias e motores experimentou-se um boom dos elétricos, já que houve um barateamento dos materiais e e o desempenho está similar ou mesmo superiores aos de gasolina.
- Muita capacidade de aceleração.
- A motorização ideal para os modelos de iniciação RTR: carregar as baterias e ir correr. Não necessita conhecimentos prévios para poder começar a andar.
- Menor manutenção que os a gasolina
- Somente tem um servo para a direção
- O motor não “morre”.
- Não fazem ruído: neste caso como vantagem porque podemos andar e correr com eles sem despertar a ira de todos os vizinhos.
- A entrega de potencia dos motores elétricos é mais linear, pelo que são mais adequados aos praticantes de drifting, crawlers, etc.
INCONVENIENTES:
- A duração das baterias: ainda que se tenham logrado importantes melhoras neste sentido, com novos tipos de baterias ou baterias de maior capacidade, segue sendo um tempo limitado para cada bateria, que em modelos de iniciação pode oscilar entre 7 minutos e 30 minutos por bateria. Este ponto é facilmente contornável comprando vários packs de baterias, já que baixaram muito de preço.
- A falta de ruído: Os vemos correr tanto quanto os a gasolina, mas só fazem um zumbido. Falta a emoção do ronco dos motores.
2.- GASOLINA
VANTAGENS:
- O ruído do motor: é difícil de explicar, mas o dom dos motores para os amantes da mecânica, dos esportes a motor (F1, motos, etc) é algo especial.
- Podemos andar várias horas seguidas com um galão de combustível.
- Correm muito e em alguns casos podem ter duas marchas o que os torna mais emocionantes na reta quando troca para a segunda marcha (a segunda marcha entra de maneira automática por força centrifuga).
INCONVENIENTES:
- Maior complexidade do motor: é necessário ter noções de carburação.
- Os motores são mais sensíveis a mudanças de temperatura.
- Mais sujeira: óleo, combustível, gases de escape.
- O motor/escape esquentam a mais de 100ºC, pelo que podem causar sérias queimaduras. Temos que ter cuidado ao querer modificar algo no carro logo após rodar ou quando ainda estivermos andando com ele.
- O sistema de embreagem dificulta a afinação/manutenção.
- Levam 2 servos (aceleração/freio e direção)
- O motor pode “morrer”
- A capacidade de aceleração depende da regulagem da embreagem.
- Fazem muito barulho: se era uma vantagem, pelo prazer de ouvir os motores subindo de giro, neste caso é um inconveniente porque atrapalha os vizinhos e em alguns casos podem haver problemas para andar por este motivo (sobretudo se juntamos vários carros).
Aqui deixamos um vídeo que mostra um mesmo chassis de carro nas três versões diferentes: Off road a gasolina, Off road elétrico e GT/Rally Game.
Traduzido e adaptado por Luiz Gustavo de CochesRc
(www.cochesrc.com)
6 comentários:
Existe uma certa segurança nos motores nitros x elétricos no casso de Helimodelos onde uma queda de um helicóptero pode causar uma explosão devido a algum furo em uma das células da bateria. O mesmo fato pode se ocorres nos carros, então se bateu forte e está saindo fumaça, não se aproxime do carro pois a bateria pode explodir na sua cara.
Tem vários outros fatores e cuidados que poderiam ser citados aqui. Eu gosto pra caramba de mecânica e quando vejo carros elétricos correndo parece algo bem xoxo mesmo eles sendo drift.
Mas elétricos tem suas vantagens e que não são poucas e o mesmo pode se dizer do nitro.
Gasolina é um outro esquema e outras vantagens, mas eu gosto muito também.
Bom na verdade gosto de todos mas tem gente que detesta baja, vai entender.
Tenho um x-ray T3 2011 elétrico que uso na pista da CAAR onde os 1/8 nitro foram proibidos devido ao barulho.
Realmente eu gosto mais do nitro pelo barulho e emoção, mas o elétrico é melhor de tocada e não suja tanto.
Mas, como vc disse, gosto dos dois.
Abraços
Os elétricos é estranho para corridas, cada um monta um kit diferente do outro, aí fica complicado andar junto com outro elétrico com o dobro da potencia, até hoje não vi um certo padrão desse tipo de carros para competição, só com o pessoal do GT mesmo e do Drift que procuram usar os mesmos kit e de resto cada um fica com o seu acerto e experiência para poder andar mais.
No campeonato paranaense e por consequência todos os elétricos da CAAR, cerca de 25 sócios, utilizam kits diferentes - Serpent, X-Ray, Tamya e Corally, mas todos usam o mesmo tipo de motor homologado para o campeonato. O motor é um 10,5 T mas podem ser de marcas diferentes e também homologadas como SpeedPassion, Viper, LRP, Tekin e outras.
Se vc acessar o site da fsmodelsports verá a relação dos motores liberados para o campeonato.
E, pelo que sei, todos os campeonatos de elétricos utilizam motores de mesma potência. Não dá para correr junto um carro com motor 10,5T com outro com 4,5T e outro 13,5T. Neste caso o 4,5T chegaria sempre em 1º seguido do 10,5T e em último o 13,5T.
OBRIGADA! TIROU MINHA DÚVIDA QUANTO Á COMPRA DE UM CARRINHO PARA MEU FILHO DE 10 ANOS. VOU FICAR COM O ELÉTRICO.
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